Centro Educacional Saber é
Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 9º ano
Tarefa Revisional do dia:
30/11/2020
Estudando e Aprendendo:
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Explique, resumidamente, o
que seria força, em física
Resposta: É uma grandeza capaz
de provocar movimentos e deformar corpos
2) Podemos dizer que há 2 tipos
de grandezas, em física: grandezas vetoriais e grandezas escalares. Cite 1
exemplo de cada.
a)grandeza escalar
podemos representar um
valor seguido da medida .Por exemplo: peso – 1 Kg
b) grandeza vetorial
deve ser representada com seu
valor, unidade de medida e sentido e direção. Exemplo: força peso
3) Explique:
a)sentido – orientação
referente a direita, esquerda
b)direção - orientação
referente a vertical, horizontal, diagonal, horário, anti-horário
4) De acordo com a figura abaixo considere que F1 tenha intensidade de 26 N e a F2 seja de 29 N . A resultante terá intensidade de:
a) 3 N b) 55 N x c) 550 N
R = F1 + F2
R = 26 + 29 = 55 N
5) Explique qual é a
importância das máquinas simples
Resposta: As máquinas simples
reduzem o peso aplicado para a realização de trabalho
6) Um ônibus percorreu 70 km em
2 horas. Qual é a velocidade média desse móvel ?
VM = Δs
Δt
70/ 2 = 35 Km/h
7) O que é queda livre ? Cite 3
situações que são exemplos de queda livre
Resposta: É a queda de qualquer
objeto sob influência da gravidade desconsiderando atrito do ar. Um celular
caindo do bolso, um livro caindo da mesa, uma pedra caindo de certa altura...
8) Um objeto é abandonado a certa altura em relação ao solo, descrevendo um movimento de queda livre. Admitindo que a aceleração da gravidade local seja de 10 m/s², qual é o tempo, em segundos, necessário para que esse objeto atinja uma velocidade de 90 km/h?
a) 2,5 s X
b) 4,8 s
c) 3 s
d) 5 s
e) 8 s
v = g . t
90 / 3,6 = 25 m/s
25 = 10 . t
T = 25/10 2,5 s
9) Em uma brincadeira de cabo
de guerra, Tiago e Pedro fazem força em sentidos opostos. De acordo com os
dados abaixo, calcule a força resultante
R = F1 – F2
R = 6 – 4
R = 2 N
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 9º ano
Tarefa do
dia: 05/10/2020
Estudando
e Aprendendo
Exercícios
1) Em relação à física, explique por que enxergamos os objetos
Resposta: a luz incide no objeto e reflete em nossos olhos,
sendo capturados por esse nosso receptor
2) Explique por que um balão
vermelho se apresenta dessa cor para nós quando iluminado por uma fonte de luz
branca. Qual seria a cor do balão se a fonte de luz fosse verde ?
Resposta: O balão se apresenta vermelho pois reflete o
comprimento de onda vermelha. Se a fonte fosse de luz verde o balão ficaria
preto
3) O que é daltonismo? Por que pode ser prejudicial no
cotidiano do portador?
Resposta: O daltonismo é uma doença em que há dificuldade na
distinção de algumas cores como azul, verde e vermelho. Em um transito por
exemplo, a pessoa pode ter problemas se não consegue reconhecer as cores
4) Como as constelações podem ser úteis para o homem ?
Resposta: podem orientar e ajudar na localização e ajudar a
indicar períodos de plantio adequados
5) Por que as estrelas “piscam?”
Resposta: pois a luz que chega das estrelas passam pela
turbulência dos gases de nossa atmosfera, dando o aspecto de pisca-pisca das
estrelas
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 9º ano
Tarefa do
dia: 14/09/2020
Estudando
e Aprendendo
Exercícios
1)O que são constelações?
Resposta: é o conjunto de estrelas que formam imagens de
acordo com a mitologia de um povo ou animais e objetos
2)Como as constelações ajudaram o homem da antiguidade ?
Resposta: Ajudaram na orientação e localização em viagens e em
períodos de plantio podem orientar uma boa época do ano
3)Cite 3 instrumentos utilizados no estudo e exploração do espaço
e cite a função de cada um?
Resposta: Telescópios – captam imagens de astros e estruturas
para estudo
Sondas espaciais – não tripulados e passam pela superfície de
astros podendo fazer imagens ou captar outras informações
Satélites – captam vários tipos de informações do espaço,
podendo ser analisadas posteriormente.
5)Por termos enormes problemas a serem resolvido por aqui, em
nosso planeta, muitas pessoas acham inúteis os gastos com os estudos e a
exploração espacial. Você acha importante estudar nosso universo? Como isso
poderia ajudar o futuro da humanidade?
Resposta: O estudo do universo é importante, pois nos dá a
possibilidade de explorar outros pontos do universo e colonizá-los, já que há
grandes chances de nosso planeta ser destruído. Assim, podemos alcançar outros
planetas mantendo a espécie humana
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 9º ano
Tarefa do
dia: 03/08/2020
Estudando
e Aprendendo: Revisão
Exercícios
1) O cálcio reage
com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem.
Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a
seguir de forma incompleta:
Descubra os valores de x, y e z com o auxílio das Leis
de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções
Constantes).
a) x= 16 y=80 z= 112 X
b) x= 15 y=80 z= 112
c) x= 16 y=80 z= 110
2) 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56
g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de
qual cientista?
a) Lavoisier X
b) Dalton
c) Proust
3) Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das
chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água
que está em contato com essa parede e daí para o restante da água.
Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:
a) radiação e convecção
b) radiação e condução
c) convecção e radiação
d) condução e convecção X
e) condução e radiação
4) A transmissão de calor por convecção só
é possível:
a) no vácuo
b) nos sólidos
c) nos líquidos
d) nos gases
e) nos fluidos em geral. X
5) Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de
20 ºC para 50 ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o
aquecimento, o corpo A mantém-se na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo,
constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é,
em cal/gºC, o calor específico da substância de B?
a) 0,1 X
b) 0,2 Q = m. c. T
c) 0,6 1200 = 400 . c. 30
d) 0,8 1200 = 12000. c
e) 1,6 c = 1200/12000
c =
0, 1
6) Sobre as ondas sonoras, é correto afirmar que não se propagam:
a) na atmosfera.
b) na água.
c) no vácuo. X
d) nos meios metálicos.
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 9º ano
Tarefa do dia: 20/07/2020
Estudando e Aprendendo:
Correção
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Explique o que é daltonismo e como ele pode prejudicar a vida
de uma pessoa
2) Cite os 3 tipos básicos de daltonismo
Resposta: Deuteranopia, protonopia, tritanopia
3) Explique por que se iluminarmos uma bola azul somente com uma
luz monocromática vermelha ela fica preta
Resposta: pois ela absorve essa cor e não reflete nenhuma outra
4) O que acontece com a luz quando enxergamos algum objeto na cor
branca?
Resposta: todos os comprimentos de onda foram refletidos
5) O que acontece com a luz quando enxergamos algum objeto na cor
preta?
Resposta: todos os comprimentos de onda foram absorvidos por
aquela superfície
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 9º ano
Tarefa do dia: 06/07/2020
Estudando e Aprendendo:
Correção
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Cite 2 diferenças entre ondas mecânicas e ondas
eletromagnéticas
Resposta: as ondas mecânicas são do tipo longitudinal e precisam de um meio
material para se propagar; as ondas eletromagnéticas possuem um capo elétrico e
um magnético e não precisam de um meio material para se propagar
2) Explique como acontece o eco
Resposta: ocorre quando as ondas sonoras emitidas atingem uma superfície,
são refletidas e voltam pra você, dando a impressão de som repetido
3) Qual é a importância do ultrassom na medicina?
Resposta: serve em exames pré-natais, identificando estruturas do embrião e
outros exames que podem mostrar partes do corpo que estejam prejudicadas por
algum trauma, inflamação ou outras causas.
4) Cite 3 tipos de ondas eletromagnéticas e dê a importância de
cada uma
Resposta: raios X podem identificar fraturas, as micro-ondas podem ser
usadas para esquentar alimentos e as ondas infravermelhas podem ser usadas em
controles remotos, por exemplo
5) Cite 3 características que compõem uma onda.
Resposta: período, comprimento e frequência
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências -
Professor Rodrigo -9º ano
Atividade do dia
: 25/05/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
Atividades
1) Explique o que
é sublimação
Resposta: é a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso, sem
passar pelo estado líquido
2) Explique como
as partículas se comportam nos 3 estados físicos da matéria
Resposta: No sólido, as partículas estão mais próximas e com menos
movimentação em relação as outras; no líquido, as partículas possuem maior
liberdade de movimentação e estão mais afastadas; no gasoso, as partículas
possuem maior movimentação e estão mais livres que nos estados anteriores.
3) Como o calor
pode alterar o estado físico da matéria?
Resposta: as partículas, absorvendo energia na forma de calor, ganham
maior agitação, se movimentando mais e ficando cada vez mais afastadas umas das
outras.
4) Explique:
a) fusão- é a passagem do estado sólido para o estado líquido
b) solidificação-
é a passagem do estado líquido para o sólido
c) condensação- é a passagem do estado gasoso para o líquido
d) evaporação- é a passagem do estado líquido para o gasoso
_________________________________________
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências -
Professor Rodrigo -9º ano
Atividade do dia
: 18/05/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
Atividades
1)No filme
fotográfico, quando exposto à luz,ocorre a reação:
2 AgBr →2 Ag + Br2
Essa reação pode
ser classificada como:
a) pirólise.
b) eletrólise.
c) fotólise. X
d) síntese.
e) simples troca.
2) O consumo de ácido sulfúrico pode ser utilizado
como um indicador do desenvolvimento de um país. Industrialmente, esse ácido
pode ser obtido a partir da pirita de ferro, que consiste basicamente em
sulfeto ferroso (FeS). Classifique as equações de obtenção industrial do ácido
sulfúrico, respectivamente, mostradas a seguir:
I. FeS + O2 → Fe + SO2
II. 2 SO2 + 2 O2 → 2 SO3
III. SO3 + H2O → H2SO4
a) Dupla troca,
síntese, síntese.
b) Dupla troca,
análise, análise.
c) Síntese,
simples troca, dupla troca.
d) Simples troca,
análise, análise.
e) Simples troca,
síntese, síntese. X
3)O que é uma
reação de síntese ? Dê um exemplo.
Resposta: é uma reação química em que 2 ou mais reagentes formam um
produto. Exemplo: C +
O2 → CO2
4) O que é uma
reação de análise? Dê um exemplo.
Resposta: é uma reação química em que um único reagente dá origem a 2
ou mais produtos. Exemplo: 2 NaN3 → 3 N2 + 2 Na
5) O que é uma
reação de dupla troca? Dê um exemplo.
Resposta: é uma reação onde há dois reagentes,
ambos compostos gerando dois produtos, sendo que
são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais.
Exemplo: AgNO3
+ NaCl → AgCl + NaNO3
_______________________________________________
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências -
Professor Rodrigo - 9º ano
Atividade do dia
: 11/05/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
1) Quais são os 4
tipos de funções químicas inorgânicas ?
Resposta: ácidos, bases,óxidos e sais
2) Cite uma
característica importante dos ácidos
Resposta: em meio aquoso, liberam o íon H+
3) Cite uma
característica importante de bases
Resposta: em meio aquoso liberam o íon OH-
4) Como os ácidos
podem ser utilizados em nosso cotidiano?
Resposta: clareamento de papel, em baterias de automóveis, gravar em
vidros
5) Como as bases
podem ser utilizadas e nosso cotidiano?
Resposta: antiácido estomacal, limpeza de superfícies, fabricação de
sabões e alvejantes
______________________________________
Centro Educacional Saber é
Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 9º ano
Tarefa do dia: 04/04/2020
Estudando e Aprendendo:
Correção
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Faça a distribuição eletrônica dos seguintes elementos
químicos:
a) Be4 - 1s2, 2s2
b) K19 - 1s2, 2s2,
2p6, 3s2, 3p6, 4s1
c) Mg12 - 1s2, 2s2,
2p6, 3s2
2) Explique o que é uma fase em uma mistura química
Resposta: a fase é um aspecto visual uniforme em uma mistura
3) Explique:
a) mistura homogênea – possui apenas uma fase
b) mistura heterogênea – possui mais de uma fase
4) Cite 3 exemplos de:
a) mistura homogênea – café, sangue, água com açúcar
b) mistura heterogênea – leite, água e óleo, água e areia
5) Por que é importante entendermos sobre distribuição eletrônica
dos elementos químicos?
Resposta: para entendermos como os elementos químicos podem se ligar uns aos
outros, podendo tornar possível a produção de novos materiais pelas indústrias
15/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário