Gabaritos Ciências


Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa Revisional do dia: 30/11/2020

Estudando e Aprendendo:

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

1) Explique, resumidamente, o que seria força, em física

 

Resposta: É uma grandeza capaz de provocar movimentos e deformar corpos

 

 

 

2) Podemos dizer que há 2 tipos de grandezas, em física: grandezas vetoriais e grandezas escalares. Cite 1 exemplo de cada.

 

a)grandeza escalar

 podemos representar um valor seguido da medida .Por exemplo: peso – 1 Kg

 

 

b) grandeza vetorial

deve ser representada com seu valor, unidade de medida e sentido e direção. Exemplo: força peso

 

 

3) Explique:

 

a)sentido – orientação referente a direita, esquerda

 

b)direção -  orientação referente a vertical, horizontal, diagonal, horário, anti-horário

 

 

 

 

4) De acordo com a figura abaixo considere que F1 tenha intensidade de 26 N e a F2 seja de 29 N . A resultante terá intensidade de:



a) 3 N                             b) 55 N x                        c) 550 N

 

R = F1 + F2

R = 26 + 29    = 55 N

 

5) Explique qual é a importância das máquinas simples

 

Resposta: As máquinas simples reduzem o peso aplicado para a realização de trabalho

 

 

 

 

6) Um ônibus percorreu 70 km em 2 horas. Qual é a velocidade média desse móvel ?

 

VΔs                             
        Δ

 

70/ 2   = 35 Km/h

 

 

7) O que é queda livre ? Cite 3 situações que são exemplos de queda livre

 

Resposta: É a queda de qualquer objeto sob influência da gravidade desconsiderando atrito do ar. Um celular caindo do bolso, um livro caindo da mesa, uma pedra caindo de certa altura...

 

 

 

 

8) Um objeto é abandonado a certa altura em relação ao solo, descrevendo um movimento de queda livre. Admitindo que a aceleração da gravidade local seja de 10 m/s², qual é o tempo, em segundos, necessário para que esse objeto atinja uma velocidade de 90 km/h?

 

a) 2,5 s  X

b) 4,8 s

c) 3 s

d) 5 s

e) 8 s

 

v = g . t

90 / 3,6 = 25 m/s

 

25 = 10 . t

T = 25/10        2,5 s

 

9) Em uma brincadeira de cabo de guerra, Tiago e Pedro fazem força em sentidos opostos. De acordo com os dados abaixo, calcule a força resultante

 



R = F1 – F2

R = 6 – 4

R = 2 N




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Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 05/10/2020

Estudando e Aprendendo

Exercícios

 

1) Em relação à física, explique por que enxergamos os objetos

Resposta: a luz incide no objeto e reflete em nossos olhos, sendo capturados por esse nosso receptor

 

2) Explique por que um balão vermelho se apresenta dessa cor para nós quando iluminado por uma fonte de luz branca. Qual seria a cor do balão se a fonte de luz fosse verde ?  

Resposta: O balão se apresenta vermelho pois reflete o comprimento de onda vermelha. Se a fonte fosse de luz verde o balão ficaria preto

 

3) O que é daltonismo? Por que pode ser prejudicial no cotidiano do portador?

Resposta: O daltonismo é uma doença em que há dificuldade na distinção de algumas cores como azul, verde e vermelho. Em um transito por exemplo, a pessoa pode ter problemas se não consegue reconhecer as cores

 

4) Como as constelações podem ser úteis para o homem ?

Resposta: podem orientar e ajudar na localização e ajudar a indicar períodos de plantio adequados

5) Por que as estrelas “piscam?”

Resposta: pois a luz que chega das estrelas passam pela turbulência dos gases de nossa atmosfera, dando o aspecto de pisca-pisca das estrelas

 


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Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 14/09/2020

Estudando e Aprendendo

Exercícios

1)O que são constelações?

Resposta: é o conjunto de estrelas que formam imagens de acordo com a mitologia de um povo ou animais e objetos

 

 2)Como as constelações ajudaram o homem da antiguidade ?

Resposta: Ajudaram na orientação e localização em viagens e em períodos de plantio podem orientar uma boa época do ano

3)Cite 3 instrumentos utilizados no estudo e exploração do espaço e cite a função de cada um?

Resposta: Telescópios – captam imagens de astros e estruturas para estudo

Sondas espaciais – não tripulados e passam pela superfície de astros podendo fazer imagens ou captar outras informações

Satélites – captam vários tipos de informações do espaço, podendo ser analisadas posteriormente.

 

 

5)Por termos enormes problemas a serem resolvido por aqui, em nosso planeta, muitas pessoas acham inúteis os gastos com os estudos e a exploração espacial. Você acha importante estudar nosso universo? Como isso poderia ajudar o futuro da humanidade?

Resposta: O estudo do universo é importante, pois nos dá a possibilidade de explorar outros pontos do universo e colonizá-los, já que há grandes chances de nosso planeta ser destruído. Assim, podemos alcançar outros planetas mantendo a espécie humana



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Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 03/08/2020

Estudando e Aprendendo: Revisão

Exercícios

 

1) O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta:


Descubra os valores de x, y z com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).

a) x= 16 y=80 z= 112  X

b) x= 15 y=80 z= 112

c) x= 16 y=80 z= 110

2) 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de qual cientista?

a)      Lavoisier   X

b)      Dalton

c)      Proust

3) Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:

a) radiação e convecção
b) radiação e condução
c) convecção e radiação
d) condução e convecção  X
e) condução e radiação

4) A transmissão de calor por convecção só é  possível:

a) no vácuo
b) nos sólidos
c) nos líquidos
d) nos gases
e) nos fluidos em geral.  X

5) Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de 20 ºC para 50 ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o aquecimento, o corpo A mantém-se na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo, constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é, em cal/gºC, o calor específico da substância de B?

a) 0,1  X

b) 0,2              Q = m. c. T

c) 0,6             1200 = 400 . c. 30

d) 0,8              1200 = 12000. c

e) 1,6               c = 1200/12000

                        c = 0, 1

6) Sobre as ondas sonoras, é correto afirmar que não se propagam:

a) na atmosfera.

b) na água.

c) no vácuo. X

d) nos meios metálicos.

 

 

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Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 20/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

1) Explique o que é daltonismo e como ele pode prejudicar a vida de uma pessoa


2) Cite os 3 tipos básicos de daltonismo

Resposta: Deuteranopia, protonopia, tritanopia

 

3) Explique por que se iluminarmos uma bola azul somente com uma luz monocromática vermelha ela fica preta

Resposta: pois ela absorve essa cor e não reflete nenhuma outra

 

4) O que acontece com a luz quando enxergamos algum objeto na cor branca?

Resposta: todos os comprimentos de onda foram refletidos

 

 

 

5) O que acontece com a luz quando enxergamos algum objeto na cor preta?

Resposta: todos os comprimentos de onda foram absorvidos por aquela superfície

 

 

 

 


 

                                            Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 06/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

 

1) Cite 2 diferenças entre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas

Resposta: as ondas mecânicas são do tipo longitudinal e precisam de um meio material para se propagar; as ondas eletromagnéticas possuem um capo elétrico e um magnético e não precisam de um meio material para se propagar

2) Explique como acontece o eco

Resposta: ocorre quando as ondas sonoras emitidas atingem uma superfície, são refletidas e voltam pra você, dando a impressão de som repetido

3) Qual é a importância do ultrassom na medicina?

Resposta: serve em exames pré-natais, identificando estruturas do embrião e outros exames que podem mostrar partes do corpo que estejam prejudicadas por algum trauma, inflamação ou outras causas.

4) Cite 3 tipos de ondas eletromagnéticas e dê a importância de cada uma

Resposta: raios X podem identificar fraturas, as micro-ondas podem ser usadas para esquentar alimentos e as ondas infravermelhas podem ser usadas em controles remotos, por exemplo

5) Cite 3 características que compõem uma onda.

Resposta: período, comprimento e frequência

 

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Centro Educacional Saber é Viver

Ciências - Professor Rodrigo -9º ano

Atividade do dia : 25/05/2020

 

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Atividades

1) Explique o que é sublimação

Resposta: é a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso, sem passar pelo estado líquido

2) Explique como as partículas se comportam nos 3 estados físicos da matéria

Resposta: No sólido, as partículas estão mais próximas e com menos movimentação em relação as outras; no líquido, as partículas possuem maior liberdade de movimentação e estão mais afastadas; no gasoso, as partículas possuem maior movimentação e estão mais livres que nos estados anteriores.

3) Como o calor pode alterar o estado físico da matéria?

Resposta: as partículas, absorvendo energia na forma de calor, ganham maior agitação, se movimentando mais e ficando cada vez mais afastadas umas das outras.

4) Explique:

a) fusão- é a passagem do estado sólido para o estado líquido

b) solidificação- é a passagem do estado líquido para o sólido

c) condensação- é a passagem do estado gasoso para o líquido

d) evaporação- é a passagem do estado líquido para o gasoso

 


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Centro Educacional Saber é Viver

Ciências - Professor Rodrigo -9º ano

Atividade do dia : 18/05/2020

 

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Atividades

 

1)No filme fotográfico, quando exposto à luz,ocorre a reação:

2 AgBr 2 Ag + Br2

Essa reação pode ser classificada como:

a) pirólise.

b) eletrólise.

c) fotólise. X

d) síntese.

e) simples troca.

2) O consumo de ácido sulfúrico pode ser utilizado como um indicador do desenvolvimento de um país. Industrialmente, esse ácido pode ser obtido a partir da pirita de ferro, que consiste basicamente em sulfeto ferroso (FeS). Classifique as equações de obtenção industrial do ácido sulfúrico, respectivamente, mostradas a seguir:

I. FeS + O2 Fe + SO2

II. 2 SO2 + 2 O2 2 SO3

III. SO3 + H2O H2SO4

a) Dupla troca, síntese, síntese.

b) Dupla troca, análise, análise.

c) Síntese, simples troca, dupla troca.

d) Simples troca, análise, análise.

e) Simples troca, síntese, síntese. X

3)O que é uma reação de síntese ? Dê um exemplo.

Resposta: é uma reação química em que 2 ou mais reagentes formam um produto. Exemplo: C + O2  CO2

4) O que é uma reação de análise? Dê um exemplo.

Resposta: é uma reação química em que um único reagente dá origem a 2 ou mais produtos. Exemplo: 2 NaN3  3 N+ 2 Na 

5) O que é uma reação de dupla troca? Dê um exemplo.

Resposta: é uma reação onde há dois reagentes, ambos compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais. Exemplo: AgNO3NaCl  AgClNaNO3

 

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Centro Educacional Saber é Viver

Ciências - Professor Rodrigo - 9º ano

Atividade do dia : 11/05/2020

 

Estudando e Aprendendo: Correção

 

 

1) Quais são os 4 tipos de funções químicas inorgânicas ?

Resposta: ácidos, bases,óxidos e sais

2) Cite uma característica importante dos ácidos

Resposta: em meio aquoso, liberam o íon H+

3) Cite uma característica importante de bases

Resposta: em meio aquoso liberam o íon OH-

4) Como os ácidos podem ser utilizados em nosso cotidiano?

Resposta: clareamento de papel, em baterias de automóveis, gravar em vidros

5) Como as bases podem ser utilizadas e nosso cotidiano?

Resposta: antiácido estomacal, limpeza de superfícies, fabricação de sabões e alvejantes

 

 

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Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 04/04/2020

 

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

 

Atividades

 

1) Faça a distribuição eletrônica dos seguintes elementos químicos:

 

a) Be4  - 1s2, 2s2

b) K19   - 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s1

c) Mg12  - 1s2, 2s2, 2p6, 3s2

 

2) Explique o que é uma fase em uma mistura química

 

Resposta: a fase é um aspecto visual uniforme em uma mistura

 

3) Explique:

 

a) mistura homogênea – possui apenas uma fase

 

b) mistura heterogênea – possui mais de uma fase

 

4) Cite 3 exemplos de:

 

a) mistura homogênea – café, sangue, água com açúcar

b) mistura heterogênea – leite, água e óleo, água e areia

 

5) Por que é importante entendermos sobre distribuição eletrônica dos elementos químicos?

Resposta: para entendermos como os elementos químicos podem se ligar uns aos outros, podendo tornar possível a produção de novos materiais pelas indústrias

 

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04/05/2020

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo - 9º ano
Atividade do dia : 27/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção
Para responder as questões, assista o video e leia o capítulo 7 (página 136 até 145)

Atividades

1) Explique por que os átomos fazem ligações químicas
Resposta: Para ficarem com a camada de valência completa, isto é, posuir 8 elétrons na última camada
2) Por que os gases nobres não fazem ligações químicas?
Resposta: Pois possuem a camada de valência completa
3) Cite 3 tipos de ligações químicas
Resposta: iônica, covalente e metálica
4) Explique:
a) ligação iônica – ocorre pela doação de elétrons
b) ligação covalente – ocorre pelo compartilhamento de elétrons
c) ligação metálica – ocorre entre átomos de metais
5) Explique o que são substâncias simples e substâncias compostas. Dê um exemplo de cada tipo
 Resposta:
Substância simples – formada por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: oxigênio, (possui apenas átomos de oxigênio – O2)

Substância composta formada por elementos químicos diferentes. Exemplo: água (formada por hidrogênio e oxigênio – H2O)



15/04/2020

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 9º ano

Tarefa do dia: 13/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?


Atividades

1)O que é o número atômico?
Resposta: O número atômico corresponde ao número de prótons de um átomo
2) O que é o número de massa de um átomo?
Resposta: O número de massa corresponde a soma das quantidades de prótons e nêutrons do núcleo de um átomo
3) Dois átomos diferentes podem ter o mesmo número atômico? Explique
Resposta: Não. Pois cada átomo diferente tem um número atômico diferente. O número atômico corresponde a identidade de cada tipo de átomo
4) Sendo Z = 4 e A = 9, calcule a quantidade de nêutrons desse átomo
Resposta: Temos: Z = 4;           A = 9 ;         sendo A = Z + n então:
9 = 4 + n  
Assim :  n = 9 – 4  ;  n = 5
O átomo possui 5 nêutrons
5) Explique o que são:
a) íons – são elementos químicos que ganharam ou perderam elétrons
b) cátions – são elementos químicos que perderam elétrons, ficando com carga elétrica positiva. Também chamados de íons positivos
c) ânions - são elementos químicos que ganharam elétrons, ficando com carga elétrica negativa. Também chamados de íons negativos
d) isótopos – são elementos químicos que possuem o mesmo número de prótons
e) isóbaros – são elementos químicos que possuem o mesmo número de massa atômica
f) isótonos – são elementos químicos que possuem o mesmo número de nêutrons




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