CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
GABARITO DA AULA DO DIA 21/12/2020
PÁGINA 305
A) EXCELENTE
B) ANTIGAS/ANTIGOS
C) AMARRADOS
D) ALTAS
E) ANEXAS
F) OBRIGADA
G) ORGÂNICOS/ ORGÂNICAS
H) FORTÍSSIMOS/ FORTÍSSIMAS
I) MEIA
J) MEIO
2- A) OS ADJETIVOS REFEREM-SE A CADA LITERATURA, POR ISSO ESTÁ NO SINGULAR.
B) FOI FEITA A CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM APENAS COM O ÚLTIMO SUBSTANTIVO.
C) PORQUE O NÚCLEO DO SUJEITO CIRCULAÇÃO ESTÁ ACOMPANHADO DO DETERMINANTE A.
D) O ADJETIVO ANTEPOSTO CONCORDOU COM O SUBSTANTIVO MAIS PRÓXIMO.
E) MEIA É ADJETIVO, MEIO É ADVÉRBIO.
3) A) MEIO, MEIO, MEIO, MEIA, MEIO, MEIA
B) O FATO DE A MÃE TER CONFUNDIDO O PAPAGAIO TREINADO COM UMA GALINHA
_________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
GABARITO DA AULA DO DIA 21/12/2020
ATENÇÃO: REFERENTE AO DIA 14/12
A) CARDÍACAS
B) AUTOMOBILÍSTICOS OU AUTOMOBILÍSTICA
C) FAMOSOS
D) FLORIDAS
E) MUITAS, PROIBIDA
F) MEIO
______________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 07/12/2020
PÁGINA 274 E 275
a)Apontavam
B)esperávamos
C)Revoltou
D) poderia
E) pode
F)chegaram
G) voltaram
H)ultrapassou
2- foi necessário localizar os núcleos dos sujeitos para depois identificar concordância verbal adequada
3-
a) convencia
B) formamos
C) levou
D)foram afastadas
e) foi dizimada e foram dizimados
4
a) passam
B)foi aprovado/foram aprovados
C) ficará
D)deseja/desejam
E) se ausentaram
F) fugiu
5 -a concordância foi feita com o nome próprio no plural: Estados Unidos da América
6A) espionam, disparam, fazem l
B) nos três casos os verbos concordo com antecedência da palavra que letras
C)forma fazem pois ao saber que os robôs fazem tudo que eles ordenam, o Recruta Zero passa considerasse também é um robô
7- letra A o verbo concorda com o plural no plural com sujeito composto
letra b )o verbo concorda com o termo que especifica a expressão numérica de todos os casos letras C) verbo concorda com o termo que especifica expressão numérica da população mundial
LETRA D) o verbo concorda com a expressão dos analistas. Concordância também poderia ser feito no singular com a expressão a maioria
letra e) tanta expressão a maioria quantas expressão da população no singular determinou concordância no singular
letra f) a forma verbal tem concordo com a maioria
__________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
CORREÇÃO DA ATIVIDADE REVISIONAL 02/12/2020
GABARITO: 1E - 2D - 3C - 4A - 5D - 6D - 7B - 8C - 9C
______________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
CORREÇÃO DA AULA DO DIA 24/11/2020
PÀGINA 57
1-
2- A FORMA VERBAL"ESTÁ" CONCORDA COM O SUJEITO POSPOSTO "O MAIOR PREDADOR DOS OCEANOS", CUJO NÚCLEO É PREDADOR.PÁGINA 58 E 59
1- A) ESTADOS UNIDOS/ ESTÃO
B) ESTADOS UNIDOS/FOI.
C) AMAZONAS/ESTARÁ.
D) 70%
E) MAIORIA/QUER/QUEREM.
F) MAIORIA/FEZ/ FIZERAM.
G) porção/que/contém/estão/tem
H) CHUVAS/SÃO.
2-A) LETRA C
B) LETRA B
C) LETRA A.
D) LETRA B E C
E) LETRAS A,B,C,D,
F) LETRAS A, B E C
________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
CORREÇÃO DA AULA DO DIA 18/11/2020
1-a) raiva e indignaço.
b)A ideia de lavar as mãos antes de
sentar-se a mesa.
c) A expressão “ pior desculpa”.
d)
O pronome isso faz referência a uma ideia expressa anteriormente. O
pronome esta faz referência a uma ideia expressa posteriormente. Também se
justifica pelo fato de se referir a algo muito próximo, que acabou de ser dito
2- a)Essa, isso
b) Isso essa
c) Este
d) Esses aqueles
3- a) Foi feita com sobras.
b) Porque Helga disse não ter nome
para comida preparada.
c) letras a, d.
d) O efeito de ironia.
4- a) O eu lírico faz referência a
ideia Geral do sufoco, levando em conta que o leitor é ele é num se a dor, tem
um repertório em comum, no qual se encontra essa relação entre amor e sufoco
1-
a) O termo nela retoma a palavra
encenação.
2- b) Antecipar, anunciar uma ideia.
2-
a)Os jovens são autênticos isso nem
sempre entendido pelos adultos os adultos nem sempre entendem a autenticidade
dos jovens, mas eles são autênticos
b)Os canais de televisão ao planejar
e sua programação, deve ser preocupar com que com que é adequado para as crianças
de modo que elas têm seu desenvolvimento emocional e intelectual respeitado
c e d)A tolerância nem sempre é praticado em
nosso cotidiano mas é o caminho possível para passo. Embora seja o caminho
possível para paz, nem sempre a tolerância é praticada em nosso cotidiano.
3-
A) Ele associa as chamas à vida.
b) letra b
4-
a)O texto a tem elementos de coesão
dois-pontos mas, então, e.
b)Não há coerência, pois não se
verifica unidade de sentido, ou seja, as frases não constituem um todo
significativo.
c)
Sim, é possível. Em um primeiro momento são enumerados elementos que não
parecem estar relacionados, mas eles se ligam à ideia de confusão.
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
CORREÇÃO DA AULA DO DIA 11/11/2020
01 –
Em relação às características do texto, escreva:
a)
Gênero: Crônica.
b)
Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo,
injuntivo...): Narrativo.
c)
narrador (personagem, observador ou onisciente): Personagem.
d)
Domínio discursivo (literário, jornalístico, religioso, acadêmico...): Literário.
e)
Tipo de discurso (direto ou indireto): Direto.
02 –
Qual o assunto do texto?
Tecnologia.
03 –
O que alegrava a manhã daquela comunidade?
Os
pássaros.
04 –
No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor
de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no
trecho, são, respectivamente:
a)
ironia e eufemismo.
b)
personificação e hipérbole.
c)
metáfora e hipérbole.
d)
catacrese e metonímia.
05 –
No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava.
Os termos destacados indica que o homem estava:
a)
entristecido e com raiva.
b)
indignado e angustiado.
c)
com raiva e desconsolado.
d) triste
e incomodado.
06 –
“Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho,
percebemos o uso da linguagem
a)
formal.
b)
informal.
c)
técnica.
d)
gíria.
07 –
“Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa
quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere
a:
a)
porta.
b)
batente.
c)
televisão.
d)
casa.
08 –
Segundo o texto, o homem se aproximou para ouvir a conversa. Que diálogo de um
dos personagens abaixo revela o assunto da conversa entre os moradores?
a)
“-- Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular...”
b)
“-- Vamos então.”
c)
“-- Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”
d) “--
Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook...”
09 –
Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”,
o que podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?
a)
Ela faz uso das tecnologias apesar de não gostar.
b) Ela
demonstra repúdio com o uso de algumas tecnologias.
c)
Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia claramente o seu uso por familiares.
d)
Aborrece quem faz uso das tecnologias.
10 –
“-- Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!” Que fato
este diálogo retoma?
Retoma
a história contada pelo velho anteriormente quando viu a televisão pela
primeira vez.
11 –
Apesar da inquietude por parte dos personagens sobre o uso de algumas
tecnologias, que frase revela o apoio a tecnologia de um dos personagens?
“O
importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos
fazer nada para detê-las apesar dela tanto nos ajudar”.
12 –
A frase que revela uma opinião é:
a)
“Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava.”
b)
“... a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas...”
c) “O
importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia...”
d)
“Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o
assunto...”
a)
conclusão.
b)
explicação.
c)
oposição.
c)
adição.
Centro
Educacional Saber é Viver
Português-
Professora Érica – 9o ano
GABARITO
Tarefa do dia: 07/10/2020
ATIVIDADES
REVISIONAIS
2-A
3- A
4-a) transitivo indireto, com o pronome. Eles nunca se lembram de
uma data importante. Lembro-me do dia de nossa primeira briga feia. b)
transitivo direto, sem o pronome. Eles nunca lembra uma data importante. Lembro
o dia de nossa primeira briga feia.
5- Sentido de ver, presenciar.Na primeira frase, o redator empregou
corretamente o verbo assistir, mas na segunda frase está incorreta, já que o
verbo assistir com sentido de ver rege a preposição A.
Centro Educacional Saber é
Viver
Português- Professora Érica- GABARITO
DA AULA DO DIA 01/10/2020
1-
A)Procurava-se
convencer o leitor de uma ideia, não desperdiçar energia assistindo filmes
ruins.
b)Ele Sugere ao
leitor que colabore com o racionamento de energia elétrica.
c)Trata-se de uma
propaganda.
2- a) não é
nececessário
b) a
c) não é
necessário.
d) de
e) em
f) com
g) não é
necessário
h) sobre, desse
i) no (em+o),
contra
j) com
3- Resposta
pessoal
Página 173
1-
a) Prefiro
pequenas reuniões a baladas agitadas.
b) Ele visava todos os
documentos sem prestar atenção no que fazia.
c) A vistoria do prédio visa à
segurança dos moradores.
d) O jovem aspirava a um
futuro melhor com mais paz.
e) Tadeu só obedecia às
determinações do pai.
f) Mário estava namorando
Larissa.
2- a) Prefiro os filmes de
aventura aos filmes de terror.
b) Os alunos não obedeceram
aos monitores durante o passeio.
c) Eu assisti ao show, mas não
vi quando o acidente ocorreu.
3-a) Todos
gostavam do professor Marcelo e o respeitavam muito.
b) Paulo admirava
bons livros e necessitava deles.
c) Nós assistimos
ao jogo da seleção apresentado ontem e gostamos dele.
Páginas
165 e 166
1-
a)
Sempre que.
b) Saber a causa da
atitude do avô de Charlie Brown.
c)
A finalidade da ação do avô.
2-
a)
Os recursos naturais estão se esgotando porque não há
utilização racional daquilo que a natureza oferece.
b) Embora tenha certeza de
seus sentimentos, o jovem não se sente seguro para tomar decisões definitivas
em relação ao amor.
c) Os jovens devem
praticar atividades esportivas para que tenham uma vida mais saudável.
d) A atmosfera do planeta
está sendo alterada à medida que os gases emitidos pelas indústrias comprometem
a camada de ozônio.
e) “pode ser usado o mas,
porém, contudo...”
f)
Se chover forte, não montaremos o acampamento.
g)
Não poderemos manter o acampamento porque está chovendo
forte.
3- a)
condição
b)
oposição
c)
comparação
d)
conformidade
e) causa
Quando: temporal
Como: comparativo
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Observe que na tira acima temos alguns períodos por coordenação:
a) “reclamar”...etc
b) "... porque não há espaço para contar uma história descente..."
c) alternância
d) "... e reclamar"
2. Releia agora o 3º quadrinho.
a) conjunção "e"
b) adição
3.
a) É um bom funcionário mas um pouco distraído.
b) Pense bem e Aja moderadamente.
c) Aquele aluno não estudou de forma correta logo foi reprovado.
d) Liguei várias vezes para você porém não atendeu.
e) Não pude ir à escola hoje, logo jamais me encontraria lá.
c – Ora tens uma opinião, ora outra.
d – Não comparecemos à estreia do filme, porque...
e – O acidente foi terrível, porém...
f – Mariana estuda e toca...
Nenhum comentário:
Postar um comentário