Gabaritos Português

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

GABARITO DA AULA DO DIA 21/12/2020

PÁGINA 305

A) EXCELENTE

B)  ANTIGAS/ANTIGOS

C) AMARRADOS

D) ALTAS

E)  ANEXAS

F) OBRIGADA

G) ORGÂNICOS/ ORGÂNICAS

H) FORTÍSSIMOS/ FORTÍSSIMAS

I) MEIA

J) MEIO

2- A) OS ADJETIVOS REFEREM-SE A CADA LITERATURA, POR ISSO ESTÁ NO SINGULAR.

B) FOI FEITA A CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM APENAS COM O ÚLTIMO SUBSTANTIVO.

C) PORQUE O NÚCLEO DO SUJEITO CIRCULAÇÃO ESTÁ ACOMPANHADO DO DETERMINANTE A.

D) O ADJETIVO ANTEPOSTO CONCORDOU COM O SUBSTANTIVO MAIS PRÓXIMO.

E) MEIA É ADJETIVO, MEIO É ADVÉRBIO.

3) A) MEIO, MEIO, MEIO, MEIA, MEIO, MEIA

B) O FATO DE A MÃE TER CONFUNDIDO O PAPAGAIO TREINADO COM UMA GALINHA


_________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

GABARITO DA AULA DO DIA 21/12/2020

ATENÇÃO: REFERENTE AO DIA 14/12


A) CARDÍACAS

B) AUTOMOBILÍSTICOS OU AUTOMOBILÍSTICA

C) FAMOSOS

D) FLORIDAS

E) MUITAS, PROIBIDA

F) MEIO

______________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES  07/12/2020

PÁGINA 274 E 275

a)Apontavam 

B)esperávamos 

C)Revoltou

D) poderia 

E) pode 

F)chegaram

G) voltaram 

H)ultrapassou

 2- foi necessário localizar os núcleos dos sujeitos para depois identificar concordância verbal adequada

 3-

a) convencia 

B) formamos 

C) levou 

D)foram afastadas 

e) foi dizimada e foram dizimados

 4

a) passam 

B)foi aprovado/foram aprovados

C) ficará 

D)deseja/desejam 

E) se ausentaram

F) fugiu

 5 -a concordância foi feita com o nome próprio no plural: Estados Unidos da América

6A) espionam, disparam, fazem l

B) nos três casos os verbos concordo com antecedência da palavra que letras 

C)forma fazem pois ao saber que os robôs fazem tudo que eles ordenam, o Recruta Zero passa considerasse também é um robô

 7- letra A o verbo concorda com o plural no plural com sujeito composto

 letra b )o verbo concorda com o termo que especifica a expressão numérica de todos os casos letras C) verbo concorda com o termo que especifica expressão numérica da população mundial 

LETRA D) o verbo concorda com a expressão dos analistas. Concordância também poderia ser feito no singular com a expressão a maioria

letra e) tanta expressão a maioria quantas expressão da população no singular determinou concordância no singular 

letra f) a forma verbal tem concordo com a maioria  

__________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

CORREÇÃO DA ATIVIDADE REVISIONAL  02/12/2020

GABARITO: 1E - 2D - 3C - 4A - 5D - 6D - 7B - 8C - 9C

______________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

CORREÇÃO DA AULA DO DIA 24/11/2020

PÀGINA 57

1-

2- A FORMA VERBAL"ESTÁ" CONCORDA COM O SUJEITO POSPOSTO "O MAIOR PREDADOR DOS OCEANOS", CUJO NÚCLEO É PREDADOR.

PÁGINA 58 E 59

1- A) ESTADOS UNIDOS/ ESTÃO

B) ESTADOS UNIDOS/FOI.

C) AMAZONAS/ESTARÁ.

D) 70%

E) MAIORIA/QUER/QUEREM.

F) MAIORIA/FEZ/ FIZERAM.

G) porção/que/contém/estão/tem

H) CHUVAS/SÃO.

2-A)  LETRA C

B) LETRA B

C) LETRA A.

D) LETRA B E C

E) LETRAS A,B,C,D,

F) LETRAS A, B E C

________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

CORREÇÃO DA AULA DO DIA 18/11/2020

1-a) raiva e indignaço.

b)A ideia de lavar as mãos antes de sentar-se a mesa.

c) A expressão “ pior desculpa”.

d)  O pronome isso faz referência a uma ideia expressa anteriormente. O pronome esta faz referência a uma ideia expressa posteriormente. Também se justifica pelo fato de se referir a algo muito próximo, que acabou de ser dito

2- a)Essa, isso

b) Isso essa

c) Este

d) Esses aqueles

3- a) Foi feita com sobras.

b) Porque Helga disse não ter nome para comida preparada.

c) letras a, d.

d) O efeito de ironia.

 

4- a) O eu lírico faz referência a ideia Geral do sufoco, levando em conta que o leitor é ele é num se a dor, tem um repertório em comum, no qual se encontra essa relação entre amor e sufoco

 Atividades revisando formas de coesão. Páginas: 237 e 238

 

1-           a) O termo nela retoma a palavra encenação.

2-          b) Antecipar, anunciar uma ideia. 

2-

a)Os jovens são autênticos isso nem sempre entendido pelos adultos os adultos nem sempre entendem a autenticidade dos jovens, mas eles são autênticos

b)Os canais de televisão ao planejar e sua programação, deve ser preocupar com que com que é adequado para as crianças de modo que elas têm seu desenvolvimento emocional e intelectual respeitado

 

 c e d)A tolerância nem sempre é praticado em nosso cotidiano mas é o caminho possível para passo. Embora seja o caminho possível para paz, nem sempre a tolerância é praticada em nosso cotidiano.

 

3-          A) Ele associa as chamas à vida.

b) letra b

 

4-          a)O texto a tem elementos de coesão dois-pontos mas, então, e.

              b)Não há coerência, pois não se verifica unidade de sentido, ou seja, as frases não constituem um todo significativo.

c) Sim, é possível. Em um primeiro momento são enumerados elementos que não parecem estar relacionados, mas eles se ligam à ideia de confusão.


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

CORREÇÃO DA AULA DO DIA 11/11/2020

 

01 – Em relação às características do texto, escreva:

a) Gênero: Crônica.

b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo, injuntivo...): Narrativo.

c) narrador (personagem, observador ou onisciente): Personagem.

d) Domínio discursivo (literário, jornalístico, religioso, acadêmico...): Literário.

e) Tipo de discurso (direto ou indireto): Direto.

 

02 – Qual o assunto do texto?

      Tecnologia.

 

03 – O que alegrava a manhã daquela comunidade?

      Os pássaros.

 

04 – No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente:

a) ironia e eufemismo.

b) personificação e hipérbole.

c) metáfora e hipérbole.

d) catacrese e metonímia.

 

05 – No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava:

a) entristecido e com raiva.

b) indignado e angustiado.

c) com raiva e desconsolado.

d) triste e incomodado.

 

06 – “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem

a) formal.

b) informal.

c) técnica.

d) gíria.

 

07 – “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a:

a) porta.

b) batente.

c) televisão.

d) casa.

 

08 – Segundo o texto, o homem se aproximou para ouvir a conversa. Que diálogo de um dos personagens abaixo revela o assunto da conversa entre os moradores?

a) “-- Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular...”

b) “-- Vamos então.”

c) “-- Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”

d) “-- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook...”

 

09 – Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”, o que podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?

a) Ela faz uso das tecnologias apesar de não gostar.

b) Ela demonstra repúdio com o uso de algumas tecnologias.

c) Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia claramente o seu uso por familiares.

d) Aborrece quem faz uso das tecnologias.

 

10 – “-- Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!” Que fato este diálogo retoma?

      Retoma a história contada pelo velho anteriormente quando viu a televisão pela primeira vez.

 

11 – Apesar da inquietude por parte dos personagens sobre o uso de algumas tecnologias, que frase revela o apoio a tecnologia de um dos personagens?

      “O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-las apesar dela tanto nos ajudar”.    

 

12 – A frase que revela uma opinião é:

a) “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava.”

b) “... a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas...”

c) “O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia...”

d) “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto...”

 13 – Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma:

a) conclusão.

b) explicação.

c) oposição.

c) adição.


Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica – 9o ano

GABARITO Tarefa do dia: 07/10/2020

ATIVIDADES REVISIONAIS

1-a)Lúcio namora com Roberta .
b)Obedeço os meus pais.
c)Prefiro mais frutas do que doces .
d)Hoje, vamos no cinema .
e)Débora aspirou ao aroma das flores .
f)Prometo obedecê-lo de hoje em diante .
g)Preferimos trabalhar do que passar fome
h)Ele perdoou seus inimigos .

 

2-A

3- A

4-a) transitivo indireto, com o pronome. Eles nunca se lembram de uma data importante. Lembro-me do dia de nossa primeira briga feia. b) transitivo direto, sem o pronome. Eles nunca lembra uma data importante. Lembro o dia de nossa primeira briga feia.

5- Sentido de ver, presenciar.Na primeira frase, o redator empregou corretamente o verbo assistir, mas na segunda frase está incorreta, já que o verbo assistir com sentido de ver rege a preposição A.



Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- GABARITO DA AULA DO DIA  01/10/2020

 PÁGINAS 170 À 173

1-    A)Procurava-se convencer o leitor de uma ideia, não desperdiçar energia assistindo filmes ruins.

b)Ele Sugere ao leitor que colabore com o racionamento de energia elétrica.

c)Trata-se de uma propaganda.

2- a) não é nececessário

b) a

c) não é necessário.

d) de

e) em

f) com

g) não é necessário

h) sobre, desse

i) no (em+o), contra

j) com

3- Resposta pessoal

Página 173

1-    a) Prefiro pequenas reuniões a baladas agitadas.

b) Ele visava todos os documentos sem prestar atenção no que fazia.

c) A vistoria do prédio visa à segurança dos moradores.

d) O jovem aspirava a um futuro melhor com mais paz.

e) Tadeu só obedecia às determinações do pai.

f) Mário estava namorando Larissa.

2- a) Prefiro os filmes de aventura aos filmes de terror.

b) Os alunos não obedeceram aos monitores durante o passeio.

c) Eu assisti ao show, mas não vi quando o acidente ocorreu.

 

3-a) Todos gostavam do professor Marcelo e o respeitavam muito.

b) Paulo admirava bons livros e necessitava deles.

c) Nós assistimos ao jogo da seleção apresentado ontem e gostamos dele.

 

Centro Educacional Saber é Viver
CORREÇÃO DA TAREFA 29/09/2020
Páginas 167, 168 e 169
5- a) Uma menina, talvez uma namorada.
b) Riram, fizeram gozações, caçoaram de Maluquinho, considerando-o muito infantil.
c) Na imagem, Maluquinho parece estar vermelho, rubro, talvez de vergonha.
d) relação de aumento proporcional na intensidade do que  Julieta sente.

6- Verbo ser (sou) ágil como é uma cabra montesa. 
7- a) " Se você lesse mais"
b) Como condição de pessoa que tem um vocabulário limitado porque lê pouco.

8- a) A palavra Mas.
b)Se alguém der uma rebatida tripla. 
9- a) "enquanto..." oração subordinada adverbial temporal
b) "que todas...." oração subordinada adverbial consecutiva.
c) " à medida que...." oração subordinada adverbial proporcional.

__________________________________
Centro Educacional Saber é Viver
CORREÇÃO DA TAREFA 21/09/2020

Páginas 165 e 166

1-

a)     Sempre que.

b)    Saber a causa da atitude do avô de Charlie Brown.

c)     A finalidade da ação do avô.

2-

a)     Os recursos naturais estão se esgotando porque não há utilização racional daquilo que a natureza oferece.

b)    Embora tenha certeza de seus sentimentos, o jovem não se sente seguro para tomar decisões definitivas em relação ao amor.

c)     Os jovens devem praticar atividades esportivas para que tenham uma vida mais saudável.

d)    A atmosfera do planeta está sendo alterada à medida que os gases emitidos pelas indústrias comprometem a camada de ozônio.

e)     “pode ser usado o mas, porém, contudo...”

f)      Se chover forte, não montaremos o acampamento.

g)     Não poderemos manter o acampamento porque está chovendo forte.

3- a) condição

b) oposição

c) comparação

d) conformidade

e) causa

 

Centro Educacional Saber é Viver
CORREÇÃO DA TAREFA 16/09/2020

1-A primeira é falsa o correto seria O homem não é uma ilha essa seria a Or. Principal, a segunda é verdadeira e a terceira é falsa porque não é uma Or. Subor. Adv. Causal ela é de finalidade.
2-Oração subordinada concessiva.   
3-O barbeiro agitou o chapéu, a fim de que a turba ficasse em silêncio.
4-O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de uma pessoa alegre. (adverbial comparativa)
5-Deixarei esta cidade, ainda que seja eleito vereador
6-condição
7-B
8-D
9-PESSOAL
10-D
11-PESSOAL
12-Como: conformativo

Quando: temporal

Como: comparativo


   
Centro Educacional Saber é Viver

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES REVISIONAIS 
 05/08/2020
1- A
2- C
3- C
4-C
5-E
6- Nas ocorrências, pode-se notar que as palavras mudaram as classes de palavras, tornando-as como substantivos.
7-B
8-E


Centro Educacional Saber é Viver

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA Aula do dia 13/07/2020
1-Alternativa a: 
2- Alternativa b
3- Alternativa e
4- Alternativa c
5- Alternativa c
6- Alternativa c
7- Alternativa c
8- Alternativa b
9- Alternativa b
10- Alternativa c
Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa - 09/07/2020
PÁGINAS 21 A 23 DO LIVRO DE ATIVIDADES
1- a)Sugestão
b) ele é uma pessoa que é treinada para cumprir ordens.
c) um período simples.

2- a) verbos saber (sabe) desobedecer (desobedeceria). Trata-se de período formado por duas orações.
b) complementa o sentido do verbo da oração antecedente.

3- a) a atividade industrial aumentou a acidez das águas.
b) mares.
c) complemento do verbo da oração anterior.

4- a) Os corais são indispensáveis para a sobrevivência das espécies marinhas.
b) Conta.
c) complemento nominal do verbo conta.
d) As previsões mais pessimistas dão conta da extinção de diversas espécies de corais em 30 ou 50 anos.
e) Isso certamente levaria ao desaparecimento de outras espécies e também poderia levar ao colapso de economias baseadas na pesca.


Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa revisional- 08/07/2020

1- letra c

Alternativa c: Meu desejo é que te formes logo.

A oração subordinada substantiva predicativa atua como predicativo do sujeito. É importante recordar que o predicativo do sujeito caracteriza ou complementa o sujeito e é sempre acompanhado de um verbo de ligação, neste caso, "é (meu desejo é)".
Quanto às alternativas restantes:
a) Espero que venhas hoje. (oração subordinada substantiva objetiva direta)

b) O aluno que trabalha é bom. (oração subordinada adjetiva restritiva)

d) És tão inteligente como teu pai. (oração subordinada adverbial comparativa)

2- letra b: substantiva objetiva indireta.
A oração é classificada como oração subordinada substantiva objetiva indireta, porque além de desempenhar papel de substantivo, também exerce a função de objeto indireto (Do que os homens se esquecem? "De que somos todos mortais" - atenção à preposição "de").

3- LEtra c: subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva completiva nominal.
A oração "que eu tinha medo" é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta porque ela completa o sentido da oração principal "e no fim declarou-me", afinal quem declara, declara algo.
A oração "de que você me esquecesse" é classificada como oração subordinada substantiva completiva nominal porque tem valor de complemento nominal. Ela completa a oração principal dando sentido ao nome, que, neste caso, é "medo". Note que as completivas nominais são sempre introduzidas por preposição.

4- Letra c: valor de substantivo e função sintática de objeto direto.
Existem três tipos de orações subordinadas - substantivas, adjetivas e adverbiais - cada qual com o nome de acordo com a função que exerce.
Neste caso, temos uma oração subordinada substantiva porque "que assim é o amor" tem o papel de substantivo. Essa oração é classificada como objetiva direta porque completa o sentido da oração principal "considerei" e quem considera, considera algo.

5- LEtra c: Ignoras quanto custou meu relógio?
A oração subordinada substantiva subjetiva exerce a função de sujeito da oração principal.
No caso da alternativa c) o sujeito pode ser reconhecido na oração principal através da desinência verbal do verbo "ignoras", ou seja, o "s" no final indica que se trata da 2.ª pessoa do singular, tu ignoras.

6-Letra b: uma oração principal e uma subordinada.
As orações subordinadas dependem sintaticamente umas das outras. Na oração acima, temos um período composto por uma oração principal "Ninguém mais acreditava" e por uma oração subordinada "que ainda houvesse meios de salvá-lo".
Essa oração subordinada é classificada como substantiva objetiva direta, porque além de desempenhar papel de substantivo, também exerce a função de objeto direto, que é completar o sentido do verbo (Houvesse o quê? Meios de salvá-lo).

7-Letra a: subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta.
A oração "... que a notícia..." é classificada como oração subordinada substantiva subjetiva porque ela exerce o papel de sujeito da oração principal "não é impossível".
A oração "que as lágrimas eram verdadeiras" é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta porque ela completa o sentido da oração principal "digo-vos", afinal quem diz, diz algo.

8- Letra a: Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
A oração é classificada como subordinada substantiva predicativa, porque além de desempenhar papel de substantivo, também exerce a função de predicativo do sujeito, que é atribuir uma qualidade ao sujeito.

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa revisional- 02/06/2020
1- 
a) Chegou ao local rápido. O suspeito acabara de fugir.
Chegou ao local rápido, mas o suspeito acabara de fugir. Adversativa

b) Não vá à praia. A água está poluída.
Não vá à praia que a água está poluída. Explicativa

c) Venderei a moto. Comprarei um carro.
Venderei a moto e comprarei um carro. Aditiva

d) Estava preparado. Seria aprovado no concurso.
Estava preparado logo seria aprovado no concurso. Conclusiva

2-d

3-a) Deus dar a farinha, e o diabo leva o saco. Adversativa

b) O médico não veio nem me telefonou. Aditiva

c) Eu ia, ela voltava e quando eu voltava ela ia. Alternativa

d) Os ipês floriram porque a floresta estava triste. Explicativa

4- d
5- b
6- c
7- b
8- d
9- a
10- b

Entendendo o conto:

01 – Descreva o homem que está em frente à concessionária.
      Um homem malvestido.

a)   O que esse fato desperta nas pessoas que o veem?
As pessoas o olham com desprezo.

02 – O conto narra um grande assalto? Justifique.
      Não, conta apenas sobre um mendigo que rouba bolas promocionais.

03 – Que relações podemos estabelecer entre o título do livro do qual foi retirado esse conto com as diferentes personagens que aparecem nessa história?
      Mostra sobre os preconceitos das pessoas sobre os mendigos.

04 – Identifique:
Cenário: Na rua.

Tempo: Presente.

Tema: O grande assalto.

05 – O foco narrativo está em: ( ) 1ª pessoa (X) 3ª pessoa.
Justifique sua resposta com um trecho retirado do texto.
      Ex.: O policial alcança o homem mal vestido e bate com o cabo do revolver em sua cabeça várias vezes.

06 – Identifique no texto:
·        Situação Inicial: Um homem para em frente a uma concessionária de automóveis...

·        Conflito: O homem malvestido resolve agir, dá três passos à frente levanta as mãos e agarra duas bolas promocionais.


·        Situação final: Os policiais derem chutes e socos no homem malvestido que está caído a calçada.



07 – Dentre os inúmeros problemas das grandes cidades estão a violência e o preconceito. Como o texto trata desses dois temas?

     Trata a violência dos policiais para com o homem malvestido e o preconceito das pessoas com o homem.


08 – Pensando no tema do conto, estabeleça um paralelo entre a situação do homem mal vestido e do jovem universitário que está com drogas no carro.
      Que os dois estão fazendo coisas erradas, mais como só o homem está malvestido só ele é julgado como ladrão.

09- Qual é o sentimento das pessoas em relação ao homem?

( ) Medo                                       ( ) Solidariedade

( ) Compaixão                              (X) Indiferença.

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano

Correção da tarefa do dia: 27/05/2020

1- E            2- C    3- D   Questão 4 –  b) 5, 3, 1, 4, 2

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 20/05/2020
Conto "O poço" de Mário de Andrade

1-           "Joaquim vai visitar a obra com um visitante. Fica enfezado por ver que os operários não estão trabalhando no poço". "Quando volta do almoço, Albino está ardendo em febre. Mesmo assim, Joaquim não se compadece. Quer a caneta de qualquer jeito"
2- Narrador observador, onisciente.
3- Joaquim é o protagonista, e seu antagonista é o personagem José. 
4- Porque os tabalhadores não queriam realizar a obra, pois temiam contrair malária no aguaceiro.
5- Albino está certamente com pneumonia ou com tuberculose. Essa suposição pode ser feita com base no contexto e na informação de que o personagem teve febre.
6- Letra b

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 13/05/2020
PÁGINA 98 DO LIVRO DIDÁTICO

1. a) Em uma cidade do interior.
b)“Para não dar lugar a maledicência.”
c)Até este momento, um homem (o marido), uma mulher (a esposa), um sargento.

2  a) “Botou corpo, aumentou as polegadas nos lugares certos, ganhou cor no rosto, passou a vestir-se bem, a pintar-se e a ondular o cabelo [...]”.
b) Além de se livrar das oito horas de trabalho na costura, passou a morar e a comer bem.


3 É possível levantar a hipótese de que sua chegada romperá com o equilíbrio da situação inicial.


Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano

Correção da tarefa do dia: 05/05/2020

Questão 1 –O empregado de Zorro, Bernardo, presenciou uma injustiça.
Questão 2 – c) “Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir.”.
Questão 3 – c) “Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento.”.
Questão 5 –a) narrativas
Questão 6 - b) causa
Questão 7 - d) adversidade

Questão 8 –  b) continuidade


Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano

Correção da tarefa do dia: 30/04/2020


Página 88
a- a fim de
b- acerca de
c- senão
d- se não
e- trás
f- há cerca de
 g-onde 
h- onde
i- traz
j- de onde
k- em vez de/ ao invés de
l- em vez de / ao invés de 
m- em vez de 

2- Letras a, c


Resposta Questão 1


a) ( I )
b) ( II )
c) ( II )
d) ( I )
e) ( I )
Resposta Questão 2

Letra B.
Resposta Questão 3

a) a fim
b) a fim
c) a fim
d) afins
e) a fim
Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 29/04/2020

Oi meninas, vamos para as correções ?

Questão 1
a – Uso da vírgula demarcado de forma correta, haja vista se tratar de orações cujos sujeitos são distintos.
b – Vírgula utilizada de forma correta, pois em se tratando de orações coordenadas assindéticas, tal ocorrência se torna perfeitamente aplicável.
c – Por se tratar de orações coordenadas alternativas, a vírgula, necessariamente, deve se fazer presente.
d-  Uso da vírgula aplicado de forma inadequada, visto que por se tratar de orações coordenadas aditivas, a ocorrência em questão não deveria se manifestar.
e – Aplicada de forma correta, a vírgula tende a se manifestar em virtude da ocorrência linguística se demarcar por um polissíndeto.
Questão 2
a – Alternativa incoerente em se tratando do padrão formal da linguagem, visto que por se tratar de uma oração coordenada sindética conclusiva, a vírgula se faz necessária.
b – Afirmação que não condiz com o enunciado em questão, haja vista se tratar de orações intercaladas, o uso da vírgula se faz necessário.
c – Alternativa adequada ao enunciado, portanto a indicada, pois se houver a mudança do referido sinal de pontuação, o sentido se tornará alterado.
d – Alternativa inadequada, haja vista que por se tratar de um discurso indireto, o uso da vírgula se encontra perfeitamente adequado. No caso, os dois pontos, somente se aplicariam a um discurso direto. 
e – Alternativa incoerente, haja vista já estar demarcada a alternativa adequada ao enunciado, representada pela letra “c”.
Questão 3
Assindéticas, porque não há a presença de conectivos ligando-as.
Questão 4
a)Porém
b) Pois
c) Logo
d) porque
Questão 5 e, a, d, b, c

CADERNO DE ATIVIDADES
PÁGINAS 17 E 18
Questão 1
a) Onde
b- De onde
c- Aonde
d- Onde
e- De onde/onde
f- Trás
g- Traz
h- trás
i-Atrás
j- Trás
k- Cerca de
l- Há cerca de
m- Acerca de
n-Senão
o-Se não
p-Senão
Questão 2-
Cerca de
Em vez de
Ao invés de/ em vez de
Questão 3

Se não

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 27/04/2020

Use a vírgula nas orações coordenadas corretamente:
1.     O jornalismo informa, traz a notícia, resume os fatos do dia.
2.    Li a mensagem no Whatsapp, mas não entendi o que você disse.
3.    Acordamos cedo, tomamos o café e fomos à escola.
4.    Trabalhou muito, portanto ficou cansado no fim do dia.
5.    Vim fiz o cadastro, pus meu nome,informei minha idade ,registrei meu endereço.
6.    Jean gosta muito de informática, porém se dedica mais em jogar tênis.
7.    Venham aqui, pois já está tarde!
8.    Os alunos abriram o livro , copiaram o texto e entregaram o trabalho.
9.    A moça fez uma bela maquiagem, entretanto passou o batom errado.
10. Geraldo arrumou o quarto , e Marilda lavou a louça da janta.

 Escolha apenas uma das alternativas abaixo como correta:
Qual das frases abaixo a vírgula está usada corretamente?
Letra d
Qual das frases abaixo NÃO deverá ter vírgula para ser correta?
Letra a.



Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 23/04/2020

Estudando e Aprendendo
CADERNO DE ATIVIDADES
PÁGINAS 16 E 17
1-
a- Oração coordenada sindética adversativa
b- Oração coordenada sindética adversativa
c- Oração coordenada sindética adversativa
d- Oração coordenada sindética conclusiva
e- Oração coordenada sindética explicativa
f- Oração coordenada sindética aditiva
g- Oração coordenada sindética conclusiva
h- Oração coordenada sindética explicativa

2- a) porque, pois
b) portanto, logo
c) logo, portanto
d) mas, todavia
e) Vibravam ou ficavam em silêncio
f) assim, logo
g) mas, porém
h) porque
i) ou...ou
j) porque



Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 22/04/2020

Estudando e Aprendendo
CADERNO DE ATIVIDADES
PÁGINAS 14 E 15
a) PC       h) PS         
b) PS       i) PC
c) PC        j) PC
d) PC       k)  PC
e) PC       l) PC
f) PC       m) PC
g) PS


Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9º ano
Correção da tarefa do dia: 15/04/2020
Estudando e Aprendendo
Resultado de imagem para gifs atenção
1.
Observe que na tira acima temos alguns períodos por coordenação:
 a) “reclamar”...etc
 b) "... porque não há espaço para contar uma história descente..."
 c) alternância
d) "... reclamar"

 2. Releia agora o 3º quadrinho.

 a) conjunção "e"
 b) adição

 3.
 a) É um bom funcionário mas um pouco distraído.
 b) Pense bem e Aja moderadamente.
 c) Aquele aluno não estudou de forma correta logo foi reprovado.
 d) Liguei várias vezes para você porém não atendeu.
 e) Não pude ir à escola hoje, logo jamais me encontraria lá.
    

4.
 a) oposição
 b) conclusão
 c) explicação
 d) alternância
 e) explicação 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5. Letra d
6.  Letra b
7-a – Não me esforcei muito, porém...
b – Precisamos nos apresar, pois o voo...
c – Ora tens uma opinião, ora outra.
d – Não comparecemos à estreia do filme, porque...
e – O acidente foi terrível, porém...
f – Mariana estuda e toca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário