Que dezembro seja um mês
repleto de bênçãos. Espero que Deus possa nos abençoar nesse mês que está
começando, ajudando-nos assim, a alcançar todos os nossos sonhos.
________________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 23/12/2020
Olá...bom
diaa! Nossa última aula do ano!. Sugiro que leiam o projeto de leitura,
que encontra-se na página 311 (livro didático) . Há vários textos com diversos gêneros que
contribuirão para o aumento do repertório cultural de vocês. Desejo à todos e
aos familiares um Feliz Natal e um 2021 repleto de saúde, paz e felicidades.
Obrigada por tudo! Até breve! Bjos no coração de cada um!
________________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 21/12/2020
ATENÇÃO: REFERENTE AO DIA 14/12
Olá! Bom dia
amores! Devido à instabilidade do google no dia 12, data em que
teríamos nossa aula interativa, faremos a reposição hoje. Vamos lá! Estamos quase terminando! Façam as atividades
da página 62 do caderno de atividades. Na terça feira postarei os gabaritos.
Qqer dúvida é só chamar...bjo
___________________
_____
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 21/12/2020
Olá...façam as atividades
das páginas 301 a 305 do livro didático, Abaixo um recadinho para vcs! Não
deixem de escutar....bj Até quarta!!
_______________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 17/12/2020
Olá...bom
diaa! Na unidade anterior, você analisou artigo de opinião e percebeu como esse gênero é importante
instrumento para defender e divulgar ideias no meio de comunicação: jornais, emissoras de televisão, revistas e etc.
Outro gênero textual usado para mobilizar a opinião pública em favor de uma causa
é a carta aberta. Para conseguir envolvimento e mobilização de mais pessoas, a
carta aberta precisa utilizar argumentação clara e convincente, dirigida ao seu
público-alvo. Para você ,que causa poderia ser defendidos por meio de uma carta
aberta ? A carta
aberta que você vai ler (PÁGINAS 288 A 289) é assinada por ecologistas especialistas em
clima, entre outros. Após ler o título da carta aberta na página 288 reflita: Qual
a causa defendida? Você considera essa causa
importante? Faça as
atividades das páginas 290, 291 e 292 do livro didático. BJ
A carta
aberta é um gênero textual com
função de direcionar
alguma mensagem, questionamento ou solicitação de
determinado indivíduo ou grupo para alguma pessoa ou organização de
reconhecimento público. Por meio desse texto, o autor procura defender um ponto
de vista e convencer
não apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta.
A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo,
tendo em vista que sempre defende uma opinião. Desse modo, a carta aberta se
estrutura de modo estratégico, para convencer o autor e demais leitores a
respeito da sua opinião, configurando-se, assim, em um gênero textual público.
Estrutura e características da carta aberta
A
carta aberta é estruturada e dividida em seis partes essenciais:
·
título;
·
introdução;
·
desenvolvimento;
·
conclusão;
·
despedida;
·
assinatura.
Todas
elas são necessárias para construir um bom texto do
gênero, bem como é necessário respeitar a ordem estabelecida, já
que ela é responsável por garantir a fluidez e organização da carta.
___________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 10/12/2020
Olá pessoal! Bom dia!! Na aula de hoje, iremos
continuar a estudar sobre concordância,alguns casos particulares e outros mais
usuais. Lembrem-se de estudar os slides disponibilizados em nosso grupo
de whatsapp. Leiam as páginas 276 à 280 e façam as atividades propostas.Qqer
dúvida é só chamar...bj
___________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 07/12/2020
Olá
pessoal! Bom dia!! Na aula de hoje, iremos continuar a estudar sobre concordância,alguns
casos particulares e outros mais usuais. Lembrem-se de estudar os slides disponibilizados
em nosso grupo de whatsapp. Leiam as
páginas 268 à 274 e façam as atividades das páginas 274 e 275 até a letra f.
Quarta-feira, às 9:30
hs será nossa aula interativa, aguardo vcs!! Anotem as dúvidas. Bj
______________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 02/12/2020
Olá! Bom dia amores! Façam as atividades do caderno de atividades páginas 60 e 61.
Qualquer dúvida é só chamar.
Façam um mapa mental sobre concordância verbal e nominal(aproveitem os esquemas apresentados no caderno de atividades e no livro didático).
Anotem as
dúvidas!
Quinta-feira, às 9 hs
será nossa aula interativa, aguardo vcs!! Bj
_________________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É
VIVER
Português – Professora Érica –
9º ano
AULA DO DIA 30/11/2020
Olá pessoal! Bom dia!! No
vídeo abaixo vamos abordar os fatores de textualidade e coesão. O que será isso? Textualidade é o
conjunto de características textuais e contextuais necessários para que o texto
cumpra eficientemente seu objetivo sociocomunicativo. A coesão textual pode ser
percebida ao se verificar que as palavras, as frases e os parágrafos estão
entrelaçados no texto, de modo que um elemento vai dando continuidade ao outro,
determinando a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. ▪ Um texto
coeso é importante para a transmissão da mensagem e, consequentemente, o seu
entendimento. Para isso é necessário empregar elementos de coesão, que podem
ser gramaticais e lexicais, com o objetivo estabelecer a interligação entre os
segmentos do texto. Vamos assistir? Depois
pesquisem um pouco sobre o assunto, é bem interessante e vai auxiliar muito,
Bjo e até quarta.
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 26/11/2020
Olá pessoal! Bom dia!! No capítulo 7, abordaremos o gênero artigo de opinião. Vcs conhecem? O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente. . Assim, leiam as páginas 252 e 253 do livro didático e façam as atividades das páginas 254 à 257. Percebam nesse texto “Celebridades descelebradas” os tipos de argumentos(A argumentação no artigo de opinião): de autoridade ou citações; científico ou por comprovação; de valoração; com o uso de ironia e pouco fundamentado; contra-argumentos. - identificar a tese e os argumentos utilizados no texto lido. Em nossa aula interativa, explicarei sobre esse gênero. Bjos e até lá....
__________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 25/11/2020
Olá
pessoal, bom dia! Em nossa aula interativa, conversamos sobre as concordâncias
nominal, verbal e, disponibilizei os slides em nosso grupo de whatsapp. Agora,
vamos fixar o conteúdo? Façam os
exercícios do caderno de atividades,
páginas: 56 à 60 (letra f). Não esqueçam de fazer o mapa mental sobre o que
estamos estudando, pois facilita o aprendizado. Qqer dúvida estou à disposição.
Bjooo
__________________________________________
CENTRO
EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português
– Professora Érica – 9º ano
AULA
DO DIA 19/11/2020
Olá pessoal, bom dia! Em nossa aula interativa, comentamos sobre redação e, trago abaixo sobre os dois tipos de coesão muito importantes na construção do texto. Achei o vídeo abaixo bem elucidativo.
Em nossa aula interativa de
segunda-feira, irei explicar através de slides. Como tarefa, leiam a Unidade 7
sobre concordância, que também é um mecanismo de Coesão gramatical, pois o verbo concorda com sujeito. É um mecanismo de conectar verbo a sujeito. Quando a concordância está errada, a leitura pode ser dificultada ou pode
mesmo ser comprometida, pois o verbo pode apontar para outro termo que não o
seu sujeito. Bjos
Coesão
referencial e coesão sequencial
A coesão
referencial e sequencial criam vínculos entre as palavras, orações e as partes
de um texto, contribuindo para a coerência interna e para a progressão temática
e textual. A coesão referencial e a coesão sequencial são chamadas de recursos coesivos por estabelecerem vínculos entre as palavras, orações e
as partes de um texto.
Coesão
referencial
A coesão referencial é responsável por
criar um sistema de relações
entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou
situação a que o falante se refere é chamado de referente.
Exemplo:
·
Ana Elisabete gritou. Ela fica apavorada quando fica sozinha,
apesar de ser uma menina calma
e inteligente.
Nesse
exemplo, o termo referente é Ana
Elisabete. Todas as vezes que o referente precisa ser retomado no texto, podemos utilizar outras
palavras para que os leitores possam retornar e recuperar a ideia.
É bastante
frequente o uso de figuras de construção/sintaxe para
a coesão referencial, como as anáforas, catáforas, elipses e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações).
Coesão
sequencial
A coesão sequencial é responsável por criar as
condições para a progressão
textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e
as conjunções são
os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.
Os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para
que as partes e as informações do texto possam ser articuladas e relacionadas.
Além da progressão das partes do texto, os mecanismos de coesão sequencial
contribuem para o desenvolvimento do recorte temático. Dessa forma, o autor do
texto evita falta de coesão, garantindo boa articulação entre as ideias, informações e
argumentos no interior do texto e, principalmente, a coerência textual.
→ Separei para vocês alguns termos
responsáveis pela coesão sequencial nos textos:
Adição/inclusão - Além disso; também; vale lembrar;
pois; outrossim; agora; de modo geral; por iguais razões; inclusive; até; é
certo que; é inegável; em outras palavras; além desse fator...
Oposição - Embora; não obstante; entretanto;
mas; no entanto; porém; ao contrário; diferentemente; por outro lado...
Afirmação/igualdade - Felizmente; infelizmente;
obviamente; na verdade; realmente; de igual forma; do mesmo modo que; nesse
sentido; semelhantemente...
Exclusão - Somente; só; sequer; senão; exceto;
excluindo; tão somente; apenas...
Enumeração - Em primeiro lugar; a princípio...
Explicação - Como se nota; com efeito; como
vimos; portanto; pois; é óbvio que; isto é; por exemplo; a saber; de fato;
aliás...
Conclusão - Em suma; por conseguinte; em última
análise; por fim; concluindo; finalmente; por tudo isso; em síntese, posto
isso; assim; consequentemente...
Continuação - Em seguida; depois; no geral; em
termos gerais; por sua vez; outrossim...
BONS
ESTUDOS!
__________________________________________
CENTRO
EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português –
Professora Érica – 9º ano
AULA
DO DIA 18/11/2020
OLÁ PESSOAL! BOM DIA! Nossa aula de hoje será
exercícios sobre o uso dos pronomes. Livro didático páginas: 236, 237 e 238
(até o número 5) a fim de fixarem o conteúdo. Abaixo dois mapas mentais sobre a
classificação dos pronomes para facilitar o estudo e outros tipos de coesão.
Amanhã explicarei sobre coesão referencial e sequencial. Pesquisem pois é bem
interessante. Não esqueçam de conferir a aba gabaritos...bjos
_________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 11/11/2020
OLÁ PESSOAL! BOM DIA! Nossa aula de hoje será exercícios sobre o gênero crônica. Em nossa aula interativa na quinta feira às 9 hs, iremos continuar o estudo dos pronomes. Bjooo
_________________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 09/11/2020
OLÁ
PESSOAL! BOM DIA! CONFORME COMBINADO EM NOSSA AULA INTERATIVA, ASSISTAM AO
VIDEO ABAIXO SOBRE PRONOMES, COESAO E COERÊNCIA TEXTUAL. ESTAMOS NA PÁGINA 232
DO LIVO DIDÁTICO. QQER DÚVIDA É SÓ CHAMAR...BJO
_______________________________________________________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É
VIVER
Português – Professora Érica –
9º ano
AULA DO DIA 04/11/2020
Olá pessoal! Bom dia....tudo bem? Vamos abordar hoje um assunto muito interessante e está presente na
unidade 6 do livro didático. Iremos estudar sobre coerência, coesão e o uso dos
pronomes...vamos lá? Ahh,,,,e não esqueçam da nossa aula interativa
quinta-feira 9 hs. Aguardo vcs....bjos
Pronomes e elementos de coesão
Antes de falarmos sobre pronomes, vamos abordar sobre
noções de coerência e coesão. A Coesão e
a Coerência são
mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na
transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além
disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura,
natural e agradável aos ouvidos.
Agora, veja como fazer o uso correto dos Pronomes e
as funções que eles desempenham para a coesão textual. Pronomes e
elementos de coesão podem parecer um tema sem importância… Mas, eles são
essenciais para você produzir uma boa Redação
O uso dos Pronomes – A palavra “ela”, na tirinha
abaixo, corresponde a qual substantivo mencionado? Note que “ela” reporta-se à
expressão “minha mina” e substitui essa expressão.
Agora, observe as palavras
“minha” e “meu” que acompanham os termos “mina” e “bafo”. O que as palavras
(minha/ meu) acrescentam ao sentido dos termos? Adicionam à mina e ao bafo o
sentido de posse, ou seja, indica de quem é a mina e de quem é o bafo.
Observando as duas análises acima, percebemos que o termo “ela” está empregado no lugar do substantivo “mina”. No segundo, os termos “minha” e “meu” acompanham o substantivo mina e bafo.Esses termos que substituem ou acompanham o substantivo, chamamos pronome. Quando os pronomes são empregados para substituí-lo ou para referir-se a ele, temos pronome substantivo; quando está acompanhando-o a fim de caracterizá-lo ou determiná-lo, dizemos que são pronomes adjetivos.
Pronome: uma ferramenta
essencial
O estudo dos pronomes é
fundamental a quem pretende interpretar bem e escrever com coesão textual. O
importante não é memorizar uma lista gigantesca de pronomes, mas saber como
empregá-los no texto e de que forma serão úteis à minha compreensão e
interpretação textual. Ao longo das explicações, focalizaremos a lista de
pronomes e como devem ser usados. Os pronomes classificam-se em seis
grupos: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e
interrogativos.
Veja na canção para entender os Pronomes pessoais
·
Quero te encontrar / Quando você
vem / Pra passar o fim de semana
·
Eu finjo que tá tudo bem / Mesmo dura
ou com grana / Você ignora tudo que eu faço
·
Depois vai embora / Desatando os nossos
laços
·
Quero te encontrar / Quero te amar
·
Você pra mim é tudo / Minha terra, meu
céu, meu mar
· (Buchecha)
Pronomes pessoais designam as pessoas que
participam do discurso. Na letra de música acima, temos eu e você os quais
indicam quem fala: eu; e a quem se dirige: você. Além desses, encontramos
também outros dois: te e mim que se referem, nesta ordem, à segunda pessoa (tu)
e à primeira (eu). Dividimos os pronomes pessoais de acordo com a função que
eles exercem na frase. Os pessoais do caso reto assumem a função de sujeito e
do caso oblíquo, de complemento.
Ø
Na próxima aula estudaremos um
pouco mais sobre pronomes. Até lá....bjos
Pessoal, Outubro chegou!
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português – Professora Érica – 9º ano
AULA DO DIA 29/10/2020
Olá pessoal!
Vamos estudar a crase? Assistam ao vídeo abaixo, anotem as dúvidas e façam os exercícios no final dos slides. Bjos
CENTRO
EDUCACIONAL SABER É VIVER
Português
– Professora Érica – 9º ano
AULA
DO DIA 28/10/2020
Olá pessoal!
Gênero Artigo de opinião e gênero
Crônica. Qual a diferença?
O artigo é um texto que relata fatos ou circunstâncias existentes numa realidade concreta, e pretende descrever aspectos tidos como relevantes ou fundamentar alguma opinião.A crônica é um texto narrativo que relata experiências, vivências ou pontos de vista pessoais do cronista ocorridos em tempos passados ou em momentos atuais, ou seja, são impressões essencialmente pessoais de quem escreve.
______________________________
A crônica é uma forma textual no estilo
de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este
motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e
por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens. Você
já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e
livros. Além do mais, é uma leitura que
nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem
lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar
sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.
O
texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo
tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o
uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos
sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.
Como
exposto acima, há vários motivos que levam os leitores a gostar das crônicas,
mas e se você fosse escrever uma, o que seria necessário? Vejamos de forma
esquematizada as características da crônica:
• Narração curta;
• Descreve fatos da vida cotidiana;
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou
irônico;
• Possui personagens comuns;
• Segue um tempo cronológico determinado;
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das
personagens;
• Linguagem simples.
Portanto,
se você não gosta ou sente dificuldades de ler, a crônica é uma dica
interessante, pois possui todos os requisitos necessários para tornar a leitura
um hábito agradável!
Artigo de opinião
“Todo jornal e
revista têm seus articulistas, fixos ou ocasionais, que colaboram com artigos
em que analisam alguma questão da atualidade. O autor toma uma posição diante
do tema e tenta nos convencer de seu ponto de vista. Para isso, ele busca
exemplos, números, testemunhos, qualquer tipo de argumento que corrobore suas
afirmações. A linguagem deve ser cuidada. Nela há uma liberdade maior para
achados lingüísticos, um pouco de humor e de ironia, a depender do estilo do
articulista.”
(VIANA, Antonio
Carlos. Textos argumentativos: ler e produzir. In: _____. Guia
de redação: escreva melhor. São Paulo: Scipione, 1. ed., 2011,
cap. 17, p. 132.)
_________________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 26/10/2020
Olá galera!Bom dia!
Hoje teremos nossa aula interativa às 9:30.
Aguardo vcs....bjos
___________________________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 19/10/2020
Olá galera!Bom dia!
Hoje vamos estudar um pouco sobre o gênero crônica e suas características.
Vamos lá?
Ah, e não
esqueçam da nossa aula interativa, dia 21/10/2020, quarta-feira às 9:30.
Aguardo vcs....bjos
Características:
•
Vinculada
ao jornalismo;
•
fatos de natureza predominantemente não
ficcional;
•
não tem organização muito definida ( mais
livre );
•
fusão de narrativa com a expressão de opiniões
e ideias;
( mistura fatos, opiniões e impressões
pessoais do enunciador)
•
linguagem:
combina elementos literários com elementos da linguagem jornalística;
(
linguagem figurada x objetividade: clareza de informações )
•
os índices de tempo, espaço e pessoa não estão
ancorados na situação de enunciação;
•
finalidade: chamar a atenção dos leitores para
o fato, convidando-os a refletir sobre ele e a tirar suas próprias conclusões.
Estrutura e objetivos:
Texto narrativo que:
•
é, em geral, curto;
•
tema: problemas do cotidiano;
•
Personagens: pessoas
comuns ( sem nome ou com nomes genéricos)
(sem aprofundamento psicológico –
apresentadas em traços rápidos );
•
organizado em
torno de um único núcleo, um único problema;
•
objetivo: envolver, emocionar o leitor,
levando-o à reflexão.
TIPOS DE CRÔNICA
•
Crônica Descritiva.
•
Crônica Narrativa.
•
Crônica Dissertativa.
•
Crônica
Narrativo-Descritiva.
•
Crônica Humorística.
•
Crônica Lírica.
•
Crônica Poética.
•
Crônica jornalística.
•
Crônica Histórica.
Na próxima aula iremos abordar sobre
cada uma delas.
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 08/10/2020
Olá galera!Bom dia!
Vamos conhecer um pouco sobre as orações subordinadas adjetivas ? Assistam ao vídeo abaixo e qualquer dúvida é só chamar! E não deixem de abrir a página de gabaritos, pois nela está a correção das atividades que fizemos na última aula. Não se esqueçam de copiar no caderno as correções, para uma melhor fixação do conteúdo. Bjos
__________________________________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 07/10/2020
Olá pessoal!! Bom dia!
Segue abaixo nosso trabalho relativo
ao 3º bimestre! Qquer dúvida é só chamar!
Revisão de português
E não esqueçam do nosso encontro hj às 9:30 na Plataforma Plural.
Espero vcs! Bjosss
Português- Professora Érica- Aula do dia 05/10/2020
Olá
pessoal!! Bom dia!
VAMOS CONHECER O GÊNERO
TEXTUAL ENTREVISTA? ASSISTAM AO VÍDEO
ABAIXO E QUALQUER DÚVIDA É SÓ FALAR.
AHH...E NÃO ESQUEÇAM DO NOSSA AULA INTERATIVA QUARTA,
7/10 ÀS 9:30. ESPERO VCS. BJOS
_____________________________________
Centro Educacional
Saber é Viver
Português-
Professora Érica- Aula do dia 01/10//2020
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
CONTEÚDO: REGÊNCIA
Tudo bem? Vamos fazer alguns exercícios que estão nas páginas 170 à 173 do livro didático? Qualquer dúvida é só chamar! Não se esqueçam de dar uma olhada em nossa página de gabaritos, para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas! Bjo
Pessoal, terminamos o mês de Agosto. Bem-vindo, setembro. Nesse mês de
possibilidades, vamos semear o amor em cada momento. Vamos regar os sonhos
que ainda não se concretizaram e mantermos firmes, como uma árvore, para
seguirmos em frente.
Sem medo!
Um beijo!
_________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 30/09/2020
________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 28/09/2020
Nosso encontro será na plataforma, dia 28/09 às 9:30 hs. Bjos e até lá
Conteúdos a serem abordados na aula interativa:
- Orações subordinadas adverbiais
- Regência verbal e nominal.
- Revisão geral.
Necessário que estejam com o caderno de atividades e o livro didático durante nossas aulas...bjossss
__________Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 23/09/2020
Olá pessoal! Tudo bem? Façam as atividades abaixo e anotem as dúvidas,pois iremos corrigi-las em nossa aula interativa.
Nosso encontro será na plataforma, dia 24/09 às 9 hs. Bjos e até lá
Conteúdos
a serem abordados na aula interativa:
- Orações
subordinas adverbiais
-
Regência verbal e nominal.
- Tarefa
dos dias 16/09 e 23/09
Necessário
que estejam com o caderno e o livro durante nossas aulas...bjossss
_______
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 21/09/2020
Olá pessoal! Tudo bem?
Abaixo um mapa mental sobre orações subordinadas adverbais.
Esse tipo de oração representa um importante instrumento para a interpretação e
construção de textos, principalmente, narrativos e dissertativos.
O emprego adequado das diversas circunstâncias expressas por esse tipo de oração
permite o desenvolvimento coerente de sequência de fatos, em gêneros narrativos –
principalmente em relação às indicações de tempo e de causa e consequência - e de
procedimentos argumentativos.
Você sabe o que é um mapa mental ?
É uma preciosa ferramenta de aprendizagem e de transmissão ordenada de dados,
informações e conhecimentos, pois favorece a sistematização e a visualização das
conexões e inter-relações entre ideias e conceitos.
Como fazer um mapa
mental: passo a passo
1. Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal;
2. Coloque o tema do seu resumo no centro desta folha. ...
3. Faça conexões a partir desse elemento central. ...
4. Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo;
5. Complete o seu resumo com todas as informações importantes.
_________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 17/09/2020
Bons estudos!
_________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 16/09/2020
Olá
pessoal! Tudo bem? Façam
as atividades abaixo e leiam as páginas 31 e 32 do caderno de atividades. Bom
estudo! Bjo!
14/09/2020
Bom dia!
Gostaria de lembra-los que nossa aula hoje é na plataforma Plurall, as 09:30 horas.
Aguardo vocês!
___________
Centro
Educacional Saber é Viver
Português-
Professora Érica- Aula do dia 09/09/2020
Atenção pessoal, nossa aula interativa será amanhã , às 09:00horas, na plataforma Plurall. Aguardo vocês!
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 03/09/2020
Olá pessoal, gostaria de lembra -los que nossa aula hoje é na plataforma Plurall, às 09:00 horas.
Aguardo vocês!
___________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 02/09/2020
Bom dia , tudo bem? Saudades...
Iniciando a unidade 4
Vamos dar sequência aos nossos estudos?
Façam os exercícios das páginas 140 à 144 até o número 4 .
Não esqueçam da nossa aula interativa quinta-feira às 9 hs pela Plataforma Plural. Nessa aula,
iremos abordar o gênero Romance e contar sobre o enredo de Memórias Póstumas de Brás
Cubas (que sãos os trechos abordados nesse capítulo).
Bjo e até amanhã...
___________
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 31/08/2020
Bom dia , tudo bem? Saudades...
Iniciando a unidade 4
Leiam as páginas 138 à 141 do livro didático.Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 27/08/2020
Bom dia , tudo bem? Saudades...
Façam as atividades das páginas 24 à 26 do caderno de atividades.
Releiam a matéria e os slides das aulas interativas. Na próxima semana iremos abordar um novo
conteúdo...bjos
Olá meninas...dando sequência às nossas aulas, abaixo uma pequena explicação.
E não esqueçam de fazer a tarefa abaixo....quinta iremos corrigir e sanar as dúvidas...
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Bom dia meninas, conforme combinado, trouxe um esquema sobre orações subordinadas. Enviei também, em nosso grupo de zap, os slides das aulas interativas...bjos e bons estudos. Façam as páginas 21 a 23 do caderno de atividades. QQer dúvida é só chamar...bj
- Oração: chama-se oração porque a construção contém um verbo ou uma locução verbal.
- Subordinada: chama-se subordinada porque estabelece uma relação de dependência com a oração principal — uma sem a outra não faz sentido — e exerce alguma função sintática para ela. É diferente das orações coordenadas, que são independentes da oração principal.
- Substantiva: chama-se substantiva porque a oração faz o papel de um substantivo na estrutura da frase, podendo ser substituída pelo pronome “isto” ou sua combinação com preposições (“disto”, “nisto”, “para isto”, “por isto”, “a isto”, “com isto” etc.)
Oláááá meninas....tudo bem?
Centro Educacional Saber é Viver
Olá meninas, abaixo uma explicação
sobre orações coordenadas. E não esqueçam de conferir o gabarito. Qqer dúvida..... é só chamar...bj
Centro Educacional Saber é Viver
Olá meninas, abaixo uma explicação e tarefa sobre orações coordenadas. Qqer dúvida, é só chamar...bj..até amanhã
Olá meninas, abaixo uma explicação sobre o gênero conto, que será nosso suporte textual na atividade avaliativa. Na quarta e quinta explicarei sobre orações coordenadas. Qqer dúvida, é só chamar...bj
Centro Educacional Saber é Viver
Bom dia, tudo bem? Para darmos sequência, resolvam os exercícios das páginas 105,106 e 107 do livro didático. Segunda, irei postar um vídeo com explicações sobre gêneros e tipos textuais, pois como estamos trabalhando o gênero conto, iremos abranger de uma forma mais ampla. E assim, como vcs estão caminhando para o Ensino Médio, a partir de agora, iremos trabalhar conteúdos diversificados, como forma de aprimorar os conhecimentos. Aguardem..vem novidade aí...bjo
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Dúvidas? Caso tenham, entre em contato!
Para finalizar, a tarefa do dia...bj
MÊS DE MAIO
Subentendido
Centro Educacional Saber é Viver
Centro Educacional Saber é Viver
Olá meninas, como estão? Dúvidas? Então, vamos dar sequência. Abaixo a tarefa de hj e tenho certeza de que acertarão tudo. Vcs são feraaaaaaa...Qqer dúvida, é só me chamar.
YUHUUU! TAREFA CONCLUÍDA HJ!
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Cheguei, jantei e fui dormir.
Chegou, preparou o material, deu início ao discurso.
* As coordenadas sindéticas são demarcadas pela vírgula, exceto as que integram o grupo das aditivas.
- Não pôde comparecer ao trabalho, porém justificou sua ausência.
- Ou você estuda para as avaliações, ou opta por comprometer seu resultado ao final do ano.
- Não viajaremos nestas férias, pois meus pais estão trabalhando.
Contudo meninas, em se tratando das aditivas, há dois casos em particular nos quais a vírgula encontra-se presente, assim evidenciados:
* Quando as orações são constituídas por sujeitos distintos.
Pedro é o mais esforçado dos irmãos, e Marcos não demonstra nenhum interesse.
* Quando a conjunção aparece por várias vezes repetida, configurando assim o que denominamos de polissíndeto:
Chegou, e preparou o material, e cumprimentou a todos, e deu início ao discurso.
Entre as orações intercaladas também constatamos a presença deste sinal. Assim como:
Este ano|, asseverou o diretor|, foi o mais proveitoso de todos.
Oração intercalada
Até amanhã
**************
Pessoal, terminamos nossas atividade do mês de Abril. Para facilitar a utilização do blog, as atividades do mês de Maio estarão na parte superior da página. O que fizemos no mês de Abril, ficará registrado aqui. Um beijo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir