Português



Dezembro chegou.....

Que dezembro seja um mês repleto de bênçãos. Espero que Deus possa nos abençoar nesse mês que está começando, ajudando-nos assim, a alcançar todos os nossos sonhos.





________________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 23/12/2020

Olá...bom diaa! Nossa última aula do ano!. Sugiro que leiam o projeto de leitura, que encontra-se na página 311 (livro didático) .  Há vários textos com diversos gêneros que contribuirão para o aumento do repertório cultural de vocês. Desejo à todos e aos familiares um Feliz Natal e um 2021 repleto de saúde, paz e felicidades. Obrigada por tudo! Até breve! Bjos no coração de cada um!


       


________________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 21/12/2020

ATENÇÃO: REFERENTE AO DIA 14/12

Olá! Bom dia amores!  Devido à instabilidade do google no dia 12, data em que teríamos nossa aula interativa, faremos a reposição hoje. Vamos lá!  Estamos quase terminando! Façam as atividades da página 62 do caderno de atividades. Na terça feira postarei os gabaritos. Qqer dúvida é só chamar...bjo

___________________


_____

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 21/12/2020

Olá...façam as atividades das páginas 301 a 305 do livro didático, Abaixo um recadinho para vcs! Não deixem de escutar....bj Até quarta!!

 

_______________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 17/12/2020 

Olá...bom diaa! Na unidade anterior, você analisou artigo de opinião e percebeu como esse gênero é importante instrumento para defender e divulgar ideias no meio de comunicação:  jornais, emissoras de televisão, revistas e etc. Outro gênero textual usado para mobilizar a opinião pública em favor de uma causa é a carta aberta. Para conseguir envolvimento e mobilização de mais pessoas, a carta aberta precisa utilizar argumentação clara e convincente, dirigida ao seu público-alvo. Para você ,que causa poderia ser defendidos por meio de uma carta aberta ? A carta aberta que você vai ler (PÁGINAS 288 A 289)  é assinada por ecologistas especialistas em clima, entre outros. Após ler o título da carta aberta na página 288 reflita: Qual a causa defendida? Você considera essa causa importante? Faça as atividades das páginas 290, 291 e 292 do livro didático. BJ

 


carta aberta é um gênero textual com função de direcionar alguma mensagem, questionamento ou solicitação de determinado indivíduo ou grupo para alguma pessoa ou organização de reconhecimento público. Por meio desse texto, o autor procura defender um ponto de vista e convencer não apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta.

A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião. Desse modo, a carta aberta se estrutura de modo estratégico, para convencer o autor e demais leitores a respeito da sua opinião, configurando-se, assim, em um gênero textual público.


Estrutura e características da carta aberta

A carta aberta é estruturada e dividida em seis partes essenciais:

·         título;

·         introdução;

·         desenvolvimento;

·         conclusão;

·         despedida;

·         assinatura.

Todas elas são necessárias para construir um bom texto do gênero, bem como é necessário respeitar a ordem estabelecida, já que ela é responsável por garantir a fluidez e organização da carta. 

 


___________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 10/12/2020 

Olá pessoal! Bom dia!! Na aula de hoje, iremos continuar a estudar sobre concordância,alguns casos particulares e outros mais usuais. Lembrem-se de estudar os slides disponibilizados  em nosso grupo de whatsapp. Leiam as páginas 276 à 280 e façam as atividades propostas.Qqer dúvida é só chamar...bj



___________________________________

 


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 07/12/2020

 

Olá pessoal! Bom dia!! Na aula de hoje, iremos continuar a estudar sobre concordância,alguns casos particulares e outros mais usuais. Lembrem-se de estudar os slides disponibilizados  em nosso grupo de whatsapp. Leiam as páginas 268 à 274 e façam as atividades das páginas 274 e 275 até a letra f.

 

Quarta-feira, às 9:30 hs será nossa aula interativa, aguardo vcs!! Anotem as dúvidas. Bj

______________________________________


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 02/12/2020

Olá! Bom dia amores! Façam as atividades do caderno de atividades páginas 60 e 61.

 Qualquer dúvida é só chamar.

Façam um mapa mental sobre concordância verbal e nominal(aproveitem os esquemas apresentados no caderno de atividades e no livro didático).

 Anotem as dúvidas!










Quinta-feira, às 9 hs será nossa aula interativa, aguardo vcs!! Bj



_________________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 30/11/2020

 

Olá pessoal! Bom dia!! No vídeo abaixo vamos abordar os fatores de textualidade e coesão. O que será isso? Textualidade é o conjunto de características textuais e contextuais necessários para que o texto cumpra eficientemente seu objetivo sociocomunicativo. A coesão textual pode ser percebida ao se verificar que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento vai dando continuidade ao outro, determinando a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. ▪ Um texto coeso é importante para a transmissão da mensagem e, consequentemente, o seu entendimento. Para isso é necessário empregar elementos de coesão, que podem ser gramaticais e lexicais, com o objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto. Vamos assistir? Depois pesquisem um pouco sobre o assunto, é bem interessante e vai auxiliar muito, Bjo e até quarta.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=H5XfcftogAw



 _________________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 26/11/2020


Olá pessoal! Bom dia!! No capítulo 7, abordaremos o gênero artigo de opinião. Vcs conhecem? artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente. . Assim, leiam as páginas 252 e 253 do livro didático e façam as atividades das páginas 254 à 257.  Percebam nesse texto “Celebridades descelebradas” os tipos de argumentos(A argumentação no artigo de opinião): de autoridade ou citações; científico ou por comprovação; de valoração; com o uso de ironia e pouco fundamentado; contra-argumentos. - identificar a tese e os argumentos utilizados no texto lido. Em nossa aula interativa, explicarei sobre esse gênero. Bjos e até lá....


__________________________


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 25/11/2020

Olá pessoal, bom dia! Em nossa aula interativa, conversamos sobre as concordâncias nominal, verbal e, disponibilizei os slides em nosso grupo de whatsapp. Agora, vamos fixar o conteúdo? Façam os exercícios  do caderno de atividades, páginas: 56 à 60 (letra f). Não esqueçam de fazer o mapa mental sobre o que estamos estudando, pois facilita o aprendizado. Qqer dúvida estou à disposição. Bjooo


__________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 19/11/2020

Olá pessoal, bom dia! Em nossa aula interativa, comentamos sobre redação e, trago abaixo sobre os dois tipos de coesão muito importantes na construção do texto.  Achei o vídeo abaixo bem elucidativo. 



Em nossa aula interativa de segunda-feira, irei explicar através de slides. Como tarefa, leiam a Unidade 7 sobre concordância, que também é um mecanismo de Coesão gramatical, pois o verbo concorda com sujeito. É um mecanismo de conectar verbo a sujeito. Quando a concordância está errada, a leitura pode ser dificultada ou pode mesmo ser comprometida, pois o verbo pode apontar para outro termo que não o seu sujeito. Bjos

Coesão referencial e coesão sequencial

A coesão referencial e sequencial criam vínculos entre as palavras, orações e as partes de um texto, contribuindo para a coerência interna e para a progressão temática e textual. A coesão referencial e a coesão sequencial são chamadas de recursos coesivos por estabelecerem vínculos entre as palavrasorações e as partes de um texto.

Coesão referencial

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.

Exemplo:

·         Ana Elisabete gritou. Ela fica apavorada quando fica sozinha, apesar de ser uma menina calma e inteligente.

Nesse exemplo, o termo referente é Ana Elisabete. Todas as vezes que o referente precisa ser retomado no texto, podemos utilizar outras palavras para que os leitores possam retornar e recuperar a ideia.

É bastante frequente o uso de figuras de construção/sintaxe para a coesão referencial, como as anáforascatáforaselipses e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações).

Coesão sequencial

coesão sequencial é responsável por criar as condições para a progressão textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.

Os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para que as partes e as informações do texto possam ser articuladas e relacionadas. Além da progressão das partes do texto, os mecanismos de coesão sequencial contribuem para o desenvolvimento do recorte temático. Dessa forma, o autor do texto evita falta de coesão, garantindo boa articulação entre as ideias, informações e argumentos no interior do texto e, principalmente, a coerência textual.

→ Separei para vocês alguns termos responsáveis pela coesão sequencial nos textos:

Adição/inclusão - Além disso; também; vale lembrar; pois; outrossim; agora; de modo geral; por iguais razões; inclusive; até; é certo que; é inegável; em outras palavras; além desse fator...

Oposição - Embora; não obstante; entretanto; mas; no entanto; porém; ao contrário; diferentemente; por outro lado...

Afirmação/igualdade - Felizmente; infelizmente; obviamente; na verdade; realmente; de igual forma; do mesmo modo que; nesse sentido; semelhantemente...

Exclusão Somente; só; sequer; senão; exceto; excluindo; tão somente; apenas...

Enumeração - Em primeiro lugar; a princípio...

Explicação Como se nota; com efeito; como vimos; portanto; pois; é óbvio que; isto é; por exemplo; a saber; de fato; aliás...

Conclusão - Em suma; por conseguinte; em última análise; por fim; concluindo; finalmente; por tudo isso; em síntese, posto isso; assim; consequentemente...

Continuação - Em seguida; depois; no geral; em termos gerais; por sua vez; outrossim...

BONS ESTUDOS!

__________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 18/11/2020 

OLÁ PESSOAL! BOM DIA! Nossa aula de hoje será exercícios sobre o uso dos pronomes. Livro didático páginas: 236, 237 e 238 (até o número 5) a fim de fixarem o conteúdo. Abaixo dois mapas mentais sobre a classificação dos pronomes para facilitar o estudo e outros tipos de coesão. Amanhã explicarei sobre coesão referencial e sequencial. Pesquisem pois é bem interessante. Não esqueçam de conferir a aba gabaritos...bjos


_________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 11/11/2020

OLÁ PESSOAL! BOM DIA! Nossa aula de hoje será exercícios sobre o gênero crônica. Em nossa aula interativa na quinta feira às 9 hs, iremos continuar o estudo dos pronomes. Bjooo






_________________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 09/11/2020

OLÁ PESSOAL! BOM DIA! CONFORME COMBINADO EM NOSSA AULA INTERATIVA, ASSISTAM AO VIDEO ABAIXO SOBRE PRONOMES, COESAO E COERÊNCIA TEXTUAL. ESTAMOS NA PÁGINA 232 DO LIVO DIDÁTICO. QQER DÚVIDA É SÓ CHAMAR...BJO



_______________________________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 04/11/2020

Olá pessoal! Bom dia....tudo bem? Vamos abordar hoje um assunto muito interessante e está presente na unidade 6 do livro didático. Iremos estudar sobre coerência, coesão e o uso dos pronomes...vamos lá? Ahh,,,,e não esqueçam da nossa aula interativa quinta-feira 9 hs. Aguardo vcs....bjos

Pronomes e elementos de coesão

Antes de falarmos sobre pronomes, vamos abordar sobre noções de coerência e coesão. Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos.

Agora, veja como fazer o uso correto dos Pronomes e as funções que eles desempenham para a coesão textual. Pronomes e elementos de coesão podem parecer um tema sem importância… Mas, eles são essenciais para você produzir uma boa Redação

O uso dos Pronomes – A palavra “ela”, na tirinha abaixo, corresponde a qual substantivo mencionado? Note que “ela” reporta-se à expressão “minha mina” e substitui essa expressão.

Agora, observe as palavras “minha” e “meu” que acompanham os termos “mina” e “bafo”. O que as palavras (minha/ meu) acrescentam ao sentido dos termos? Adicionam à mina e ao bafo o sentido de posse, ou seja, indica de quem é a mina e de quem é o bafo.

    Observando as duas análises acima, percebemos que o termo “ela” está empregado no lugar do substantivo “mina”. No segundo, os termos “minha” e “meu” acompanham o substantivo mina e bafo.Esses termos que substituem ou acompanham o substantivo, chamamos pronome. Quando os pronomes são empregados para substituí-lo ou para referir-se a ele, temos pronome substantivo; quando está acompanhando-o a fim de caracterizá-lo ou determiná-lo, dizemos que são pronomes adjetivos.

Pronome: uma ferramenta essencial

O estudo dos pronomes é fundamental a quem pretende interpretar bem e escrever com coesão textual. O importante não é memorizar uma lista gigantesca de pronomes, mas saber como empregá-los no texto e de que forma serão úteis à minha compreensão e interpretação textual. Ao longo das explicações, focalizaremos a lista de pronomes e como devem ser usados. Os pronomes classificam-se em seis grupos: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos.

Veja na canção para entender os Pronomes pessoais

·                    Quero te encontrar / Quando você vem / Pra passar o fim de semana

·                    Eu finjo que tá tudo bem / Mesmo dura ou com grana / Você ignora tudo que eu faço

·                    Depois vai embora / Desatando os nossos laços

·                    Quero te encontrar / Quero te amar

·                    Você pra mim é tudo / Minha terra, meu céu, meu mar

·                 (Buchecha)

Pronomes pessoais designam as pessoas que participam do discurso. Na letra de música acima, temos eu e você os quais indicam quem fala: eu; e a quem se dirige: você. Além desses, encontramos também outros dois: te e mim que se referem, nesta ordem, à segunda pessoa (tu) e à primeira (eu). Dividimos os pronomes pessoais de acordo com a função que eles exercem na frase. Os pessoais do caso reto assumem a função de sujeito e do caso oblíquo, de complemento.

Ø    Na próxima aula estudaremos  um pouco mais sobre pronomes. Até lá....bjos



                                                                     ______________________________

Pessoal, Outubro chegou!

 Lembrem-se sempre de acreditar na força dos seus sonhos, em todo o poder que existe em vocês. Lembrem-se sempre de acreditar que vocês podem ir além. Estudem com a firme certeza que tudo que requer esforço e disciplina resulta em felicidade e grandes conquistas.

__________________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 29/10/2020

Olá pessoal!

Vamos estudar a crase? Assistam ao vídeo abaixo, anotem as dúvidas e façam os exercícios no final dos slides. Bjos

____________________________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

Português – Professora Érica – 9º ano

AULA DO DIA 28/10/2020

Olá pessoal!

Gênero Artigo de opinião e gênero Crônica. Qual a diferença?

O artigo é um texto que relata fatos ou circunstâncias existentes numa realidade concreta, e pretende descrever aspectos tidos como relevantes ou fundamentar alguma opinião.A crônica é um texto narrativo que relata experiências, vivências ou pontos de vista pessoais do cronista ocorridos em tempos passados ou em momentos atuais, ou seja, são impressões essencialmente pessoais de quem escreve.

______________________________

       A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens. Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros.  Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.
      O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.

       Como exposto acima, há vários motivos que levam os leitores a gostar das crônicas, mas e se você fosse escrever uma, o que seria necessário? Vejamos de forma esquematizada as características da crônica:
• Narração curta;
• Descreve fatos da vida cotidiana;
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
• Possui personagens comuns;
• Segue um tempo cronológico determinado;
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
• Linguagem simples.
         Portanto, se você não gosta ou sente dificuldades de ler, a crônica é uma dica interessante, pois possui todos os requisitos necessários para tornar a leitura um hábito agradável!
Artigo de opinião

“Todo jornal e revista têm seus articulistas, fixos ou ocasionais, que colaboram com artigos em que analisam alguma questão da atualidade. O autor toma uma posição diante do tema e tenta nos convencer de seu ponto de vista. Para isso, ele busca exemplos, números, testemunhos, qualquer tipo de argumento que corrobore suas afirmações. A linguagem deve ser cuidada. Nela há uma liberdade maior para achados lingüísticos, um pouco de humor e de ironia, a depender do estilo do articulista.”

(VIANA, Antonio Carlos. Textos argumentativos: ler e produzir. In: _____. Guia de redação: escreva melhor. São Paulo: Scipione, 1. ed., 2011, cap. 17, p. 132.)

_________________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 26/10/2020 

Olá galera!Bom dia!

Hoje teremos nossa aula interativa às 9:30.

Aguardo vcs....bjos

___________________________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 19/10/2020 

Olá galera!Bom dia!

Hoje vamos estudar um pouco sobre o gênero crônica e suas características. Vamos lá? 

Ah, e não esqueçam da nossa aula interativa, dia 21/10/2020, quarta-feira às 9:30.

Aguardo vcs....bjos

 CRÔNICA

Características:

               Vinculada ao jornalismo;

               fatos de natureza predominantemente não ficcional;

               não tem organização muito definida ( mais livre );

               fusão de narrativa com a expressão de opiniões e ideias;

( mistura fatos, opiniões e impressões pessoais do enunciador)

               linguagem: combina elementos literários com elementos da linguagem jornalística;

                                       ( linguagem figurada x objetividade: clareza de informações )

               os índices de tempo, espaço e pessoa não estão ancorados na situação de enunciação;

               finalidade: chamar a atenção dos leitores para o fato, convidando-os a refletir sobre ele e a tirar suas próprias conclusões.

Estrutura e objetivos:

Texto narrativo que:

               é, em geral, curto;

               temaproblemas do cotidiano;

               Personagens: pessoas comuns ( sem nome ou com nomes genéricos)

 (sem aprofundamento psicológico – apresentadas  em traços rápidos );

               organizado em torno de um único núcleo, um único problema;

               objetivoenvolver, emocionar o leitor, levando-o à reflexão.

TIPOS DE CRÔNICA

              Crônica Descritiva.

              Crônica Narrativa.

              Crônica Dissertativa.

              Crônica  Narrativo-Descritiva.

              Crônica Humorística.

              Crônica Lírica.

              Crônica Poética.

              Crônica jornalística.

              Crônica Histórica.

Na próxima aula iremos abordar sobre cada uma delas.

 _________________________________________ 

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 08/10/2020

Olá galera!Bom dia!

Vamos conhecer um pouco sobre as orações subordinadas adjetivas ? Assistam ao vídeo abaixo e qualquer dúvida é só chamar! E não deixem de abrir a página de gabaritos, pois nela está a correção das atividades que fizemos na última aula. Não se esqueçam de copiar no caderno as correções, para uma melhor fixação do conteúdo. Bjos



__________________________________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 07/10/2020

 Olá pessoal!! Bom dia!

Segue abaixo nosso trabalho relativo ao 3º bimestre! Qquer dúvida é só chamar!





Revisão de português





E não esqueçam do nosso encontro hj às 9:30 na Plataforma Plural

Espero vcs! Bjosss

__________________________________

 Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 05/10/2020

 Olá pessoal!! Bom dia!

VAMOS CONHECER O GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA? ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E QUALQUER DÚVIDA É SÓ FALAR.

 

AHH...E NÃO ESQUEÇAM DO NOSSA AULA INTERATIVA QUARTA, 7/10 ÀS 9:30.  ESPERO VCS. BJOS

_____________________________________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 01/10//2020

 Olá pessoal!! Bom dia!

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

CONTEÚDO: REGÊNCIA

Tudo bem? Vamos fazer  alguns exercícios  que estão nas páginas 170 à 173  do livro didático? Qualquer dúvida é só chamar! Não se esqueçam de dar uma olhada em nossa página de gabaritos, para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas! Bjo

__________________________________________________________________

Pessoal, terminamos o mês de Agosto. Bem-vindo, setembro. Nesse mês de

 possibilidades, vamos semear o amor em cada momento. Vamos regar os sonhos

 que ainda não se concretizaram e mantermos firmes, como uma árvore, para

 seguirmos em frente. 

Sem medo!

Um beijo!

_________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 30/09/2020


 Olá pessoal!! Bom dia!
 
Após a aula interativa de Segunda, percebi a necessidade de desenvolver melhor o conteúdo e, resolvi gravar o vídeo abaixo explicando sobre as orações reduzidas. 

Mas  não preocupem, irei enviar pelo grupo da nossa sala e, na próxima aula retornarei ao conteúdo. 

Como tarefa, façam as páginas 167,168 e 169 do livro didático..

Qualquer dúvida é só chamar....bjo


________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 28/09/2020



Nosso encontro será na plataforma, dia 28/09 às 9:30 hs. Bjos e até lá

Conteúdos a serem abordados na aula interativa:

- Orações subordinadas adverbiais

- Regência verbal e nominal.

- Revisão geral.

Necessário que estejam com o caderno de atividades e o livro didático durante nossas aulas...bjossss

__________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 23/09/2020



Olá pessoal! Tudo bem? Façam as atividades abaixo e anotem as dúvidas,pois iremos corrigi-las em nossa aula interativa.

Nosso encontro será na plataforma, dia 24/09 às 9 hs. Bjos e até lá

Conteúdos a serem abordados na aula interativa:

- Orações subordinas adverbiais

- Regência verbal e nominal.

- Tarefa dos dias 16/09 e 23/09 

Necessário que estejam com o caderno e o livro durante nossas aulas...bjossss



_______

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 21/09/2020

Olá pessoal! Tudo bem

Abaixo um mapa mental sobre orações subordinadas adverbais. 

Esse tipo de oração representa um importante instrumento para a interpretação e 

construção de textos, principalmente, narrativos e dissertativos. 

O emprego adequado das diversas circunstâncias expressas por esse tipo de oração 

permite o desenvolvimento coerente de sequência de fatos, em gêneros narrativos – 

principalmente em relação às indicações de tempo e de causa e consequência - e de 

procedimentos argumentativos. 

Você sabe o que é um mapa mental ? 

É uma preciosa ferramenta de aprendizagem e de transmissão ordenada de dados, 

informações e conhecimentos, pois favorece a sistematização e a visualização das 

conexões e inter-relações entre ideias e conceitos.

Como fazer um mapa mental: passo a passo

1.     Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal;

2.    Coloque o tema do seu resumo no centro desta folha. ...

3.    Faça conexões a partir desse elemento central. ...

4.    Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo;

5.    Complete o seu resumo com todas as informações importantes.



 

Vamos entender como as orações subordinadas adverbiais estabelecem coesão?Façam as atividades das páginas 165 e 166 do livro didático. Bons estudos!

_________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 17/09/2020

 Olá pessoal! Tudo bem? Assistam ao vídeo abaixo, anotem as dúvidas e façam as atividades que estão no final dos slides. 



Bons estudos!

_________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 16/09/2020

 Olá pessoal! Tudo bem? Façam as atividades abaixo e leiam as páginas 31 e 32 do caderno de atividades. Bom estudo! Bjo!







                                                                         ___________

14/09/2020

Bom dia!

Gostaria de lembra-los que nossa aula hoje é na plataforma Plurall, as 09:30 horas.

Aguardo vocês!


___________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 09/09/2020

 Olá pessoal! Tudo bem? Assistam ao vídeo abaixo, anotem as dúvidas e façam as atividades(caderno de atividades) das páginas 27 à 30 (letra d).



Atenção pessoal,  nossa aula interativa será amanhã , às 09:00horas, na plataforma Plurall. Aguardo vocês!



Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 03/09/2020


Olá pessoal, gostaria de lembra -los que nossa aula hoje é na plataforma Plurall, às 09:00 horas.

Aguardo vocês!


___________



Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 02/09/2020

Bom dia , tudo bem? Saudades...

Iniciando a unidade 4

Vamos dar sequência aos nossos estudos? 

Façam os exercícios das páginas 140 à 144 até o número 4 .

Não esqueçam da nossa aula interativa quinta-feira às 9 hs pela Plataforma Plural. Nessa aula, 

iremos abordar o gênero  Romance e contar sobre  o enredo de Memórias Póstumas de Brás 

Cubas (que sãos os trechos abordados nesse capítulo).


 Bjo e até amanhã...


___________

Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 31/08/2020

Bom dia , tudo bem? Saudades...

Iniciando a unidade 4

Leiam as páginas 138 à 141 do livro didático. 
Abaixo um vídeo contendo explicações relativas à Unidade 4
Inscrevam em meu canal no youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCMw3uxHKxPPAyQVDroJKn0Q




Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 27/08/2020

Bom dia , tudo bem? Saudades...

Façam as atividades das páginas 24 à 26 do caderno de atividades.

  Releiam a matéria e os slides das aulas interativas. Na próxima semana iremos abordar um novo 

conteúdo...bjos





Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 06/08/2020


Bom dia meninas, tudo bem

 Assistem ao vídeo abaixo, estudem as páginas 114 à 121 do livro didático e, qualquer dúvida, é só chamar.......bjosss  

SEGUE ABAIXO O TRABALHO RELATIVO AO 2º BIMESTRE!




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 05/08/2020
Bom dia meninas, tudo bem
 Assistem ao vídeo abaixo, estudem as páginas 114 à 121 do livro didático e, qualquer dúvida, é só chamar...e façam a tarefa abaixo.......bjosss  


 



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 03/08/2020
Bom dia meninas, tudo bem? Descansaram um pouquinho?  Assistem ao vídeo abaixo, estudem as páginas 114 à 121 do livro didático e, qqer dúvida, é só chamar...bjosss  




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 22/07/2020

Olá meninas...dando sequência às nossas aulas, abaixo uma pequena explicação. 
Quinta, às 9 hs teremos nossa aula interativa. Bjosss


Pesquisem, leiam e tragam as dúvidas para nossa aula...bjo e até quinta.
E não esqueçam de fazer a tarefa abaixo....quinta iremos corrigir e sanar as dúvidas...




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 20/07/2020
Bom dia meninas, tudo bem? Dando sequencia à nossa aula interativa de quinta, leiam as páginas 126 à 128 do livro didático. Olhem em nosso grupo, disponibilizei à vcs os slides utilizados. E vamos par algumas explicações importantes sobre o conteúdo. Bjoooo
Estudar a estrutura é conhecer os elementos formadores das palavras. As palavras podem ser divididas em unidades menores, a que damos o nome de elementos mórficos ou morfemas.
Vamos analisar a palavra "cachorrinhas":
Nessa palavra observamos facilmente a existência de quatro elementos. São eles:
cachorr - este é o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado.
inh - indica que a palavra é um diminutivo
a - indica que a palavra é feminina
s - indica que a palavra se encontra no plural
Morfemas são unidades mínimas de caráter significativo.
Obs.: existem palavras que não comportam divisão em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc.
São elementos mórficos:
1) Raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos
2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros
3) Vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação ou eufônicos.

BONS ESTUDOS!!



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 16/07/2020



Atenção meninas, hoje nossa aula é interativa, às 09:00horas, na plataforma Plurall.


Aguardo vocês!!

Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 15/07/2020

        Olá meninas, tudo bem? Como tarefa, façam as atividades das páginas 124 e 125 do livro didático. Na quinta, em nossa aula interativa, iniciaremos um novo conteúdo. 



Iremos abordar o processo de formação das palavras. Tenho certeza de que irão gostar  bastante. Leiam a página 24 do caderno de atividades para terem uma ideia do que iremos abordar....bjosss


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 13/07/2020
Bom dia meninas, tudo bem? Com o intuito de reforçar nossos estudos acerca das orações subordinadas substantivas, façam os exercícios abaixo retirados de vestibulares. Bjosss


1)    (PUCSP) Nos trechos: “… não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer” e “Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras”. A palavra que está introduzindo, respectivamente, orações:

(A)        subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
(B) subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
(C) subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
(D)        subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
(E) subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

2)    “Pode-se dizer que a tarefa crítica é puramente formal.”

No texto acima, temos uma oração destacada que é...
... e um se que é...

(A)        substantiva objetiva direta - partícula apassivadora
(B) substantiva predicativa - índice de determinação do sujeito
(C) relativa - pronome reflexivo
(D)        substantiva subjetiva - partícula apassivadora
(E) adverbial consecutiva - índice de indeterminação do sujeito

3)    (Santa Casa-SP) A palavra se é conjunção subordinativa integrante (introduzindo oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual dedas orações seguintes?

(A)        Ele se morria de ciúmes pelo patrão.
(B) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.
(C) O aluno fez-se passar por doutor.
(D)        Precisa-se de pedreiros.
(E) Não sei se o vinho está bom.

4)    (PUCC-SP) Assinale a alternativa cuja oração subordinada é substantiva predicativa:

(A)        Espero que venhas hoje.
(B) O aluno que trabalha é bom.
(C) Meu desejo é que te formes logo.
(D)        És tão inteligente como teu pai.

5)    (FAAP-SP) "Assim nos encontrou nesta contemplação e Zé Brás, com o doce aviso de que estava na mesa a ceiazinha." A oração destacada é:

(A)        objetiva direta
(B) objetiva indireta completiva nominal
(C) completiva nominal
(D)        subjetiva
(E) subjetiva predicativa

6)    (ACAFE-SC) No período: “ Não me parece bonito que o nosso Bentinho ande metido nos cantos com a filha do Tartaruga...” a oração em destaque é:

(A)        Subordinada substantiva objetiva indireta.
(B) Subordinada substantiva objetiva direta.
(C) Subordinada substantiva completiva nominal.
(D)        Subordinada substantiva subjetiva.
(E) Subordinada substantiva predicativa.

7)    (PUCSP) “... e no fim declarou-me que eu tinha medo de que você me esquecesse”, as orações sublinhadas são, respectivamente:

(A)        subordinada substativa objetiva indireta, subordinada substativa objetiva direta.
(B) subordinada substativa predicativa, subordinada substativa objetiva direta.
(C) subordinada substativa objetiva direta, subordinada substativa completiva nominal.
(D)        subordinada substativa objetiva direta, subordinada substativa objetiva indireta.
(E) subordinada substativa subjetiva, subordinada substativa predicativa.

8)    (FUEL-PR) Ninguém mais acreditava que ainda houvesse meios de salvá-lo.
Há, no período acima:

(A)        três orações subordinadas.
(B) uma oração principal e uma subordinada.
(C) uma oração subordinada reduzida.
(D)        uma oração subordinada subjetiva.
(E) uma oração subordinada objetiva indireta.

9)    (UNIMEP-SP) Quatro alternativas a seguir contêm orações destacadas que desempenham a mesma função.  Assinale a alternativa que contém a oração que não exerce a mesma função que as demais.

(A)        É conveniente que você estude mais.
(B) Sua mãe quer que você vá ao mercado.
(C) Fazer a prova tranquilo é importante.
(D)        Bastava que você telefonasse ontem.
(E) Seria necessário a inflação parar de subir.

10)  (PUCSP) Em:
"Considerei, por fim, que assim é o amor..."
a oração destacada tem, em relação à oração não destacada:

(A)        valor de adjetivo e função sintática de predivativo do sujeito.
(B) valor de advérbio e função sintática de adjunto adverbial de modo.
(C) valor de substantivo e função sintática de objeto direto.
(D)        valor de substantivo e função sintática de sujeito.
(E) valor de adjetivo e função sintática de adjunto adnominal.


Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 09/07/2020

Bom dia meninas, conforme combinado, trouxe um esquema sobre orações subordinadas. Enviei também, em nosso grupo de zap, os slides das aulas interativas...bjos e bons estudos. Façam as páginas 21 a 23 do caderno de atividades. QQer dúvida é só chamar...bj





Ø  Vamos relembrar alguns conceitos necessários para a compreensão do conteúdo

Sujeito-é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração.

Objeto Direto-  é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo

Predicativo-  é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica.

Objeto indireto - é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto e vem sempre acompanhado de preposição.

Complemento nominal- é o termo integrante da oração utilizado para completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele é seguido sempre de preposição.
Aposto-  é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.




Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 08/07/2020

Bom dia meninas, tudo bem

Para a nossa aula de hoje,leiam as páginas 114 a 121 e façam um mapa mental sobre a matéria.

Segue nossa tarefa :
















Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 06/07/2020

Atenção meninas, hoje nossa aula é interativa, as 09:30 horas, na plataforma Plurall.




Aguardo vocês!


Centro Educacional Saber é Viver

Português- Professora Érica- Aula do dia 02/07/2020

Atenção meninas, hoje nossa aula é interativa, as 09 horas, na plataforma Plurall.

Aguardo vocês!



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 01/07/2020

Olá! Tudo bem?Não esqueçam da nossa aula interativa amanhã, às 9hs, na plataforma Plurall. 

A tarefa de hoje será a leitura das páginas 117 a 121, com o objetivo de reforçar o conteúdo que será ministrado na aula interativa.


 Nosso estudo será sobre as orações subordinadas substantiva.


O que é uma oração subordinada substantiva?




Primeiramente, vamos entender o que significa, palavra por palavra, essa expressão:
  • Oração: chama-se oração porque a construção contém um verbo ou uma locução verbal.

  • Subordinada: chama-se subordinada porque estabelece uma relação de dependência com a oração principal — uma sem a outra não faz sentido — e exerce alguma função sintática para ela. É diferente das orações coordenadas, que são independentes da oração principal.

  • Substantiva: chama-se substantiva porque a oração faz o papel de um substantivo na estrutura da frase, podendo ser substituída pelo pronome “isto” ou sua combinação com preposições (“disto”, “nisto”, “para isto”, “por isto”, “a isto”, “com isto” etc.)





Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 29/06/2020
Oláááá meninas....tudo bem
Voltamos com nossas postagens, mas quinta, dia 02/07 às 9 hs,   teremos nossa aula interativa. Então, enquanto esse dia não chega, iremos dar continuidade aos nossos estudos. 
Pois bem, estudamos orações coordenadas e agora, na Unidade 3, iremos estudar o período composto por subordinação.Na quarta-feira, irei gravar um vídeo explicando melhor essa matéria. Leiam as páginas 114, 115 e 116 do livro didático. 

O período pode ser composto por coordenação, subordinação e ainda por coordenação e subordinação.
Período composto é o período que se constitui de mais de uma oração.

Os períodos compostos podem ser formados das seguintes maneiras: podem ser compostos por coordenação, compostos por subordinação, ou ainda compostos por coordenação e subordinação, simultaneamente.
Período composto por coordenação
“Uma multidão se aglomera nas ruas do centro e o comércio interrompe suas atividades.”
Primeira oração: “Uma multidão se aglomera nas ruas do centro”
Segunda oração: “e o comércio interrompe suas atividades.”

Nesse período, cada uma das orações é sintaticamente independente, isto é, não exerce nenhuma função sintática com relação à outra.
A primeira oração (Uma multidão se aglomera nas ruas do centro) tem existência idependente da segunda oração (E o comércio interrompe suas atividades).
Cada oração vale por si, embora a expressão completa do pensamento do autor dependa da coordenação (“ordenada lado a lado”) das duas orações. A essas orações independentes dá-se o nome de coordenada e o período por esse tipo de oração chama-se período composto por coordenação .
Período composto por subordinação
Períodos compostos por subordinação são períodos que, sendo constituídos de duas ou mais orações, possuem uma oração principal e pelo menos uma oração subordinada a ela. A oração subordinada está sintaticamente vinculada à oração principal, podendo funcionar como termo essencial, integrante ou acessório da oração principal. As orações subordinadas que se conectam à oração principal através de conjunções subordinativas são chamadas orações subordinadas sindéticas. As orações que não apresentam conjunções subordinativas geralmente apresentam seus verbos nas formas nominais, sendo chamadas orações reduzidas.

“Na São Paulo de 1901, o pioneiro Henrique Santos-Dumont solicitou ao prefeito Antônio Prado que o isentasse do pagamento da recém-instituída taxa sobre automóveis.”
Primeira oração: “Na São Paulo de 1901, o pioneiro Henrique Santos-Dumont solicitou ao prefeito Antônio Prado”
Segunda oração: “que o isentasse do pagamento da recém-instituída taxa sobre automóveis.”




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 04/06/2020
REVISÃO III PARA A ATIVIDADE AVALIATIVA
Olá meninas, abaixo uma explicação 
 sobre orações coordenadas. E não esqueçam de conferir o gabarito. Qqer dúvida..... é só chamar...bj








Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 03/06/2020
REVISÃO II PARA A ATIVIDADE AVALIATIVA

Olá meninas, abaixo uma explicação e tarefa sobre orações coordenadas. Qqer dúvida, é só chamar...bj..até amanhã



















Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 01/06/2020
REVISÃO PARA A ATIVIDADE AVALIATIVA

Olá meninas, abaixo uma explicação sobre o gênero conto, que será nosso suporte textual na atividade avaliativa. Na quarta e quinta explicarei sobre orações coordenadas. Qqer dúvida, é só chamar...bj


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 28/05/2020
UNIDADE 3- Continuação
Olá meninas, assistam o vídeo abaixo sobre gêneros e tipos textuais. Qqer dúvida, é só chamar. Ahh e na próxima segunda, iremos começar nosso estudo sobre o período composto por subordinação. Leiam a página 114 a fim de assimilarem o conteúdo.
O período composto é formado por mais do que uma oração e pode ser classificado em Período composto por Coordenação e Período composto por Subordinação.

Há tantas orações quanto o número de verbos existentes no período, ou seja, oração = número de verbos. A Sintaxe dos períodos compostos estuda a função e a relação entre os períodos e a sua lógica. Ufaa..mta coisa rs...mas já já iremos aprender....Bjosss e até lá.




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 27/05/2020
UNIDADE 3- Continuação
Bom dia meninas, tudo bem? Abaixo a tarefa de amanhã. Até segunda irei enviar um vídeo explicando melhor os gêneros e tipos textuais. Enquanto isso, façam pesquisas sobre o assunto. Ahh e um lembrete: não esqueçam do nosso trabalho, a entrega é dia 29/5. bjooooo

Centro Educacional Saber é Viver
Português – Professora Érica – 9o ano
Tarefa do dia: 27/05/2020
Estudando e Aprendendo

Resumo de Tipologia Textual e Exercícios
Texto Narrativo (sequência de fatos)
   Conta como aconteceu, acontece ou acontecerá algo (real ou imaginário);
 É necessário uma introdução, um clímax e um desfecho;
 O enredo é prioridade;
 Fundamental é situar o tempo e o espaço físico onde ocorrem os fatos;
Dar preferência ao verbo de ação, ao dinamismo, para tornar mais viva a narrativa
 O pretérito perfeito e o mais-que-perfeito do indicativo predominam na narrativa;
         O autor adota a postura de narrador.
 Texto Descritivo (sequência de aspectos)
 Descreve como é um objeto, uma pessoa, uma paisagem, uma cena...;
 Apresenta o cheiro, a cor, as sensações como aspectos importantes;
 A finalidade da descrição é fazer ver e sentir
O presente do indicativo e/ou pretérito imperfeito do indicativo predominam na        descrição;
Os adjetivos estão sempre presentes no texto;
 O autor adota a postura de observador.
Texto Dissertativo (sequência de análises)
  Texto objetivo;
  Convence o leitor por meio de fatos, dados estatísticos, citações, publicações...
   O predomínio verbal é o presente do indicativo e do subjuntivo;
  O autor adota a postura de argumentador
Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos.
Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativa visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.
 Texto explicativo (injuntivo e prescritivo - instuir o leitor)
Os textos explicativos injuntivos possibilitam alguma liberdade de atuação ao leitor, enquanto os textos explicativos prescritivos exigem que o leitor proceda de uma             determinada forma. Exemplos de textos prescritivos: cláusulas contratuais, leis, códigos, constituição, edital de  concursos públicos, regras de trânsito,
Exemplos de texto injuntivo ou instrucional: receita culinária, bula de remédio, manual
     de instrução, livro de autoajuda, guia rodoviário.









Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 25/05/2020
UNIDADE 3- Continuação
Olá meninas, tudo bem? Espero que sim. Escutem o vídeo abaixo, leiam os slides e façam as atividades do livro didático, páginas 108 e 109. Beijos!


 



 















 







Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 21/05/2020
UNIDADE 3- Continuação

Bom dia, tudo bem? Para darmos sequência, resolvam os exercícios das páginas 105,106 e 107 do livro didático. Segunda, irei postar um vídeo com explicações sobre gêneros e tipos textuais, pois como estamos trabalhando o gênero conto, iremos abranger de uma forma mais ampla. E assim, como vcs estão caminhando para o Ensino Médio, a partir de agora, iremos trabalhar conteúdos diversificados, como forma de aprimorar os conhecimentos. Aguardem..vem novidade aí...bjo



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 20/05/2020
UNIDADE 3- Continuação


Olá meninas, vamos dar sequência? Então, no capítulo 3 estudamos um conto de Rachel de Queiroz. Essa autora utiliza recursos estilísticos para produzir efeitos expressivos em seu texto. São efeitos que auxiliam na maneira de escrever para expressar o que se deseja. Vários recursos são utilizados nessa unidade, mas atentaremos a Metonímia, Ironia e polissíndeto. 




 




Na página 106 há mais exemplos..olhem lá


GOSTARAM?

Vamos para o tarefa do dia?








Por hj é só meninas...bj



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 18/05/2020

UNIDADE 3- Continuação

Olá meninas, como foram de final de semana? Espero que todas estejam bem. Então, para darmos sequência à unidade, iremos abordar um assunto já conhecido  por vocês, que é sobre os tipos de narrador. Leiam a página 104 do livro didático e façam a atividade número 2. Vamos relembrar alguns aspectos?
A NARRAÇÃO É UM RELATO  CENTRADO EM UMA  SEQUÊNCIA DE FATOS EM QUE  AS PERSONAGENS ATUAM (SE  MOVIMENTAM) EM UM  DETERMINADO ESPAÇO  (AMBIENTE) E EM UM  DETERMINADO TEMPO. QUEM  APRESENTA ESSE RELATO AO  LEITOR É O NARRADOR.
O NARRADOR PODE CONTAR A  HISTÓRIA TENDO UMA VISÃO DE TUDO O QUE ACONTECE E TUDO O  QUE AS PERSONAGENS SENTEM E  VIVEM OU APENAS A VISÃO DE UMA  PARTE. ISSO DEPENDE DO FOCO DE  VISÃO QUE ELE TEM, ISTO É, O  FOCO NARRATIVO É A POSIÇÃO  TOMADA PELO NARRADOR AO  CONTAR A HISTÓRIA.

Ø  NARRADOR       - PERSONAGEM  PROTAGONISTA
ESTE NARRADOR É A PERSONAGEM  PRINCIPAL DA HISTÓRIA, NARRANDO-A  DE UM PONTO DE VISTA FIXO: O SEU.
NÃO SABE O QUE PENSAM OS  OUTROS PERSONAGENS E APENAS NARRA OS ACONTECIMENTOS COMO  OS PERCEBE OU LEMBRA.

Ø  NARRADOR - PERSONAGEM 
ESTE PERSONAGEM VIVE OS ACONTECIMENTOS POR ELE DESCRITOS COMO PERSONAGEM SECUNDÁRIA. É UM PONTO DE VISTA MAIS LIMITADO, UMA VEZ  QUE ELE NARRA A PERIFERIA DOS ACONTECIMENTOS, SENDO INCAPAZ DE  CONHECER O QUE SE PASSA NA MENTE  DOS OUTROS PERSONAGENS.
CASO SEJA UM NARRADOR EXTERNO,  ISTO É, QUE NÃO TENHA SEU CAMPO DEVISÃO COMPROMETIDO POR SER UMA DAS PERSONAGENS, TEMOS UM  NARRADOR COM FOCO DE 3ª PESSOA.  ESSE NARRADOR TEM A CAPACIDADE DE  VER TUDO (É ONISCIENTE) E DE ESTAR  EM TODOS OS LUGARES (É ONIPRESENTE) JUSTAMENTE PORQUE NÃO ESTÁ LIMITADO AO PONTO DE VISTA  DE UMA PERSONAGEM.

Ø  NARRADOR - OBSERVADOR  ONISCIENTE
É O NARRADOR QUE TUDO SABE  SOBRE O ENREDO, OS PERSONAGENS  E SEUS PENSAMENTOS. A ONISCIÊNCIA DO NARRADOR PODE OU NÃO SE LIMITAR A APENAS UM DOS  PERSONAGENS DA HISTÓRIA.

Ø  Narrador Onisciente Intruso
O narrador onisciente intruso recebe esse nome pois ao mesmo tempo que narra a história, critica os personagens e insere juízos de valor sobre algumas ações. Assim, ele é livre para julgar e se posicionar sobre os fatos da trama e, portanto, apresenta sua opinião.
bons estudos


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 14/05/2020

 UNIDADE 3


Olá meninas, tudo bem? Não esqueçam de conferir o gabarito da atividade de ontem. E agora, para darmos sequência aos estudos, façam as páginas 99 à 102 do livro didático. Abaixo está o conteúdo do trabalho bimestral a ser desenvolvido por vocês. Façam com calma e tendo dúvidas, pode me chamar. Estou à disposição de vcs. Bjos




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 13/05/2020
INICIANDO A UNIDADE 3



Olá meninas, tudo bem? Finalizamos a unidade 2 e agora, iremos continuar a estudar o gênero conto de uma forma mais aprofundada. E na parte gramatical, iremos trabalhar com as orações subordinadas e iniciar o processo de formação das palavras. Animadas? Logo logo estaremos juntas novamente..
Leiam o conto “Metonímia, ou a vingança do condenado” da autora Rachel de Queiroz páginas 96 e 97 do livro didático. Em seguida, resolvam os exercícios da página 98.
Vocês irão perceber que o texto começa com uma crônica e termina com um conto. Como assim? Curiosas? Leiam e depois me falam o que entenderam.
E quem foi Rachel de Queiroz? Vcs a conhecem? Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza em 17 de novembro de 1910. Pelo lado materno, era descendente do escritor José Alencar (1829-1877), o maior romancista do período romântico.
A jovem cearense Raquel de Queiroz que, aos 20 anos, chamou a atenção da crítica do Rio de Janeiro e de São Paulo por conta de seu primeiro romance, O quinze, projetou-se na vida literária do país com uma prosa regionalista e de fundo social.
FANTÁSTICA, NÃO É MENINAS?




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 11/05/2020
Exercícios de fixação-  Unidade 2
E aí meninas, tudo bem?  Como foram de final de semana.? 
Para finalizarmos e fixarmos bem o estudo da unidade 2, iremos fazer alguns exercícios.  Vamos lá!!!



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 07/05/2020
Finalização da Unidade 2

E aí meninas, tudo bem? Para finalizarmos e fixarmos bem o estudo da unidade 2, iremos estudar hoje sobre os diversos tipos de conto. Vcs conhecem? Vamos lá!!!
·         Conto de ficção científica: caracterizado por ter, em seu enredo, elementos que não existem em nossa realidade, mas que poderiam existir devido ao avanço científico e tecnológico.
·         Conto infantojuvenil: narrativas voltadas para jovens e crianças. Normalmente, a linguagem utilizada nesses contos é mais simples, e as temáticas são relacionadas a conflitos comuns na vida de seus leitores-alvo.
·         Conto fantástico: com personagens e acontecimentos impossíveis na realidade e não explicados na narrativa, esses contos têm conquistado cada vez mais leitores.
·         Conto de fadas: velho conhecido de muitas pessoas, o conto de fadas é marcado pela existência de fadas e outras criaturas mágicas entre suas personagens. Esse subgênero de conto é especialmente lido por crianças, embora existam narrativas assim voltadas para o público mais velho.
Ahh e alguém deve estar perguntando: qual a diferença entre conto e crônica. Vamos lá?
Diferenças entre conto e crônica
É muito comum encontrarmos certas dificuldades para diferenciar os gêneros conto e crônica. Entretanto, é bom saber que eles não têm as mesmas características. O conto, como já dissemos, é uma narrativa curta e com um único conflito em seu enredo. A crônica, por outro lado, é um gênero discursivo que busca retratar o cotidiano e está ligado ao jornal. Normalmente, as crônicas encontradas diariamente nas bancas tratam de assuntos corriqueiros da atualidade. O bom cronista é aquele que consegue contar o dia a dia de um modo específico e fascinante, com um ponto de vista singular.

TAREFA DO DIA
E como tarefa, façam uma pesquisa sobre os diversos contos e a página 20 do livro de atividades. Conto com vcs|! Bons estudos! Bjos


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 06/05/2020
Finalização da Unidade 2
Ei meninas,como estão? Abaixo um vídeo contendo uma explicação rápida sobre os gêneros estudados nessa Unidade 2. Sigam e curtam meu canal. 


Dúvidas? Caso tenham, entre em contato!
Para finalizar, a tarefa do dia...bj







Sabe quem foi o personagem Zorro?
Zorro (espanhol para "raposa") é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor pulp norte-americano Johnston McCulley. Aparecendo em obras estabelecidas no Pueblo de Los Angeles durante a era da Califórnia espanhola (1769-1821). Ele é tipicamente retratado como um vigilante mascarado que defende os plebeus e os povos indígenas da Califórnia contra funcionários corruptos e tiranos e outros vilões. Sua assinatura de traje todo preto inclui uma capa, um chapéu conhecido como sombrero cordobés, e uma máscara cobrindo a metade superior de seu rosto.




MÊS DE MAIO

Iniciamos um novo mês, vamos elevar nossos pensamentos, atrair felicidade e prosperidade para o nosso dia. Que o mês de maio traga o clima agradável do outono para você. Com ventos que soprem otimismo e um calor leve que amorne seu coração.

Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 04/05/2020
Finalização da Unidade 2


Conto, Microconto e Miniconto: qual a diferença?
Meninas, tudo bem? E a saudade só aumenta. Estamos caminhando para o final da Unidade 2. E finaliza tratando sobre o Gênero Miniconto e micronto.
É normal a confusão na definições desses termos, mas realmente, há muitas definições e muitas características semelhantes. Então, trouxe para você um quadro comparativo onde será possível entender de vez essas diferenças.


Significado de algumas palavras acima no quadro que podem causar dúvidas.

Conciso
adjetivo
1.     1.reduzido ao essencial; em poucas palavras (diz-se de escritos, ideias, discurso etc.); preciso, sucinto, resumido.

Subentendido

Adjetivo
1.Aquilo que se subentendeu; o que se percebe, embora não tenha sido demonstrado ou dito explicitamente.

Agora sim, não é? Muito fácil.
Façam as atividades 1 e 2 da página 89. Depois, leiam as páginas 90 e 91 que mostram como produzir um miniconto, e escreva sua narrativa seguindo as instruções contidas no quadro da página 91. Podem enviar pelo blog ou pelo grupo de zap da nossa sala. Mãos à obra galerinha! Bj
Quarta-feira enviarei um vídeo com toda a revisão da Unidade 2.


*****************************
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 06/04/2020
Unidade 2- Gênero Conto

        Olá meninas..espero que estejam bem! Saudades. Vamos dar continuidade aos nossos estudos? Pois bem, iremos abordar o gênero conto. Vamos assistir a um vídeo sobre esse gênero








Observem que no final do vídeo diz: Então, conte para mim...o que é um conto? Mãos à obra, defina esse gênero e suas características. Podem fazer em forma de mapa mental, tópico, da maneira que achar melhor. Confio em vocês.


Ficou na dúvida: UMA BREVE EXPLICAÇÃO

       O conto é uma obra de ficção. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. O conto apresenta um narrador, personagens e enredo.
Ø                        Então vamos para algumas características:
- É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.
- A linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.
- Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.
- Envolve poucas personagens, e, as que existem se movimentam em torno de uma única ação.
- As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.
      

 Depois, leiam o texto “O homem que devia entregar a carta” e responda os exercícios das páginas 64 e 65 para que possamos corrigir e dar sequência na matéria. Quaisquer dúvidas que vocês tiverem, entrem em contato comigo!Agora vamos lá, mãos à obra, quero respostas, meninasl! Bjos


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 08/04/2020
Unidade 2- Período Composto


Olá Meninas, espero que estejam cumprindo esse período de quarentena para que logo logo possamos estar juntas. Pois bem, dando sequência às aulas, vamos estudar o período composto. Primeiro, uma video aula com minha explicação. Depois um power point. E como tarefa, ler as páginas 75 à 81 e esquematizar. Disponibilizarei tudo no zap da nossa turma..bjos e até breve

















Meninas, bom dia! 
Para realizar as atividades, leiam as páginas 75 à 81 do livro didático. 
Qualquer dúvidas, pode me chamar no grupo
Beijos



Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 13/04/2020
Unidade 2
       
       Olá meninas, tudo bem? Mtas saudades....Vamos dar sequência às nossas atividades? Pois bem, segue o gabarito da tarefa acima. 

GABARITO DA TAREFA
a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. ( 5 )

b) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso. ( 2 )

c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. ( 1 )

d) Não se preocupe, que estaremos aqui. (5  )

e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( 6 )

f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. ( 6 )

g) Não vá embora ou eu vendo esta casa. ( 4 )

h)Não é maldade, nem egoísmo. ( 2 )

i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( 2 )

j) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova. ( 3 )

l) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.(3 )

m) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho.( )

n) Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras.( 4  )
o) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres.( 1 )

p) O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.(6)

q) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha.( 3 )

r) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso.( 2  )

s) Ora sorri, ora chora amargamente. ( 4 )

AGORA, BORA ASSISTIR UM SUPER VÍDEO PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS DE VCS
Seis dicas de estudo baseadas na ciência - Rede Nacional de ...
E aí, gostaram? Comentem no grupo. 

E agora,é necessário que vcs façam os exercícios das páginas 84 e 85 do livro didático e transforme em texto os tópicos  do quadrinho da página 84.
ATÉ A PRÓXIMA
A simplicidade é o ultimo grau de sofisticação (Leonardo Da Vinci ...

vIMG] | Abraço virtual, Enviar um abraço, Abraço frases

Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 15/04/2020

55 Imagens Gif De Bom Dia Feliz Com Frases Para Celular E Whatsapp

Olá meninas, como estão? Dúvidas? Então, vamos dar sequência. Abaixo a tarefa de hj e tenho certeza de que acertarão tudo. Vcs são feraaaaaaa...Qqer dúvida, é só me chamar.

▷ gifs-animados-pokemon-picachu-1.gif GIF by streamlabs-upload ...
Vamos lá





E para completar os estudos, faça um mapa mental sobre as orações coordenadas e seu valor semântico!


Vamos complementar o estudo? Abaixo um vídeo bemmmm legal...e tem uma paródia explicando sobre as orações coordenadas. Vale a pena conferir! Ficou na dúvida sobre paródiaparódia é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche



AKI GIFS: Gifs Animados Simpsons
YUHUUU! TAREFA CONCLUÍDA  HJ!


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 16/04/2020
Unidade 2(continuação)
Olááááá meninas! Voltei kkk... Então, a correção da tarefa está em outra aba do blog. Mta atenção e qqer dúvida, me chama.

Período composto por coordenação - Definição e tipos de oração coordenada

O período composto por coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações independentes. Dito de outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função sintática em relação à outra oração do período. Você pode estar se perguntando: mas por que juntar orações se elas são independentes? Isso acontece de acordo com a intenção do autor de um texto, que pode juntar duas ou mais orações em um período para que a somatória delas ajude a construir uma informação mais precisa e adequada ao seu propósito. Exemplo:
Ø  Os sócios discutiram o plano econômico, votaram o orçamento e encerraram a reunião....
No exemplo acima, as duas primeiras orações estão ligadas por uma vírgula, mas a terceira foi ligada à anterior com a conjunção e. As orações coordenadas que não são ligadas por conjunções são chamadas de assindéticas.
Exemplo: A tempestade derrubou árvores, destelhou casas, alagou ruas. As orações coordenadas iniciadas por conjunção são chamadas de sindéticas. Há vários tipos de conjunções que podem iniciar uma oração coordenada. São as conjunções coordenativas. Vejamos as principais:
a)    Aditivas: e, nem, não só...mas também, não apenas... mas ainda etc.; Exemplo: A tempestade derrubou árvores e alagou ruas. b)    Adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto.
c)    Alternativas: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer etc.; Exemplo: A tempestade ora derrubava árvores, ora alagava ruas. d)    Conclusivas: logo, portanto, por isso, pois, de modo que etc.; Exemplo: Ele é mais forte, portanto tem mais chances de vencer a prova.
 e)    Explicativas: pois, porque, que etc. Exemplo: Ele tem mais chances de vencer a prova, porque é mais forte.
Porém, observe a seguinte frase: Ele faz as compras e quem paga a conta sou eu.
Nesse período, o e, em vez de fazer a função de conjunção aditiva, equivale a mas, ou seja, tem função adversativa. Esse tipo de mudança de função acontece também com outras palavras, como um pronome pessoal que que pode exercer função de pronome possessivo (Exemplo: Roubou-me o coração).
Resultado de imagem para gifs atenção
Isso indica que para classificar uma oração coordenada não basta decorar os tipos de conjunções: é necessário analisar todo o período, percebendo as relações que ali se estabeleceram.... 
Vamos a uma explicação
Resultado de imagem para gifs atenção
Gostaram? Acessem meu canal e dê um like..bj


Resultado de imagem para gifs tchau animados
Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 22/04/2020

Unidade 2(continuação)

Oiii meninas, tudo bem? Pois bem, voltei. E a saudade só aumenta. Vamos nos cuidar e logo logo estaremos juntas novamente.
E aí, estão com dúvidas até agora?
Achei mais um vídeo super legal para vcs...vamos lá?


E para reforçar o nosso aprendizado, façam as atividades das páginas 14 e 15 do caderno de atividades. Nessas páginas, falam do período simples e composto. Vamos recordar?
Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Período Simples
É aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.
Exemplos:
O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.
Período Composto
É aquele constituído por duas ou mais orações.
Exemplos:
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

TAREFA DO DIA 22/04/2020
ESTUDANDO E APRENDENDO

Não esqueçam de fazer os exercícios das páginas  14  E 15 do caderno de atividades...bons estudos! Qqer dúvida, é só chamar no zap ou por aqui! Bj

Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 23/04/2020
Olá...como estão? Fiquei feliz em falar com vcs hoje no zap. Depois dá uma olhadinha na parte do gabarito...ok?

Dúvidas?
Resultado de imagem para ponto de interrogação


Como fixação, façam as atividades das páginas 15 e 16 até a letra j do caderno de atividades. Dá uma sequência legal.

Ahh meninas, queria abordar um assunto extra sobre oração coordenada. Vamos falar da vírgula e as coordenadas? Como funcionam?



* As coordenadas assindéticas são separadas entre si pala vírgula:

Chegou, preparou o material, deu início ao discurso.

* As coordenadas sindéticas são demarcadas pela vírgula, exceto as que integram o grupo das aditivas.

- Não pôde comparecer ao trabalho, porém justificou sua ausência.

Ou você estuda para as avaliações, ou opta por comprometer seu resultado ao final do ano.

- Não viajaremos nestas férias, pois meus pais estão trabalhando.



Contudo meninas, em se tratando das aditivas, há dois casos em particular nos quais a vírgula encontra-se presente, assim evidenciados:

* Quando as orações são constituídas por sujeitos distintos.

Pedro é o mais esforçado dos irmãos, e Marcos não demonstra nenhum interesse.

* Quando a conjunção aparece por várias vezes repetida, configurando assim o que denominamos de polissíndeto:

Chegou, e preparou o material, e cumprimentou a todos, e deu início ao discurso.


Entre as orações intercaladas também constatamos a presença deste sinal. Assim como:

Este ano|, asseverou o diretor|, foi o mais proveitoso de todos.
                  Oração intercalada




Ufa né...kkk....Na próxima aula, trago mais exercícios...bjosss


Pin by Lynn Hudson on Smiley Face | Smiley emoji


Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 27/04/2020

Olá meninas, como estão? Como foram de final de semana? Estou montando um super vídeo contendo a explicação relativa à unidade 2 para vcs. Tudo de uma forma resumida e prática. Não esqueçam de olhar a parte do gabarito, tem correções lá....qqer dúvida e só  chamar. Vamos dar sequência? Abaixo, alguns exercícios de fixação.


Atividade de pontuação em orações coordenadas
Façam no caderno!

 Use a vírgula nas orações coordenadas corretamente:
1.     O jornalismo informa traz a notícia resume os fatos do dia.
2.    Li a mensagem no Whatsapp mas não entendi o que você disse.
3.    Acordamos cedo tomamos o café e fomos à escola.
4.    Trabalhou muito portanto ficou cansado no fim do dia.
5.    Vim fiz o cadastro pus meu nome informei minha idade registrei meu endereço.
6.    Jean gosta muito de informática porém se dedica mais em jogar tênis.
7.    Venham aqui pois já está tarde!
8.    Os alunos abriram o livro copiaram o texto e entregaram o trabalho.
9.    A moça fez uma bela maquiagem entretanto passou o batom errado.
10. Geraldo arrumou o quarto e Marilda lavou a louça da janta.

 Escolha apenas uma das alternativas abaixo como correta:
Qual das frases abaixo a vírgula está usada corretamente?
a) Jean comeu um bolo, e uma torta de limão.
b) Corri mas, não alcancei o ônibus.
c) Joana sabe, Português e História.
d) As pessoas gostam de facebook, porém não elas não têm muitos amigos reais.
e) Os políticos deveriam cuidar do dinheiro, público mas geralmente são corruptos.

Qual das frases abaixo NÃO deverá ter vírgula para ser correta?
a) José estudou e trabalhou.
b) Sorri mas ninguém se ofendeu.
c) Jean odiava Português porém estudou o uso da vírgula.
d) Não se façam de desentendidos porque percebi a intenção de vocês.
e) Eu vim aqui para aprender portanto estou aguardando a explicação.



Ufaaaa.....kkk por hj chega! Qqer dúvida, me chame. E não esqueça.....




Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 29/04/2020

          Olá meninas...tudo bem?
E aí, vamos continuar as aulas? Na página 17 do caderno de atividades aparecem algumas palavras que causam muitas dúvidas. E, para termos certeza sobre a forma correta de alguma palavra ou expressão, devemos observar o contexto da palavra. Isso mesmo, o contexto, tão ouvido durante as aulas rs. Vamos lá... Algumas dicas de forma prática E assim meninas, façam as atividades do Caderno de Atividades sobre desafios da língua páginas 17 e 18, números 1,2 e 3. Qualquer dúvida, falem comigo por aqui ou em nosso grupo do WhatsApp!









Meninas, achei interessante esses exercícios sobre a vírgula. bjos.
Até amanhã






Centro Educacional Saber é Viver
Português- Professora Érica- Aula do dia 30/04/2020



Olá Meninas, não deixem de abrir a página de gabaritos, pois nela está a correção das atividades que fizemos na última aula. Não se esqueçam de copiar no caderno as correções, para uma melhor fixação do conteúdo.
Vamos continuar ? Abaixo três exercícios de fixação sobre a aula anterior.
 E para terminar, façam as atividades 1 e 2 da página 88 do livro didático.
Qualquer dúvida, vocês já sabem, é só me chamar em nosso grupo do WhatsApp!




**************
Pessoal, terminamos nossas atividade do mês de Abril. Para facilitar a utilização do blog, as atividades do mês de Maio estarão na parte superior da página. O que fizemos no mês de Abril, ficará registrado aqui. Um beijo


Um comentário: