Blog criado para a turma do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Saber é Viver. Aqui serão colocadas conteúdos e atividades para os alunos.
Matemática
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção."
Dando continuidade aos nossos estudos sobre educação financeira, assistam ao vídeo abaixo e respondam quais conhecimentos adquiriram até o momento sobre a temática.
Vivemos em uma sociedade em que comprar produtos e
serviços faz parte do cotidiano. Alimentação, habitação, saúde, água, energia elétrica,
vestuário, material escolar, entre outros itens, têm um custo financeiro,
ambiental e social. Quando compramos um lápis, por exemplo, além da quantia que
pagamos por ele, temos de avaliar como e quem o produziu.
Pensando nisso, é importante consumir sem excessos
e adotar algumas medidas simples que, a curto e longo prazo, podem garantir que
as pessoas continuem tendo acesso a esses bens essenciais. Leia algumas dicas
de uma organização sobre como ser um consumidor consciente.
Conheça os 12 princípios do consumo consciente
Consumir com consciência é consumir de forma
diferente, tendo o consumo como um instrumento de bem-estar, e não como um fim
em si mesmo.
1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é
inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre
menos e melhor.
2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade
em suas escolhas de consumo.
3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure
viver com menos.
4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o
que você pode consertar, transformar e reutilizar.
5. Separe seu lixo
Recicle e contribua
para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a
geração de empregos.
6. Use crédito
conscientemente
Pense bem se o que você
vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as
prestações.
7. Conheça e valorize as práticas de
responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto.
Valorize as empresas em função da responsabilidade delas para com os
funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8. Não compre produtos
piratas ou contrabandeados
Compre sempre do
comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e
para combater o crime organizado e a violência.
9. Contribua para a
melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura
ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos
e serviços.
10. Divulgue o consumo
consciente
Seja um militante da
causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e
práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares,
amigos e pessoas mais próximas.
11. Cobre dos políticos
Exija de partidos,
candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a
prática de consumo consciente.
12. Reflita sobre seus
valores
Avalie constantemente
os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
Reflita sobre os itens
a seguir:
a) Você se considera um
consumidor consciente? Justifique sua resposta com exemplos.
b) No consumo
consciente, além do preço dos produtos e serviços que compramos, que outros
aspectos temos de considerar?
c) Comprar por impulsividade, ou seja, sem
planejamento, pode trazer que tipo de consequências Essa é uma pratica de
consumo consciente?
Dando continuidade aos nossos estudos sobre funções. Antes de introduzir os tipos de funções, estou propondo duas sequências didáticas para iniciarmos estes conceitos.
Na aula de hoje estudaremos sobre o conteúdo de função.
Antes de iniciarmos os conceitos de funções, estou propondo uma sequência de tarefas de investigação sobre o conteúdo. Para a aula de hoje, segue duas tarefas.
A função corresponde a uma associação dos elementos de dois conjuntos, ou seja, a função indica como os elementos estão relacionados.
Introduziremos na aula de hoje o conteúdo sobre métodos de contagem. Neste primeiro momento, o princípio fundamental da contagem ou o princípio multiplicativo.
Na aula de hoje introduziremos a
unidade 5, Estatística e Probabilidade, do nosso livro didático. Antes de
estudarmos os conceitos que envolvem tais conteúdos, vamos refletir sobre o
texto abaixo e logo em seguida, responda as seguintes perguntas.
Notícias
falsas
Você leu em algum site ou rede social uma notícia e depois
descobriu que ela era falsa? Publicar por meio da internet esse tipo de notícia
é conhecida pelo termo inglês fake news
(notícias falsas). As fake news,
normalmente, têm como objetivo criar uma polêmica em torno de uma situação ou
pessoa, mas também podem ser utilizadas para espalhar vírus digital ou aplicar
golpes.
O combate à viralização das
notícias falsas tem sido objetivo de diversas instituições, como redes sociais,
plataformas de busca e aplicativos de mensagens instantâneas. Contudo, de
maneira geral, a sociedade usuária desses meios digitais de comunicação também
deve ter a iniciativa de combater as fake
news.
Observem na figura abaixo algumas
medidas que podem ser tomadas e respondam as perguntas a seguir:
Na aula de hoje, estudaremos o uso das relações trigonométricas em polígonos regulares inscritos em uma circunferência como uma aplicação da trigonometria na geometria.
Bem-vindo, Agosto! Que Agosto venha com gosto. Gosto de conquista. Gosto de amor. Gosto de realizações. Ao seu gosto, ao meu gosto, ao nosso gosto. Ao gosto de Deus!
Continuando a nossa revisão para à atividade avaliativa, na aula de hoje revisaremos os conteúdos sobre as relações métricas e as razões trigonométricas no triângulo retângulo.
Bem-vindo, mês de Julho! Que chegue repleto de bênçãos, saúde, amor, esperança, vitórias e paz. Que a nossa rotina seja ser feliz todos os dias assim que acordarmos.
Para resolver alguns problemas com triângulos retângulos, é preciso conhecer as razões trigonométricas dos ângulos agudos desse triângulo. Para facilitar os cálculos, há alguns séculos foi montada uma tabela que fornece os valores aproximados do seno, cosseno e tangente de ângulos de 1° a 89°, na forma de um número decimal.
A palavra Trigonometria é formada por três radicais gregos:
·Tri: três
·Gomos: ângulos
·Metron: medir
Daí seu significado: medida dos triângulos.
Inicialmente, a Trigonometria era
considerada a parte da Matemática que tinha como objetivo o cálculo das medidas
dos elementos de um triângulo (lados e ângulos).
Como a Trigonometria estabelece
relações entre as medidas dos ângulos e dos segmentos de reta, foi
originalmente considerada uma extensão da Geometria.
O
estudo da Trigonometria originou-se há muito tempo, com a finalidade de
resolver problemas práticos relacionados à navegação e à Astronomia, principalmente
entre os gregos e os egípcios.
Até hoje os conceitos
trigonométricos são muito utilizados, em especial por astrônomos e
agrimensores, para medir distâncias muito grandes ou nas atuações em que há
dificuldade de fazer medições, como determinar a largura de um rio, a altura de
uma montanha, etc.
Sabe-se que foi o astrônomo grego
Hiparco de Niceia, considerado o pai da Astronomia, quem empregou pela primeira
vez relações entre lados e ângulos de um triângulos retângulo, por volta de 140
a.C. Por isso ele é considerado o percursor da Trigonometria.
Atualmente, a Trigonometria não
estuda somente triângulos. Ela está presente em muitos outros campos da
Matemática, bem como em outras ciências, como você verá no ensino Médio.
Iremos estudar a
Trigonometria nos triângulos retângulos e suas aplicações.
Na aula de hoje iniciaremos uma unidade que envolve duas subáreas da Matemática em conjuntas, a geometria e a trigonometria. A priori, estudaremos as relações métricas no triângulo retângulo.
1.É
possível dois triângulos serem semelhantes se um deles tem um ângulos de medida
50° e dois lados de comprimento 7 cm, enquanto o outro tem um ângulo que mede
70° e dois lados com comprimento de 9 cm cada um?
2.Verifique
se é possível serem semelhantes dois triângulos isósceles sabendo que um dos
ângulos do primeiro triângulo mede 30° e os lados congruentes medem 4 cm; e um
dos ângulos do segundo triângulo tem 75° e os lados congruentes medem 7 cm.
3. A
professora desenhou um triângulo no quadro.
Em seguida, fez a seguinte pergunta: − “Se eu
ampliar esse triângulo em 3 vezes, como ficarão as medidas de seus lados e de
seus ângulos?”
Alguns alunos responderam:
Fernando: − “Os lados terão 3 cm a mais cada um.
Já os ângulos serão os mesmos.”
Gisele: − “Os lados e ângulos terão suas medidas
multiplicadas por 3.”
Marina: − “A medida dos lados eu multiplico por 3
e a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.”
Roberto: − “A medida da base será a mesma (5 cm),
os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.”
Durante esta semana, iniciaremos nossa revisão para a atividade avaliativa.
Na aula de hoje, começaremos com a revisão sobre potenciação, radiciação e operação com radicais. Qualquer dúvida que tiverem durante os estudos podem me encaminhar uma mensagem para o nosso grupo no WhatsApp.
Lembrando que a entrega final do trabalho é dia 04/06/2020.
Seja muito bem vindo! Que seja um mês de grandes aprendizados e vitórias!
A partir de hoje, as aulas do dia ficaram anexadas na parte superior do blog para que tenham uma facilidade maior na hora que forem estudar. ________________________________________________________________ Aula 29/05/2020
Dando continuidade ao conteúdo sobre semelhança, na aula de hoje iremos estudar sobre semelhança de triângulos.
Vocês já ouviram falar de Tales de Mileto (640 a.C. - 564 a.C.)? O texto a seguir, contém algumas informações a seu respeito.
[...]
Segundo a tradição à geometria demonstrativa começou com Tales de Mileto, um dos "sete sábios" da Antiguidade, durante a primeira metade do sexto século a.C.
Segundo parece, Tales começou sua vida como mercador, tornando-se rico o bastante para dedicar a parte final de sua vida ao estudo e a algumas viagens. Diz-se que ele viveu por algum tempo no Egito, e que despertou admiração ao calcular a altura de uma pirâmide por meio da sombra [...]. De volta, Mileto ganhou reputação, gracas a seu gênio versátil de estadista, conselheiro, engenheiro, homem de negócios, filósofo, matemático e astrônomo. Tales é o primeiro personagem conhecido a quem se associam descobertas matemáticas.
[...]
Fonte: EVES, H. Introdução à história da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004. p. 94-95.
A resolução das atividades "Estudando e Aprendendo" da aula de ontem está disponível no "Gabarito de Matemática" para a correção dos seus exercícios. Segue abaixo, o vídeo da explicação sobre o Teorema de Tales.
As resoluções das atividades propostas na nossa última aula estão disponíveis para correção na seção "Gabarito de Matemática". Não deixem de corrigir os exercícios que vocês fizeram e se tiverem dúvidas só me procurar. Na aula de hoje iremos estudar alguns conceitos essenciais de geometria em que iremos aplicar nos próximos conteúdos a serem trabalhados.
Segue abaixo as orientações do nosso trabalho bimestral.
Na aula de hoje, preparei uma revisão de todo conteúdo estudado referente ao capítulo 6 de equações redutíveis à equação do 2º grau do nosso livro didático.
Lembrando que o gabarito de todas as atividades propostas durante as aulas estão disponibilizadas no "Gabarito de Matemática" não deixem de corrigirem os exercícios.
Aula dia 07/05/2020 Hoje, em especial, abrirei um parêntese em nosso conteúdo para falar um pouquinho sobre o dia de ontem: dia 06/05/2020 - Dia Nacional da Matemática.
A verdadeira história do Dia Nacional da Matemática
O Dia da Matemática no Brasil é comemorado todo dia 6 de Maio, nascimento de Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), o professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, mas que ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.
A iniciativa de instituir o dia da matemática, partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan em 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de MT), André Pereira (historiador e neto de MT), Antonio José Lopes Bigode (educador matemático e autor de livros didáticos), Valdemar Vello (editor, educador e artista) e Atílio Bari (teatrólogo), todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.
A proposta do Dia da Matemática foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso educador Darcy Ribeiro então senador da República. Naquele ano de 1995 o Dia da Matemática já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo em em 2010 pela Câmara Municipal de Salvador, Bahia.
A proposta original de um dia da Matemática foi apresentada pelo educador Darcy Ribeiro, criador da Universidade de Brasília e dos CIEPS, na época senador pelo Estado do Rio de Janeiro. Deve-se a Darcy e não a outros parlamentares a iniciativa de instituir o Dia da Matemática, porém devido a seus problemas de saúde e falecimento precoce em 1997, o projeto parou e depois perambulou entre parlamentares. Por iniciativa da diretoria da SBEM o projeto foi reapresentado na Câmara dos Deputados onde tramitou por quase 10 anos, sendo enfim aprovado por pressão do deputado Chico Alencar e em seguida sancionado pela Presidenta da República no ano em 2013, instituindo o 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.
A data tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado.
Nos últimos anos milhares de escolas brasileiras têm organizado eventos do tipo Semana da Matemática ou feiras e festivais de Matemática em dias próximos ao 6 de maio, com exposições de trabalhos de alunos sobre a presença da matemática no cotidiano e suas aplicações nas várias áreas de conhecimento; apresentações de trabalhos de pesquisa sobre episódios da História da Matemática; temas de Geometria e suas conexões com as Artes, a Arquitetura e a Natureza; atividades de encenação de peças teatrais e exibições de filmes com temáticas matemáticas; festivais de Música com recitais de poesia matemática, exposições de Arte e de fotografias matemáticas; gincanas e olimpíadas de Matemática Recreativa com desafios, quebra-cabeças, jogos lógicos entre outras atividades culturais e criativas.
Em vários países se comemora um dia da matemática, na Espanha, no ano 2000 aproveitando as atividades do Ano Mundial da Matemática declarado pela UNESCO, foi instituído o “Dia Escolar da Matemática” a ser comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol. Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa.
A atividade para a aula de hoje será a criação de meme ou gif representando a Matemática na vida de vocês de acordo com os conteúdos matemáticos. Esta atividade será avaliada quando voltarmos as aulas presenciais.
Como passaram o final de semana? Comeram bastante chocolates?!?
Espero que estejam todas bem .
Na primeira parte da aula de hoje, iremos realizar a correção dos exercícios do livro didático que deixei como atividades na aula anterior do dia 07/04/2020 postadas em "Gabarito de Matemática" aqui no blog.
Vamos aprender o método de completar quadrados.
O método de completar quadrados é utilizado para resolver uma equação do segundo grau, transformando-as em um produto notável. Revejam o conceito de trinômio quadrado perfeito, que já estudamos este ano, na matéria do caderno e no livro didático na página 65.
Praticando...
Resolvam o exercício da página 81 número 11, para colocarem em prática o que aprenderam.
Lembrando que segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de Abril, não teremos aula por conta do feriado de Tiradentes (dia 21). Retornamos nossas aulas de Matemática na quinta-feira, dia 23/04/2020.
Um ótimo final de semana e feriado para todas vocês!
Olá meninas, Hoje iremos finalizar a última sessão do capítulo 5 do nosso livro didático sobre a forma de fatoração do trinômio do 2º grau. Se recordarem, quando trabalhei com vocês sobre as forma de fatoração, esta forma foi trabalhada. Peço que recordem este conteúdo no caderno de vocês e façam a leitura da página 89 e 90 do livro.
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