Matemática


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção." 
Paulo Freire
_________________________________________________________


_________________________________________________________

22/12/2020

Na aula de hoje, estudaremos sobre porcentagem, acréscimo e desconto sobre alguns conhecimentos básicos sobre Educação Financeira.


https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns

_________________________________________________________

18/12/2020

Hoje será nossa atividade avaliativa a ser realizada pela plataforma Plurall.
Desde já desejo a vocês uma ótima prova. 

Entrega final do nosso trabalho é hoje!
_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (17/12/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos

_________________________________________________________

15/12/2020

Dando continuidade aos nossos estudos sobre educação financeira, assistam ao vídeo abaixo e respondam quais conhecimentos adquiriram até o momento sobre a temática.




_________________________________________________________

10/12/2020

Educação Financeira - Consumo consciente

 

Vivemos em uma sociedade em que comprar produtos e serviços faz parte do cotidiano. Alimentação, habitação, saúde, água, energia elétrica, vestuário, material escolar, entre outros itens, têm um custo financeiro, ambiental e social. Quando compramos um lápis, por exemplo, além da quantia que pagamos por ele, temos de avaliar como e quem o produziu.

Pensando nisso, é importante consumir sem excessos e adotar algumas medidas simples que, a curto e longo prazo, podem garantir que as pessoas continuem tendo acesso a esses bens essenciais. Leia algumas dicas de uma organização sobre como ser um consumidor consciente.  

 

Conheça os 12 princípios do consumo consciente

Consumir com consciência é consumir de forma diferente, tendo o consumo como um instrumento de bem-estar, e não como um fim em si mesmo.

 

1. Planeje suas compras

Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

 

2. Avalie os impactos de seu consumo

Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

 

3. Consuma apenas o necessário

Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

 

4. Reutilize produtos e embalagens

Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

 

5. Separe seu lixo

Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

 

6. Use crédito conscientemente

Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

 

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função da responsabilidade delas para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

 

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados

Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

 

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços

Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

 

10. Divulgue o consumo consciente

Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

 

11. Cobre dos políticos

Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.


12. Reflita sobre seus valores

Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

 

Reflita sobre os itens a seguir:

a) Você se considera um consumidor consciente? Justifique sua resposta com exemplos.

b) No consumo consciente, além do preço dos produtos e serviços que compramos, que outros aspectos temos de considerar?

c) Comprar por impulsividade, ou seja, sem planejamento, pode trazer que tipo de consequências Essa é uma pratica de consumo consciente?

 

_________________________________________________________

08/12/2020



_________________________________________________________

04/12/2020



_________________________________________________________

03/12/2020

Continuaremos nossos estudos sobre função quadrática.



ATIVIDADES REVISIONAIS



_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (01/12/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
_________________________________________________________

NOVEMBRO
_________________________________________________________

27/11/2020

Na aula de hoje, estudaremos sobre as inequações do 1° grau.





_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (26/11/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos




_________________________________________________________

24/11/2020

Na aula de hoje, daremos início aos estudos sobre função afim




_________________________________________________________

20/11/2020

Dando continuidade aos nossos estudos sobre funções. Antes de introduzir os tipos de funções, estou propondo duas sequências didáticas para iniciarmos estes conceitos. 



_________________________________________________________

19/11/2020








_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (17/11/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (13/11/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
_________________________________________________________

12/11/2020




_________________________________________________________

10/11/2020

Na aula de hoje estudaremos sobre o conteúdo de função
Antes de iniciarmos os conceitos de funções, estou propondo uma sequência de tarefas de investigação sobre o conteúdo. Para a aula de hoje, segue duas tarefas.

A função corresponde a uma associação dos elementos de dois conjuntos, ou seja, a função indica como os elementos estão relacionados.



_________________________________________________________

06/11/2020



_________________________________________________________

05/11/2020



_________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (03/11/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos

_________________________________________________________
OUTUBRO


________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (29/10/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
________________________________________________________________

27/10/2020

Na aula de hoje estudaremos sobre áreas nos triângulos e quadriláteros notáveis.



________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (23/10/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
________________________________________________________________

22/10/2020

Na aula de hoje estudaremos sobre independência de probabilidades.


 
________________________________________________________________

20/10/2020

Iremos dá continuidade aos nossos estudos sobre probabilidade e na aula de hoje estudaremos sobre probabilidade condicional. 



________________________________________________________________

TRABALHO BIMESTRAL 3° BIMESTRE 


________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula revisional interativa amanhã (13/10/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos
________________________________________________________________

09/10/2020



________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (08/10/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.


ATIVIDADES REVISIONAIS 


________________________________________________________________

06/10/2020


________________________________________________________________

02/10/2020

Introduziremos na aula de hoje o conteúdo sobre métodos de contagem. Neste primeiro momento, o princípio fundamental da contagem ou o princípio multiplicativo. 
 

________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (01/10/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.



________________________________________________________________
 
SETEMBRO

Bem-vindo, Setembro! Que setembro venha com novas esperanças, novas conquistas, trazendo muita paz e amor para nossas vidas.
________________________________________________________________

29/09/2020



________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (25/09/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

24/09/2020



________________________________________________________________

22/09/2020



________________________________________________________________

18/09/2020




________________________________________________________________

17/09/2020

Na aula de hoje introduziremos a unidade 5, Estatística e Probabilidade, do nosso livro didático. Antes de estudarmos os conceitos que envolvem tais conteúdos, vamos refletir sobre o texto abaixo e logo em seguida, responda as seguintes perguntas.

 

Notícias falsas

Você leu em algum site ou rede social uma notícia e depois descobriu que ela era falsa? Publicar por meio da internet esse tipo de notícia é conhecida pelo termo inglês fake news (notícias falsas). As fake news, normalmente, têm como objetivo criar uma polêmica em torno de uma situação ou pessoa, mas também podem ser utilizadas para espalhar vírus digital ou aplicar golpes.

O combate à viralização das notícias falsas tem sido objetivo de diversas instituições, como redes sociais, plataformas de busca e aplicativos de mensagens instantâneas. Contudo, de maneira geral, a sociedade usuária desses meios digitais de comunicação também deve ter a iniciativa de combater as fake news.

Observem na figura abaixo algumas medidas que podem ser tomadas e respondam as perguntas a seguir:

 

IFLA. How To Spot Fake News. Disponível em: www.ifla.org/publications/node/11174. Acesso em: 9 mai. 2019.

·        

  •         De acordo com o texto, por que as notícias falsas costumam ser publicadas?

  •         Você já identificou alguma fake News? Explique como essas notícias falsas podem ser combatidas?

  • ·   Como você imagina que o conhecimento sobre Estatística pode contribuir na identificação de notícias falsas?



________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (15/09/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

11/09/2020

Como havia comentado com vocês na aula de hoje, estes são os exercícios para serem trabalhados na nossa próxima aula.


________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (11/09/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

10/09/2020




________________________________________________________________

08/09/2020

Na aula de hoje, estudaremos o uso das relações trigonométricas em polígonos regulares inscritos em uma circunferência como uma aplicação da trigonometria na geometria.


________________________________________________________________
 
04/09/2020


________________________________________________________________

03/09/2020

Na aula de hoje, daremos continuidade ao conteúdo sobre as relações métricas em um triângulo qualquer abordando a lei dos senos. 



________________________________________________________________

 AGOSTO

Bem-vindo, Agosto! Que Agosto venha com gosto. Gosto de conquista. Gosto de amor. Gosto de realizações. Ao seu gosto, ao meu gosto, ao nosso gosto. Ao gosto de Deus! 
________________________________________________________________

Olá, 
Passando para lembra-los sobre nossa aula interativa amanhã (01/09/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

Aula 28/08/2020

A partir da aula de hoje, iniciaremos os conteúdos referentes ao nosso 3° bimestre. 
Nesta aula estudaremos sobre as relações trigonométricas em um triângulo qualquer. 


________________________________________________________________

27/08/2020

Gostaria de lembra-los que hoje nossa aula será na plataforma Plurall, ás 09:30 horas.
Aguardo vocês!

________________________________________________________________

Aula 06/08/2020

Continuando a nossa revisão para à atividade avaliativa, na aula de hoje revisaremos os conteúdos sobre as relações métricas e as razões trigonométricas no triângulo retângulo.


 

ATIVIDADES REVISIONAIS 


________________________________________________________________

Aula 04/08/2020



Na aula de hoje, revisaremos os conteúdos sobre teorema de Tales e semelhança de triângulos para nossa atividade avaliativa.




________________________________________________________________

 
JULHO


Bem-vindo, mês de Julho! Que chegue repleto de bênçãos, saúde, amor, esperança, vitórias e paz. Que a nossa rotina seja ser feliz todos os dias assim que acordarmos.
________________________________________________________________

Aula 24/07/2020

A tabela das razões trigonométricas
Para resolver alguns problemas com triângulos retângulos, é preciso conhecer as razões trigonométricas dos ângulos agudos desse triângulo. Para facilitar os cálculos, há alguns séculos foi montada uma tabela que fornece os valores aproximados do seno, cosseno e tangente de ângulos de 1° a 89°, na forma de um número decimal.
veja abaixo como é essa tabela.




________________________________________________________________

Aula 23/07/2020




________________________________________________________________

Olá meninas, 
Passando para lembra-las sobre nossa aula interativa amanhã (21/07/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todas vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

Olá meninas, 
Passando para lembra-las sobre nossa aula interativa amanhã (17/07/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todas vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

Aula 16/07/2020

Introdução à Trigonometria

A palavra Trigonometria é formada por três radicais gregos:

·         Tri: três

·         Gomos: ângulos

·         Metron: medir

Daí seu significado: medida dos triângulos.

Inicialmente, a Trigonometria era considerada a parte da Matemática que tinha como objetivo o cálculo das medidas dos elementos de um triângulo (lados e ângulos).

Como a Trigonometria estabelece relações entre as medidas dos ângulos e dos segmentos de reta, foi originalmente considerada uma extensão da Geometria.

  O estudo da Trigonometria originou-se há muito tempo, com a finalidade de resolver problemas práticos relacionados à navegação e à Astronomia, principalmente entre os gregos e os egípcios.

Até hoje os conceitos trigonométricos são muito utilizados, em especial por astrônomos e agrimensores, para medir distâncias muito grandes ou nas atuações em que há dificuldade de fazer medições, como determinar a largura de um rio, a altura de uma montanha, etc.

Sabe-se que foi o astrônomo grego Hiparco de Niceia, considerado o pai da Astronomia, quem empregou pela primeira vez relações entre lados e ângulos de um triângulos retângulo, por volta de 140 a.C. Por isso ele é considerado o percursor da Trigonometria.

Atualmente, a Trigonometria não estuda somente triângulos. Ela está presente em muitos outros campos da Matemática, bem como em outras ciências, como você verá no ensino Médio.

Iremos estudar a Trigonometria nos triângulos retângulos e suas aplicações.


________________________________________________________________

Aula 14/07/2020


________________________________________________________________

Olá meninas, 
Passando para avisar sobre nossa aula interativa amanhã (10/07/2020) às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todas vocês!! Beijos.
________________________________________________________________

Aula 09/07/2020

Olá meninas, 

Na aula de hoje iniciaremos uma unidade que envolve duas subáreas da Matemática em conjuntas, a geometria e a trigonometria. A priori, estudaremos as relações métricas no triângulo retângulo.




________________________________________________________________

Aula 07/07/2020

         ## DESAFIOS

 1. É possível dois triângulos serem semelhantes se um deles tem um ângulos de medida 50° e dois lados de comprimento 7 cm, enquanto o outro tem um ângulo que mede 70° e dois lados com comprimento de 9 cm cada um?

 2. Verifique se é possível serem semelhantes dois triângulos isósceles sabendo que um dos ângulos do primeiro triângulo mede 30° e os lados congruentes medem 4 cm; e um dos ângulos do segundo triângulo tem 75° e os lados congruentes medem 7 cm.

 3. A professora desenhou um triângulo no quadro.

 Em seguida, fez a seguinte pergunta: − “Se eu ampliar esse triângulo em 3 vezes, como ficarão as medidas de seus lados e de seus ângulos?”

Alguns alunos responderam:

Fernando: − “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os ângulos serão os mesmos.”

Gisele: − “Os lados e ângulos terão suas medidas multiplicadas por 3.”

Marina: − “A medida dos lados eu multiplico por 3 e a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.”

Roberto: − “A medida da base será a mesma (5 cm), os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.”

 Qual dos alunos acertou a pergunta da professora?

a) Fernando

b) Gisele

c) Marina

d) Roberto

________________________________________________________________

Olá meninas, 
Passando para avisar sobre nossa aula interativa amanhã às 9:30 pela plataforma Plurall.
Aguardo todas vocês!!

________________________________________________________________

Aula 02/07/2020




________________________________________________________________

 JUNHO
Chegue aquecendo e venha recheado de alegrias, levezas, esperanças e muito amor! 

________________________________________________________________

Aula 30/06/2020


________________________________________________________________

Aula 04/06/2020


Na aula hoje daremos continuidade a nossa revisão.
Separei em dois vídeos, um sobre produtos notáveis e fatoração e no outro, sobre equação do 2° grau e suas equações redutíveis.

Entrega final do nosso trabalho é até hoje!!








Atividades Revisionais


________________________________________________________________

Aula 02/06/2020

Durante esta semana, iniciaremos nossa revisão para a atividade avaliativa.
Na aula de hoje, começaremos com a revisão sobre potenciação, radiciação e operação com radicais. Qualquer dúvida que tiverem durante os estudos podem me encaminhar uma mensagem para o nosso grupo no WhatsApp. 

Lembrando que a entrega final do trabalho é dia 04/06/2020.


________________________________________________________________

 MAIO
Seja muito bem vindo! Que seja um mês de grandes aprendizados e vitórias! 

A partir de hoje, as aulas do dia ficaram anexadas na parte superior do blog para que tenham uma facilidade maior na hora que forem estudar. 

________________________________________________________________

Aula 29/05/2020


Dando continuidade ao conteúdo sobre semelhança, na aula de hoje iremos estudar sobre semelhança de triângulos.



________________________________________________________________

Aula 28/05/2020




________________________________________________________________


Aula dia 26/05/2020


Estudaremos hoje aplicação do teorema de Tales nos triângulos.



________________________________________________________________

Aula dia 22/05/2020


Vocês já ouviram falar de Tales de Mileto (640 a.C. - 564 a.C.)? 
O texto a seguir, contém algumas informações a seu respeito.

[...]
Segundo a tradição à geometria demonstrativa começou com Tales de Mileto, um dos "sete sábios" da Antiguidade, durante a primeira metade do sexto século a.C.
Segundo parece, Tales começou sua vida como mercador, tornando-se rico o bastante para dedicar a parte final de sua vida ao estudo e a algumas viagens. Diz-se que ele viveu por algum tempo no Egito, e que despertou admiração ao calcular a altura de uma pirâmide por meio da sombra [...]. De volta, Mileto ganhou reputação, gracas a seu gênio versátil de estadista, conselheiro, engenheiro, homem de negócios, filósofo, matemático e astrônomo. Tales é o primeiro personagem conhecido a quem se associam descobertas matemáticas.
[...]


Fonte: EVES, H. Introdução à história da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004. p. 94-95.


A resolução das atividades "Estudando e Aprendendo" da aula de ontem está disponível no "Gabarito de Matemática" para a correção dos seus exercícios. 

Segue abaixo, o vídeo da explicação sobre o Teorema de Tales. 



________________________________________________________________

Aula dia 21/05/2020





________________________________________________________________

Aula dia 19/05/2020


Olá meninas, como vocês estão?

As resoluções das atividades propostas na nossa última aula estão disponíveis para correção na seção "Gabarito de Matemática". Não deixem de corrigir os exercícios que vocês fizeram e se tiverem dúvidas só me procurar. 

Na aula de hoje iremos estudar alguns conceitos essenciais de geometria em que iremos aplicar nos próximos conteúdos a serem trabalhados. 



________________________________________________________________

Aula dia 15/05/2020

Bom dia meninas, 

Hoje faremos uma aula de exercícios referente a todo o conteúdo programático referente ao 1º Bimestre. Segue abaixo a lista de atividades. 

________________________________________________________________

Aula dia 14/05/2020


Olá meninas, 

Segue abaixo as orientações do nosso trabalho bimestral.

Na aula de hoje, preparei uma revisão de todo conteúdo estudado referente ao capítulo 6 de equações redutíveis à equação do 2º grau do nosso livro didático. 

Lembrando que o gabarito de todas as atividades propostas durante as aulas estão disponibilizadas no "Gabarito de Matemática" não deixem de corrigirem os exercícios. 






________________________________________________________________

Aula dia 12/05/2020


Hoje iremos estudar sobre sistema de equações que envolvem equações do 1º e 2º grau usando o método de substituição para resolve-los.  



________________________________________________________________

Aula dia 08/05/2020


Na aula de hoje iremos estudar sobre equações irracionais e como resolver estas equações para encontrar as suas possíveis raízes. 



________________________________________________________________

Aula dia 07/05/2020

Hoje, em especial, abrirei um parêntese em nosso conteúdo para falar um pouquinho sobre o dia de ontem: dia 06/05/2020 - Dia Nacional da Matemática.




A verdadeira história do Dia Nacional da Matemática

O Dia da Matemática no Brasil é comemorado todo dia 6 de Maio, nascimento de Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), o professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, mas que ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.  

A iniciativa de instituir o dia da matemática, partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan em 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de MT), André Pereira (historiador e neto de MT), Antonio José Lopes Bigode (educador matemático e autor de livros didáticos), Valdemar Vello (editor, educador e artista) e Atílio Bari (teatrólogo), todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.

A proposta do Dia da Matemática foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso educador Darcy Ribeiro então senador da República. Naquele ano de 1995 o Dia da Matemática já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo em em 2010 pela Câmara Municipal de Salvador, Bahia.

A proposta original de um dia da Matemática foi apresentada pelo educador Darcy Ribeiro, criador da Universidade de Brasília e dos CIEPS, na época senador pelo Estado do Rio de Janeiro. Deve-se a Darcy e não a outros parlamentares a iniciativa de instituir o Dia da Matemática, porém devido a seus problemas de saúde e falecimento precoce em 1997, o projeto parou e depois perambulou entre parlamentares. Por iniciativa da diretoria da SBEM o projeto foi reapresentado na Câmara dos Deputados onde tramitou por quase 10 anos, sendo enfim aprovado por pressão do deputado Chico Alencar e em seguida sancionado pela Presidenta da República no ano em 2013, instituindo o 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.

A data tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado.

Nos últimos anos milhares de escolas brasileiras têm organizado eventos do tipo Semana da Matemática ou feiras e festivais de Matemática em dias próximos ao 6 de maio, com exposições de trabalhos de alunos sobre a presença da matemática no cotidiano e suas aplicações nas várias áreas de conhecimento; apresentações de trabalhos de pesquisa sobre episódios da História da Matemática; temas de Geometria e suas conexões com as Artes, a Arquitetura e a Natureza; atividades de encenação de peças teatrais e exibições de filmes com temáticas matemáticas; festivais de Música com recitais de poesia matemática, exposições de Arte e de fotografias matemáticas; gincanas e olimpíadas de Matemática Recreativa com desafios, quebra-cabeças, jogos lógicos entre outras atividades culturais e criativas.

Em vários países se comemora um dia da matemática, na Espanha, no ano 2000 aproveitando as atividades do Ano Mundial da Matemática declarado pela UNESCO, foi instituído o “Dia Escolar da Matemática” a ser comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol. Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa.

[1] Lei 12.835 de 26 de junho de 2013





  • A atividade para a aula de hoje será a criação de meme ou gif representando a Matemática na vida de vocês de acordo com os conteúdos matemáticos. Esta atividade será avaliada quando voltarmos as aulas presenciais. 


________________________________________________________________

Aula dia 05/05/2020


________________________________________________________________

ABRIL

Olá meninas! 

Como vocês estão? Espero que tanto vocês quanto suas famílias estejam bem. 
A partir de hoje, iremos dar continuidade aos nossos estudos através desta plataforma.
Qualquer dúvida que tiverem no decorrer das aulas e das atividades podem comentar por aqui e pelo nosso grupo no WhatsApp.

Se cuidem e fiquem em casa. 
Bons estudos e estou com saudades de vocês!



__________________________________________________________________

Bom dia meninas, 

Como passaram o final de semana? Comeram bastante chocolates?!? 
Espero que estejam todas bem . 

Na primeira parte da aula de hoje, iremos realizar a correção dos exercícios do livro didático que deixei como atividades na aula anterior do dia 07/04/2020 postadas em "Gabarito de Matemática" aqui no blog.


Vamos aprender o método de completar quadrados. 

O método de completar quadrados é utilizado para resolver uma equação do segundo grau, transformando-as em um produto notável. Revejam o conceito de trinômio quadrado perfeito, que já estudamos este ano, na matéria do caderno e no livro didático na página 65.


Praticando...
Resolvam o exercício da página 81 número 11, para colocarem em prática o que aprenderam. 

BONS ESTUDOS!!



UM APERITIVO PARA A NOSSA PRÓXIMA AULA
A FAMOSA FÓRMULA DE BHASKARA

    __________________________________________________________________

Aula dia 16/04/2020

Bom dia meninas, na aula de hoje aprenderemos como resolver uma equação do 2º grau através da fórmula de Bhaskara. 






_________________________________________________________

Aula do dia 17/04/2020


Lembrando que segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de Abril, não teremos aula por conta do feriado de Tiradentes (dia 21). Retornamos nossas aulas de Matemática na quinta-feira, dia 23/04/2020. 

Um ótimo final de semana e feriado para todas vocês! 

__________________________________________________________________

Aula do dia 23/04/2020

Bom dia, meninas. Como passaram o feriado? Espero que tenham aproveitado estes dias para estudarem também.

  • Disponibilizei no link "Gabarito de Matemática", a correção dos exercícios solicitamos na nossa última aula referente ao dia 17/04/2020. 
  • Vamos dar sequencia aos nossos estudos sobre equação do 2°grau. Na aula de hoje trabalharemos SOMA E PRODUTO DAS RAÍZES.  


_________________________________________________________


Aula do dia 24/04/2020

Olá meninas, 
Hoje iremos finalizar a última sessão do capítulo 5 do nosso livro didático sobre a forma de  fatoração do trinômio do 2º grau. Se recordarem, quando trabalhei com vocês sobre as forma de fatoração, esta forma foi trabalhada. Peço que recordem este conteúdo no caderno de vocês e façam a leitura da página 89 e 90 do livro.  

_________________________________________________________

Aula dia 28/04/2020

_________________________________________________________

Aula dia 30/04/2020

Bom dia meninas, espero que estejam todas bem.

Na aula de hoje daremos início ao capitulo 6 sobre Equações Redutíveis à Equação do 2° grau na página 92 do nosso livro didático. 

Lembrando que a correção dos exercícios propostos durante nossas aulas estão disponíveis na seção "Gabarito de Matemática".






Nenhum comentário:

Postar um comentário