Gabaritos Geografia

GABARITOS DE DEZEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da Tarefa revisional do dia 01/12/2020

Estudando e Aprendendo

1- No mapa abaixo identifique o Sul, Sudeste e Leste da Ásia.

 

2- Assinale  falso (F) ou verdadeiro (V) nas alternativas abaixo, sob o continente asiático.

( F ) É o segundo maior continente do mundo em área.

( V ) É o continente mais populoso do mundo.

( V ) Abriga as maiores altitudes do planeta.

( F ) possui o maior deserto do mundo.

( V ) Mais de 50% da população mundial vivem nesse continente.

 

A sequência CORRETA é:

a) FVVFV      b) FFFFF     c) VFFVV        d) FFVFF

 

 

 

 

3- Sobre os aspectos físicos da Ásia  é CORRETO afirmar que:

a) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

b) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias de montanhas.

c) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euroasiática, não há  terremotos nessa região.

d) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e  europeu.

 

4- Assinale a alternativa em que aparece somente países pertencentes ao Sul da Ásia:

a) Índia, Bangladesh e Sri Lanka

b) Butão, Tailândia e índia

c) Sri Lanka, China e Índia

d) Nepal, Paquistão e Bangladesh

e) Tailândia, Laos e China

5- Relacione  as colunas e preencha a tabela, indicando os tipos de clima e vegetação  encontrada nas Regiões da Ásia:

6- A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;
b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;
c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul;
d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;
e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

7- O Japão apresenta um relevo predominantemente montanhoso, com elevado número de vulcões; pesa ainda em seu território insular um contorno de planícies e terras baixas. Esse quadro físico limitou a agricultura; no entanto, podemos encontrar uma ocupação rural maia densa:

a) nas ilhas meridionais;
b) em toda faixa ocidental do arquipélago;
c) ao norte (na ilha Hokaido);
d) nas vertentes orientais (ilha Honshu);
e) em roda a ilha Shikoku.

8- “Com uma estratégia adequada a um país de desenvolvimento industrial mais recente, passou de importador a exportador de muitas tecnologias aperfeiçoadas, conseguindo deslocar, inclusive, os fornecedores mais tradicionais no mercado mundial”.

Entre as alternativas abaixo. É mais provável que o texto faça referência explícita:

a) ao Canadá;
b) ao Brasil;
c) ao Japão;
d) à Alemanha;
e) ao México.

9- O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política e, como se isso não bastasse, os Estados unidos superaram em número a indústria automobilística do país.

Neste ano, os policiais japoneses passaram a ostentar armas de fogo para a defesa pessoal, resultado de uma violência crescente.

Associe os fatos expostos no texto com o processo de robotização e imigração controlada de mão-de-obra pouco qualificada.

O Japão, como o mundo capitalista de uma maneira geral, vive em crise econômica sem  precedentes. A robotização visa aumentar a produtividade, gerar empregos; no entanto, há necessidade de se importar mão-de-obra, pois há no país uma escassez de mão-de-obra pouco qualificada, que, a preços baixos, só a imigração de indivíduos do mundo periférico pode suprir.

 

10-  Sabe-se que, de todos os países considerados emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão, até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que identifica esse país.

a) Indonésia

b) Brasil

c) Japão

d) Noruega

e) China

 

11- O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997. Este importante centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente

a) à Rússia.

b) à França.

c) ao Japão.

d) aos Estados Unidos.

eà Grã-Bretanha.

 

12- “O governo Trump tomou a estratégia chinesa de transformação industrial "Made in China: 2025" ou, resumidamente, China 2025, como alvo explícito de sua atual guerra comercial contra a República Popular da China. Os principais países industrializados do ocidente, inclusive a Alemanha, estão compreensivelmente alarmados”.

Explique do que se trata o termo  “Made in China 2025”.

Trata-se de um  projeto “Made in China 2025”, anunciado por Pequim em 2015, visando transformar o país, hoje uma espécie de galpão industrial do mundo, em líder tecnológico global, incluindo setores como biotecnologia, robótica, tecnologia aeroespacial e automóveis movidos com energia limpa. A estratégia pretende acabar com a defasagem tecnológica em relação ao Ocidente e levar o país ao domínio em setores industriais fundamentais






GABARITOS DE NOVEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 24/11/2020

Estudando e Aprendendo


Sobre o continente asiático. Responda às questões.

1- No mapa abaixo faça a distinção de cada região do continente asiático. Faça um título e legenda para o mapa.


2- RELACIONE cada uma das REGIÕES ASIÁTICAS e SUAS CARACTERÍSTICAS, enumerando-as: (as páginas 141 e 142 do livro servem de referência)

1- Sudeste Asiático

2- Oriente Médio

3- Leste Asiático

4- Ásia Central

( 4 ) Abrange as ex- repúblicas da União Soviética, a leste do mar Cáspio: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão, e Tadjiquistão essas regiões se tornaram menos desenvolvidas economicamente.

( 2 ) É uma região semiárida e desértica localizada no sudoeste da Ásia, entre o nordeste da África  /sudeste da Europa. Sua fonte de renda é o petróleo.

( 3 ) Região onde se localizam os países mais industrializados e com maior crescimento nas últimas décadas; Japão, China, Hong Kong e Coréia do Sul, além de Taiwan.

( 1 )Região composta pelos países: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Temor- Leste e Vietnã. Passou nos últimos anos por forte crescimento econômico sustentado por atividades agrícolas e industriais, com investimento dos países leste asiáticos. 

3- Assinale a alternativa que completa a afirmativa a seguir: “O Oriente Médio é considerada uma região estrategicamente importante, pois está situada num local onde se controla a saída e entrada do PETRÓLEO, facilitando o escoamento para o transporte e navegação”.      

4-Assinale a alternativa cujo país indicado não pertence ao continente asiático.

a) Seychelles

b) Bahrein

c) Filipinas

d) Iêmen

 

5- Sobre o continente asiático e seus países constituintes, assinale a alternativa falsa.

a) O continente asiático é o maior entre os continentes, ocupando uma área de mais de 43 milhões de km2.

b) No continente asiático, encontra-se o país mais populoso do mundo, a China. Mas, apesar disso, a Ásia não é o continente com maior número de habitantes, mas sim a África.

c) O continente asiático é dividido em seis grandes regiões: Ásia Meridional, Ásia Central, Ásia Oriental, Sudeste asiático, Ásia Ocidental e Região da Comunidade dos Estados Independentes.

d) Japão e Cingapura são os países com os melhores índices de desenvolvimento humano.

6- Relacione as regiões geográficas da Ásia com suas principais características e então assinale a alternativa correta.

(1) Ásia Meridional                  (2) Ásia Central

(3) Ásia Oriental                     (4) Ásia Ocidental

(5) Sudeste asiático                (6) Região da Comunidade dos Estados Independentes

( 3 ) Conhecida como Extremo Oriente, considerada uma das regiões mais populosas, abrangendo território de países, como a China e o Japão.

(  2 ) Região localizada entre o Mar Cáspio, norte do Irã, sul da Sibéria e centro-oeste da China. Abrange os territórios de países, como Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão.

( 1 ) Região situada ao sul do continente asiático, considerada uma das menos desenvolvidas, compreende os territórios de países, como Índia, Maldivas e Paquistão.

(  5 ) Nessa região, mais de 70% da população vive na zona rural. Países, como Malásia, Brunei e Cingapura, fazem parte dessa região.

( 4  ) Região conhecida também como Oriente Médio, é uma das mais conflituosas do mundo e abrange os territórios de países, como Iraque, Irã, Afeganistão e Israel.

(  6 ) Região que abrange as áreas das nações que pertenciam à antiga União Soviética, como Rússia e Moldávia.

a) 2,3,1,5,4,6

b) 3,2,1,5,4,6

c) 3,1,2,5,4,6

d) 2,3,5,1,4,6

7- Sobre os aspectos físicos da Ásia é CORRETO afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euroasiática, não há terremotos nessa região.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

 

 

8- Os Tigres Asiáticos, são países que ocupam:

a) A Ásia Setentrional.

b) O Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

c) O Oriente Médio.

d) A Ásia Central.

e) a Ásia Meridional.

 9- A respeito do Japão, qual a afirmativa errada?

a) A situação do Arquipélago, hoje, é a terceira maior economia do planeta.

b) A existência de relevo montanhoso na maior parte do território limita a existência de agricultura.

c) Seu território faz parte de uma área instável da crosta terrestre, o que explica a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas.

d) Enquanto o sul do arquipélago possui clima subtropical, o Norte está sujeito ao clima temperado com invernos muito rigorosos.

e) A riqueza mineral do território é um dos principais fatores de crescimento industrial japonês.

 

10- A Índia constitui um dos países de maiores níveis de industrialização do Terceiro Mundo. Mas, não é só por isso que a Índia chama atenção. Seus indicadores sociais mostram a extrema pobreza em que vive a maior parcela de sua grande população, que, a propósito, tem como uma de suas principais características:

a) ser majoritariamente islâmica, sendo marcante a influência do xiismo.

b) apresentar tradicional sistema de castas inerentes ao hinduísmo.

c) originar-se de grandes contingentes de mongóis vindos da Ásia Central.

d) ter adotado um único idioma, apesar de sua heterogeneidade étnica.

e) cultivar forte sentimento de unidade nacional, advindo do processo de descolonização.

 

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Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 17/11/2020

Estudando e Aprendendo

 

Depois da leitura do texto complementar  e mapas (dispostos no BLOG) , faça o que se pede. Você precisará dos mapas para responder as questões.

1- Que áreas do território asiático apresentam baixa densidade demográfica? Por quê?

As áreas de deserto, de cordilheiras e de climas polar e frio. São pouco povoadas em virtude das condições naturais adversas.

2- Que regiões da Ásia são mais povoadas?

Extremo Oriente, Ásia Meridional e Sudeste Asiático.

3- Cite dois países em que a população urbana está entre 81% e 100% da população total.

Arábia Saudita, Emirados Árabes unidos, Bahrein, Cingapura, Catar, Líbano, Kuwait, Jordânia, Israel, Japão e Coreia do Sul.

4- Cite dois países em que a população urbana corresponde a até 40% do total.

Índia, Afeganistão, Bangladesh, Butão, Vietnã, Sri Lanka, Paquistão, Nepal.

5- Em qual continente se situa a maior parte das aglomerações urbanas mais populosas do mundo?

Ásia.

6- Liste três aglomerações urbanas asiáticas que possuem mais de 15 milhões de habitantes, indicando o país onde se localiza.

China: Beijing, Xangai, Chongqing/ Índia: Délhi, Mumbai, Calcutá/ Japão: Osaka/ Turquia: Istambul? Paquistão: Karachi

7- Os países citados na resposta anterior são os mais urbanizados do continente? Justifique sua resposta.

Não, apenas o Japão está entre os mais urbanizados.

8- As áreas  representadas nos mapas se relacionam com as áreas reais dos países?

Não, pois o desenho do território de cada país sofreu variações de acordo com o valor da informação representada.

9- Compare o mapa 1 com o mapa 2 (anamorfoses)  e explique por que a área de cada país não é a mesma em cada um  dos mapas.

Porque as informações representadas são diferentes. No mapa 1 foi representada a população absoluta e no mapa 2, o PIB.

10- No mapa 2 (anamorfoses), que continente teve maior número de países “inflados”?

Por que isso ocorreu?

O continente asiático e o europeu, pois cada um apresenta três países entre os maiores PIBs mundiais.

11- Que países asiáticos estavam entre os maiores PIBs do mundo em 2018?

China, Japão e Índia.

12- Dos países listados no quadro, qual apresenta a maior e a menor esperança de vida ao nascer?

Maior: Hong Kong; Menor: Afeganistão.

13- Qual indicador econômico que compõe o IDH não foi apresentado no quadro?

Renda per capita.

14- Com base nos dados apresentados, o que se pode concluir sobre os países asiáticos quanto aos indicadores sociais?

Há uma grande diversidade socioeconômica na Ásia.

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Geografia-  Professora Simone- 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 10/11/2020

Estudando e aprendendo

1- A população da Índia é predominantemente urbana, o que agrava os problemas das cidades mais populosas do país. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.

A afirmação é falsa. Apesar de contar com aglomerados urbanos cada vez mais extensos que apresentam uma série de problemas, a população indiana ainda é predominantemente rural.

2- Explique a importância do Estado indiano e dos investimentos estrangeiros para o crescimento econômico da Índia.

Após a independência da índia, houve um esforço do estado para que ocorresse a substituição das importações, de modo a tornar o país mais autossuficiente. Esse cenário favoreceu o crescimento das indústrias siderúrgica, bélica, automotiva e de máquinas e equipamentos no país. Nas últimas três décadas, o estado indiano incentivou os investimentos estrangeiros, sobretudo nas áreas de indústria de base e geração de energia. Mais recentemente, os investimentos nos setores de alta tecnologia e a chegada de transnacionais na índia também favoreceram a economia do país.

3- Sobre as características econômicas e geopolíticas da Índia, assinale as afirmativas verdadeiras e reescreva as falsas, corrigindo o erro, no caderno.

a) A Índia é uma potência emergente que tem apresentado elevado crescimento econômico nas últimas décadas.

b) Apesar de contar com armas nucleares, a Índia não possui atualmente conflitos em suas fronteiras ou dentro de seu território.

Diversos conflitos ocorrem atualmente em territórios indiano e entre ìndia e países vizinhos, como o Paquistão e a China.

c) O setor de comércio e serviços é o setor mais relevante para o PIB da Índia, mas a agricultura é o setor que mais emprega mão de obra no país.

4- “Gigante asiático, a Índia  se destaca pela economia em ascensão, mas mantém uma parcela considerável da população em situação de miséria. O país está na vanguarda da globalização, mas, nas cidades, a população precisa comprar água ou cavar poços artesianos. O sistema de castas ainda é mantido. Se alguém nasce intocável, será difícil obter as mesmas chances de educação de outros indianos”.

As informações contidas no texto revelam que, no momento um dos componentes do BRICS ( bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul):

a) enfrenta profundas contradições que opõem o progresso tecnológico a históricos desequilíbrios sociais relacionados à estratificação social baseada no preconceito e na exploração.

b) tem seu desenvolvimento científico limitado pela manutenção do sistema de castas que separa drasticamente os habitantes das cidades dos nascidos no campo.

c) apresenta, entre seus problemas sociais, a manutenção da escravidão da mulher, considerada, de acordo com o budismo, impura e incapaz de viver livremente em sociedade.

d) impõe uma política imperialista aos seus vizinhos asiáticos em razão de possuir arsenal atômico em condições de uso imediato.

e) preserva seus laços de dependência frente à Inglaterra, de quem recebe apoio tecnológico e financeiro para assegurar seus programas nucleares.

5- Uma observação atenta do mapa físico da Índia expõe duas características de seu território. São elas: 

a) Ao norte:  encontram-se cadeias de montanhas que fazem uma barreira natural com outros territórios. Relevo de altitude.

b) Ao Sul: Temos um relevo mais rebaixado com planaltos e planícies.


6-Os hindus acreditavam que das partes do corpo de Brahma foram criadas as diferentes castas. Pesquise e identifique na imagem que segue as castas e sua função na sociedade. 


A sociedade indiana era baseada no sistema de castas.

a)Por que a religião hindu valorizava a divisão da sociedade em castas?

Pois segundo o hinduísmo cada casta foi originada de uma parte do corpo de Bhrama, o deus supremo

b)Diferencie a atual sociedade brasileira da sociedade de castas.

A sociedade brasileira é baseada em classes sociais, não é baseada em preceitos religiosos, mas, as desigualdades sociais são igualmente  injustas como na sociedade indiana.

GABARITOS DE OUTUBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da atividade Revisional do dia 06/10/2020

Estudando e Aprendendo


Estude para nossa avaliação no dia 21/10/2020. Não deixe para última hora!

1- A respeito do processo de regionalização do continente americano, analise os itens a seguir:

I – A América Anglo-saxônica foi colonizada majoritariamente pelos povos ingleses.

II – A América Latina corresponde aos países colonizados por portugueses e espanhóis e está localizada exclusivamente na América do Sul.

III – A América Latina compreende os países da América Central e do Sul, incluindo o México, que pertence ao USMCA.

IV – Além de portugueses e espanhóis, pode-se afirmar que holandeses e ingleses também participaram do processo de colonização da América Latina.

São verdadeiras as assertivas:

a) I, III, IV

b) II, III, IV

c) I, II, III

d) I, II, IV

2- Das alternativas abaixo, os países que fazem parte da América Anglo-Saxônica são:

a) Estados Unidos e Canadá
b) Guiana e Guiana francesa
c) Jamaica e ilhas do Caribe
d) Suriname e Venezuela
e) México e Guatemala

 

3- Sobre as características da América Anglo-Saxônica, estão corretas as alternativas:

 

I. O índice de desenvolvimento humano (IDH) da América Anglo-Saxônica está entre os mais altos do mundo.
II. Dentre os dois países da América Anglo-Saxônica, os Estados Unidos é o que possui o maior PIB (produto interno bruto).
III. O principal acordo econômico entre os países Anglo-saxões é o SADC.

a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III

 

4- Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por .........., as tendências separatistas são atuantes no(a) .........., onde .........., de maioria francesa, reivindica uma posição especial.

a) ingleses e franceses - Canadá - Quebec

b) ingleses e franceses - Canadá - Ontário

c) espanhóis e bascos - Espanha - o País Basco

d) ingleses e espanhóis - Espanha - Gibraltar

e) norte-americanos e franceses - Canadá – Quebec

5- O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Oceania no referido mapa.

a) Vermelho

b) Amarelo

c) Preto

d) Verde

e) Azul

6- Discorra sobre as principais características da economia da Oceania, destacando as disparidades econômicas entre os países que a integram.

Os países que integram a Oceania apresentam grandes disparidades socioeconômicas. A Austrália e a Nova Zelândia são nações extremamente desenvolvidas, apresentando elevadas médias nos indicadores socioeconômicos.
A economia da Nova Zelândia baseia-se na produção e exportação de lã. Outros destaques são a produção de carne bovina, leite e derivados.
A Austrália possui um diversificado parque industrial. Os seguimentos mais expressivos são o têxtil, alimentício, siderúrgico e metalúrgico. Outro destaque da economia nacional é seu grande potencial mineral – o país possui jazidas diversificadas.

Já a economia dos países localizados nas ilhas do Oceano Pacífico, baseia-se na agricultura de subsistência, não havendo desenvolvimento industrial. Porém, nas últimas décadas, as belezas naturais dessas regiões têm atraído visitantes de várias partes do planeta, impulsionando o turismo nessas nações.

7- A Oceania apresenta três conjuntos de ilhas, que são divididas em Micronésia, Melanésia e Polinésia. Conforme o texto e seus conhecimentos, aponte as principais características de cada um desses conjuntos de ilhas.

A Oceania é composta por três grandes grupos de ilhas: Micronésia, Melanésia e Polinésia.

Micronésia: consiste num conjunto de pequenas ilhas agrupadas em diversos arquipélagos no oceano Pacífico.

Melanésia: está localizada no extremo oeste do Oceano Pacífico. Compreende as ilhas situadas a nordeste da Austrália e os territórios de Nova Guiné, Vanuatu, Fiji, Ilhas Salomão.

Polinésia: compreende as áreas que se estendem da Nova Zelândia ao Havaí. Essa região é habitada por cerca de 5 milhões de pessoas. As belezas naturais da Polinésia têm impulsionado o turismo nessa porção do oceano Pacífico.

8- A parte asiática da Turquia se localiza especificamente no:

a) Oriente Médio.

b) Golfo Pérsico.

c) Sudeste Asiático.

d) Leste Asiático.

e) Sul da Ásia.

 

9- Por ser uma região constituída quase totalmente por desertos, os climas predominantes no Oriente Médio são:

a) Semiárido e árido.

b) Árido e equatorial.

c) Árido e temperado.

d) tropical e temperado.

e) Tropical e árido.

 

10- A Expressão "Oriente Médio" foi criada pelos europeus, no passado, para designar a região da Península Arábica, que se localiza na:

a) Europa.

b) Ásia.

c) América.

d) África.

e) Oceania.

 

11-O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo. Explique por quê ?

 

Essa região, também chamada de barril de pólvora, é um local de tantas disputas geopolíticas, por causa  das suas riquezas e a facilidade de comercialização com diferentes continentes.

O petróleo que é uma das principais riquezas do mundo, é um grande fator de importância nesse ponto e faz com que diversos países do mundo queiram dominar essas terras, e com isso o povo acaba sofrendo as consequências dessa disputa.



Gabaritos de setembro

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Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da  tarefa do dia 29/09/2020

Estudando e Aprendendo

1) leia o texto grifando e anotando o que sabe do assunto.   (Pessoal)

2) Faça uma lista contendo ”conhecimentos”  presentes no texto que você já conhecia. Busque no dicionário e na Internet o  significado de expressões ou conhecimentos que, ainda, não sabe. Em seguida, elabore um glossário. (Corrigido na Plataforma)

3) Procure charges e tirinhas que representem o texto acima.(Corrigido na Plataforma)


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Geografia – Professora Simone – 9° ano

Tarefa do dia 22/09/2020

Estudando e Aprendendo

 

1- Faça o texto e ação da página  126.

1-a) O extremo norte da Austrália é uma região tropical úmida e apresenta índices pluviométricos consideráveis por causa dos ventos de monções que, carregados de umidade, provocam chuvas abundantes. As frequentes tempestades impediram que o extremo norte da Austrália se tornasse uma verdadeira região agrícola. As estações são bem definidas: a úmida e a seca.

b) A costa sudeste é uma região de clima ameno e relevo plano, em que dificilmente a temperatura é inferior a 0° C e onde os solos são férteis. Essas condições favorecem a concentração populacional.

2-a) O Reino Unido hoje não é um parceiro comercial tão importante como foi no passado para esses dois países da Oceania, pois ocupa asa últimas posições entre seus parceiros comerciais.

b) O principal parceiro é a China. A Austrália é o 2° parceiro comercial mais importante da Nova Zelândia. Ambos países mantem boas relações comerciais com Estados Unidos.

3-a) a cor laranja indica áreas mais povoadas da Austrália, as aglomerações urbanas de Brisbane, Sydney, Melbourne, Adelaide e Perth.

b) As cores mais escuras indicam maior concentração demográfica e as cores mais claras indicam áreas pouco povoadas. Há um vazio demográfico no centro do país.

c) O hachurado vermelho indica  as reservas de população aborígene. Elas localizam-se nas partes central e norte do território australiano.

2- Geolink da página 128.

1- É importante para preservar o local, bem como reconhecer seu valor histórico, social e cultural para os povos aborígenes, assim como para toda a sociedade.

2- (Pessoal) Lembre-se da valorização e respeito às diferenças.

3- Texto e ação da página 134.

1- ( Pessoal) Observe que a Nova Zelândia foi um dos primeiros Estados de Bem-Estar Social do mundo, isto é, um Estado que garanta uma série de benefícios para a população. Recentemente, embora tenha promovido uma promovido uma abertura de mercado visando ampliar suas exportações, o país tem se mostrado firme na manutenção do estado de Bem-Estar Social e por isso não praticou grandes aumentos no orçamento militar, restringindo seus gastos de defesa a 1% do PIB.

2-Desde a década de 1970, as autoridades neozelandesas fizeram da não proliferação de armas nucleares um princípio norteador de sua política. O país   se opôs terminantemente à realização de testes nucleares no Pacífico Sul, bem como à presença de navios de guerra equipados com armas nucleares em seus portos ou em trânsito nas suas águas, adotando uma posição bem mais firma que a da Austrália.

 4- Conexões com Ciências página 135.

1-Conclui-se que na vasta área onde há desertos e arbustos xerófitos, o clima é árido; onde há florestas mediterrâneas, os bosques e arbustos, o clima é temperado mediterrâneo; nas poucas áreas com vegetação de montanhas, o clima é mais frio; nas áreas  com matas temperadas de folhas largas e florestas mistas, o clima é temperado; nas  de vegetação temperada de gramíneas, savanas e arbustos, o clima também é temperado, mas provavelmente menos úmido que o anterior, nas vegetação tropical e subtropical de gramíneas, savanas e arbustos, o clima é tropical e subtropical, assim como as florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas.

2- É o bioma de vegetação de montanha, que fica num trecho a sudeste do território australiano.

3- Pode-se dizer que apenas ao norte, onde o território do país encontra-se na zona tropical, as vegetações tropicais e subtropicais assemelham-se a vegetações que ocorrem no Brasil.

5- Lendo a imagem da página 137.

a) Representam vários elementos da cultura dos indígenas australianos: mãos de pessoas para perpetuar seus espíritos, onde encontrar comida, como era o clima, etc.

b) (Pessoal)  Observe que é importante preservar heranças culturais do passado por vários motivos, exemplo: é um patrimônio da humanidade; é um documento sobre a memória do passado, etc.

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Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 08/09/2020

Estudando e Aprendendo

1- Leia o texto complementar com muita atenção, grifando as partes que delimitam o espaço geográfico, demonstrando a importância estratégica da localização.( Pessoal)

2- No mapa abaixo procure demonstrar as informações do texto. Para isso você deverá fazer uma legenda explicativa. 

3- Mapa a ser trabalhado.   (Correção básica, sendo que seu mapa poderá conter mais informações)

 Título: Países vizinhos à Oceania  (Pode ser outro título- pessoal)

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Gabaritos de Julho


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Geografia – professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 21/07/2020

Estudando e aprendendo

 

1- Observe a imagem e escreva o que sabe sobre o assunto. A que está imagem remete? Resposta pessoal.

Aproveite e faça o “conexões com arte” da página 97.

a) Matrioska significa “mãe” e simboliza uma família grande e unida. Ela aporta a ideia de maternidade, fertilidade, riqueza e vida eterna, e é um símbolo da terra russa.

b) Há várias crenças sobre as matrioskas. Por exemplo, a ideia de que, colocando dentro dela um papel com um desejo, ele se realizará (e, quanto mais tempo o artesão dedicou na criação da boneca, mais rápido esse desejo se tornará realidade). Também existe a crença de que a matrioska leva para a casa de quem a possui amor e esperança.

2- Quando leu os textos complementares, o que você lembrou de tudo o que já estudamos até agora? Responda com imagens. Faça uma correspondência das imagens escolhidas com os conhecimentos adquiridos. Essa atividade deve ser feita em seu computador, tablet ou celular. Resposta Pessoal

3- Faça as atividades da página 98.

a)uma proposta é a União econômica da Eurásia, numa ofensiva de refrear  os líderes da Ásia central.

b) Cazaquistão, Tadjiquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

c) Turquia e, principalmente, a China.

d) quanto maior a economia de um país, mais recurso ele terá para investir em parcerias com outros países, como é o caso da Turquia e da China e dos países da Ásia central.

4- faça o Geolink da página 105.

1) A elevada concentração na distribuição social da renda, com apenas 110 pessoas concentrando 30% da riqueza familiar de todo o país, além dos sérios problemas ambientais causados pelos combustíveis fósseis.

2) É porque esse tipo de matriz energética é “suja” ou altamente poluidora.

3)O aquecimento global está derretendo o permafrost no transcorrer deste século, e com isso cerca de dois terços do gigantesco território da Rússia, na sua parte norte, pode se tornar um pântano, destruindo a infraestrutura e devastando meios de subsistência.

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Geografia – professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 14/07/2020

Estudando e aprendendo

 

1- Sua tarefa é fazer um texto explicativo, de acordo com tudo que leu, fazendo menção das imagens. O seu texto deve ser enviado via WhatsApp, no privado.

Texto pessoal – enviar para professora – Contará como Desafio = 2 estrelas.

 

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Geografia – Professora Simone – 9° ano

Gabarito da tarefa do dia 07/07/2020

Estudando e aprendendo

 

1- Leia o capítulo 3- Europa: aspectos regionais  e faça as tarefas do capítulo.

2- Texto e ação da página 57.

Em ambas partes da Europa existe um bom padrão de vida, com elevada expectativa de vida e escolaridade; o lado ocidental, em geral, possui maiores rendas per capita que o lado oriental, além de um padrão de vida em média mais elevado.

3- Texto e ação da página 67.

1)A resposta a primeira pergunta é sim. Porque é possível afirmar que as fronteiras dos países não são definitivas e que esses dois mapas políticos do mesmo espaço, mas retratando épocas diferentes.

2) Sim. Esses países do Leste Europeu antes de serem estados independentes eram periferias pertencentes a outros Estados ( Império Austro-Húngaro, Alemanha ou Rússia).

4- Geolink da página 69.


2)Os movimentos migratórios estão crescendo em direção à Europa, pois os países vizinhos (africanos e asiáticos) têm estruturas econômicas e sociais deficientes, além de guerras civis que duram anos. A Europa apresenta-se ao mundo como um lugar de melhores garantias econômicas e sociais, por isso atrai os imigrantes. Mas esse problema não é apenas europeu, vivenciamos atualmente a américa do Sul um intenso fluxo de venezuelanos procurando outros países para viver.

5- Conexões com História e Arte página 75.

a) A Europa de 1914 era palco de disputas e guerras entre os estados, ao passo que, cem anos depois, em 2014, é uma Europa unida e onde a integração substitui as antigas rivalidades.

b) Esse elemento- ou instituição – foi a União Europeia, cujo símbolo está  representado nas duas imagens.

c) Pessoal.

6- + ação das páginas 76 e 77.

a) França, Alemanha e Itália.

b) a reação da população é voltada principalmente contra o abuso de alguns turistas, que jogam lixo nas ruas e praias, fazem muito barulho, etc.

c) a atividade turística tem seus aspectos positivos ( a renda gerada pelo turismo, o contato com culturas diferentes, o entendimento entre os povos, etc.) e negativos

 ( destruição de paisagens para criar infraestrutura para o turismo, incômodo para os moradores locais pelo barulho, elevação dos preços em razão do excesso de turistas, etc.)

7- Complete o quadro abaixo:



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Geografia – Professora Simone – 9° ano
Estudando e Aprendendo
Olá queridos alunos!
Estou disponibilizando os gabaritos para que façam as correções com atenção. Observem se suas respostas estão dentro do que foi disposto no gabarito. As questões pessoais, corrigirei assim que estivermos juntos.
Lembre-se de deixar todas as atividades em dia por causa dos “vistos”.

OBSERVE AS DATAS DE CADA ATIVIDADE.
Até breve!

Agradeço o capricho e o empenho de cada um de vocês.



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Geografia- Professora Simone – 9° ano
Gabarito de atividades do dia 24/03/2020
Estudando e Aprendendo


1- Observe as charges e faça o que pede:

Charges
a) Partindo do que aprendeu sobre a globalização, faça um texto explicativo sobre suas vantagens e desvantagens. Você pode utilizar seu livro e o texto complementar de Anthony Giddens.( Utilize as charges para complementação do seu texto).
Resposta pessoal –
b) Anote aqui o conceito de globalização para Giddens.
Conceito de Anthony Giddens – A globalização pode ser definida como uma intensificação de relações sociais mundiais que ligam localidades distantes de forma  que acontecimentos que se desenrolaram localmente são influenciados por eventos ocorridos a muitos quilômetros de distância , e vice-versa.

2- Diante das charges abaixo, faça uma analise de cada uma. Sintetize o que cada uma te chama a atenção e, em que o mundo globalizado acentua estas desigualdades. Faça um pequeno texto para cada charge, em seu caderno.
Charges
Resposta pessoal
Espera-se que a conclusão sobre as charges  envolva  a desiguladade, entre os diversos países,  propagada pelo mundo globalizado.

Resposta pessoal
A globalização prega um mundo como grande “aldeia global” mas a realidade e diferenças neste mundo global são enormes.

3- Façam as atividades das páginas 33, 34 e 35.
Página 33- Gabarito

Conexões com História-
a) Os gastos militares diminuíram até meados de 2007, aumentando novamente. 
Devemos notar que de 1989 até por volta de 2007, o mundo era unipolar, tendo os EUA como grande potência mundial.
b) Em 2013, esses gastos estavam na faixa de 1,6 trilhão de dólares por ano. Dessa forma, salvo durante um curto período, não houve redução dos gastos militares após o fim da Guerra Fria.
c) Estados Unidos e China apresentam os maiores gastos militares, isso decorre do fato de que são dois grandes centros mundiais de poder, e que os Estados Unidos permanecem como superpotência militar.
d) Ainda há enormes gastos com inovação, produção e exportação de armamentos, mas agora o foco é para armas mais sofisticadas e com maior precisão.

Página 34-
 + Ação
1) a- A primeira fase se prolongou até 2001, foi marcada pela preponderância dos Estados unidos. A segunda, que se estende de 2001 aos dias atuais, é marcada por uma multipolaridade, com liderança dos Estados Unidos, China e União Europeia.
b- Apresenta algumas evidências, a primeira, os Estados Unidos continuam sendo a potência dominante do mundo em todas as dimensões. Em segundo, a Europa está retomando à sua condição normal de múltiplos estados-nação competidores. Em terceiro lugar, a Rússia está ressurgindo. Em quarto, a China está sendo absorvida na tentativa de administrar suas novas realidades econômicas. Em quinto, uma série de novos países surgiram para suplementar a China como o epicentro mundial de baixos salários e alto crescimento.

2) a- O Ican recebeu o Prêmio Nobel por defender o desarmamento e fazer uma Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, a atuação do Icam foi fundamental para a adoção, em julho de 2017, do tratado sobre a Proibição das Armas nucleares.
b- A defesa do desarmamento é principal foco do Tratado. O Ican conscientizou pessoas e instituições sobre as consequências catastróficas do uso das armas nucleares para a humanidade.

Página 35-
Lendo a imagem-
1- Resposta pessoal- Espera-se que entendam que está Guerra (Guerra Fria) foi no âmbito ideológico e não armamentista, onde a Ordem bipolar imperava.
2- Resposta pessoal – A charge retrata uma ironia que indica que por mais que a Guerra Fria não fosse uma guerra bélica, diplomática, o poderio militar continua pautando as relações internacionais.
3-  a) Sátira que  consiste na comparação de um ataque nuclear a um jogo, enfatizando a ideia de que com o apertar de um botão se pode aniquilar o inimigo.
b) Entre os Estados Unidos e a antiga União soviética.


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Geografia- Professora Simone – 7° ano
Gabarito de atividades do dia 07/04/2020
Estudando e Aprendendo

1- a) a globalização não é homogênea ela não atua da mesma forma em todos os lugares do globo.
b) Apesar da visão econômica ser um dos pontos focais da globalização, não é só isso. Vai além, precisa de romper obstáculos técnicos, da distância e do tempo.
c) Os transportes e a comunicação foram responsáveis para o alcance dos níveis atuais de globalização.

2-a) Mangá é um estilo de quadrinho oriental. Suas origens nos levam à China, mas foi Japão que os quadrinhos realmente ganharam força, principalmente depois de 1967 com a criação de A Princesa e o Cavaleiro, do mestre Osamu Tezuka.
Anime, animê ou animé, se refere a animação que é produzida por estúdios do Japão. A palavra é a pronúncia abreviada de "animação" em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação. Para os ocidentais a palavra se refere as animações oriundas do Japão. 
b) Foram os animés que deram grande difusão ao conhecimento dos mangás, cujas séries penetraram primeiramente pela TV e mais tarde pelo cinema. Foi também a época que as editoras japonesas e os estúdios de cinema e animação começam a fazer contratos em grande escala com vários países ocidentais.
c) Os personagens, o enredo e o próprio estilo de desenho, mas a internet foi um fator decisivo e crucial que definiu a geração de jovens destes últimos anos e os faz sentirem conectados com esta poderosa mídia.
d)A ampliação da estética japonesa e suas nuances infiltradas no mundo global.
e) Através do consumo da cultura pop japonesa e sua disseminação através do globo.
f) Resposta pessoal.

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Geografia- Professora Simone – 7° ano
Gabarito de atividades do dia 28/04/2020
Estudando e Aprendendo
1- Responda as questões sobre o capítulo e os textos complementares do dia 22/04.
a) Por que a ONU precisou lançar um programa protetivo para ambientalistas?
Para defendê-los de ameaças, intimidações, assassinatos e, garantir seus direitos de defesa do meio ambiente.
b) De acordo com o texto existem organizações que defendem os Direitos Humanos. Pesquise e cite pelo menos 5 organizações.
Greenpeace, WWF, Sikana, White, SOS Amazônia, Akatu entre outras.
c) Porque é raro ouvir notícias sobre mortes de ambientalistas, você tem uma ideia sobre o assunto?
Resposta pessoal.
d) O aquecimento global é um dos grandes problemas ambientais no mundo. Que outros problemas você pode apontar?
Secas mais fortes, aumento de temperatura, níveis mais altos de dióxido de carbono na atmosfera, alteração da vegetação entre outros.
e) Em sua opinião, que atitudes cada pessoa pode tomar, individualmente, em defesa da preservação do meio ambiente?
Resposta pessoal.
2- Sobre o texto: Consumismo e seus impactos no Meio ambiente, responda:
a) A autora do texto se refere a uma pandemia. Que pandemia é essa?
Você concorda? (pessoal)
A pandemia que ela fala é do consumismo. O termo pandemia significa enfermidade epidêmica amplamente disseminada.
b) Ela alega que consumimos mais do que o planeta consegue se regenerar. Que provas temos destes fatos?
A população mundial consome 30% a mais do que a natureza consegue repor, extraímos 60 bilhões de toneladas de recursos naturais do a 30 anos atrás.
c) Os mais ricos poluem mais que os pobres. Por quê?
O consumo desigual, onde quem mais tem dinheiro compra mais e polui mais. 7% dos mais ricos são responsáveis por 50% da emissão de gás carbônico.
d) Steve Cutts, cartunista, satiriza esse mundo do consumo exagerado em suas obras, que refletem uma sociedade insatisfeita a procura de felicidade. Explique com suas palavras, através de um texto, o que a autora e o cartunista questionam.
Resposta pessoal.
e) O que achou das obras de Steve Cutts? E suas animações? O que tem a ver com geografia?
Resposta pessoal.


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Geografia- Professora Simone- 9° ano
Gabarito da tarefa do dia 08/05/2020
Estudando e Aprendendo


Texto e ação da página 259-
1- As sociedades usam os recursos de forma predatória ou abusiva quando esse uso não garante a sustentabilidade, isto é, compromete o futuro das novas gerações.
2- Várias causas tais como: mentalidade consumista típica da sociedade moderna, o rápido e exponencial crescimento da população mundial após a Revolução Industrial e a urbanização que a acompanhou, o aumento na produtividade nas fábricas e no campo, o que produziu um aumento no consumo per capita e enorme pressão sobre os recursos naturais, etc. 

Geolink da página 260 –
a) São os consumidores domésticos porque são os consumidores finais dos produtos feitos pelas fábricas ou pela agropecuária.
b) Resposta pessoal.  Cabe ressaltar mudanças de comportamento e uma maior consciência ambiental.
c) Resposta pessoal.  Cabe esclarecer que a frase é verdadeira e importante. Apesar da intensa propaganda, produzida pelas empresas com vistas a ampliar o consumo, as pessoas devem se conscientizar que precisam mudar seus hábitos para diminuir suas pegadas ecológicas. 

Conexões com Ciências página 275 –
a) A primeira foto – urso-polar – condições de desnutrição causada pela degradação de seu habitat. Na segunda imagem – tartaruga – é possível o animal preso em rede de pesca, reflexo da pesca desenfreada ou da poluição dos mares e oceanos.
b) O modelo de desenvolvimento econômico mais comum tem como reflexo a predação do meio ambiente; logo, com o aumento da emissão de gases do efeito estufa e com a poluição dos mares, teremos os problemas visualizados.
c)  É de suma importância a proteção do habitat de animais para o equilíbrio ambiental.
d) Resposta pessoal.

+ ação da página 276 –
1- Cidades sustentáveis, reciclagem de lixo, sustentabilidade social, etc.
2- a) MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
b) Surgiu com o protocolo de Kyoto e estimula acordos entre países do norte geoeconômicos com os do sul. As empresas dos países do norte implantam em algum país do sul uma atividade econômica transferindo assim a poluição. Isso permite aos países do sul subdesenvolvido vender tal redução a outros países ou empresas que precisam “fechar a sua conta” na emissão de gases nocivos.
3- a) São de países desenvolvidos da Europa. A União Europeia tem regras rígidas para proteção do meio ambiente e os países europeus ocidentais, que foram pioneiros na degradação ambiental com a Revolução Industrial, graças aos seus sistemas democráticos, também são pioneiros em medidas para combater essa degradação.
b) O Brasil melhorou um pouco de posição em relação aos rankings anteriores devido à queda dos desmatamentos.
c) Saneamento básico são as atividades ligadas ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.
4- resposta pessoal.  Há relação na medida em que se trata do problema do lixo e dos gases tóxicos emitidos por atividades humanas.

Lendo a imagem da página 277-
1- a) Gás carbônico, que é lançado principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pela queima de florestas.
b) A quantidade de gás carbônico lançado no ar vem aumentando a cada dia. Desde 1950 vem aumentando devido à crescente industrialização, que se espalhou pelo mundo, e ao maior uso de veículos automotivos, além das queimadas nas florestas tropicais.
c) O metano é mais nocivo que o gás carbônico porque captura maior quantidade de radiação solar e, dessa forma, contribui mais para o efeito estufa.
2- Os três Rs são reduza, recicle e reutilize.


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Geografia- Professora Simone- 9° ano
Gabarito da tarefa do dia 12/05/2020
Estudando e Aprendendo


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Geografia – Professora Simone – 9° ano
Tarefa do dia 19/05/2020
Estudando e aprendendo
Texto e ação da página 45-
1- Após vários séculos de supremacia no mundo, nenhum país europeu tinha mais condição de competir sozinho com as grandes potências mundiais, daí a unificação como forma de integrar economias, populações, poderio militar, etc. também foi uma forma de procurara encerrar os séculos de intensas rivalidades e guerras entre os países europeus.
2- a) A CEE – Comunidade Econômica Europeia – mais conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE), foi criada com o intuito de garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre os países-membros, ou seja, sua finalidade era eliminar todos os obstáculos, alfandegários ou não, que impediam o livre-comércio.
b) Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália assinaram o tratado de Roma, dando origem à Comunidade econômica Europeia (CEE).
3- A criação da Comunidade Europeia do Carvão e Aço, em 1952, a União Econômica do Benelux, em 1955,  o Mercado Comum Europeu, em 1958, o Tratado de Maastricht, em 1992, e a expansão ou alargamento da UE, nos anos 1990 e nesse século, chegando a um total de 28 países a partir de 2014.
Texto e ação da página 46-
1- A Zona do Euro é o conjunto de países que adotaram o euro, a moeda unificada da UE, e que não existe essa identificação total porque alguns países da UE não pertencem à Zona do Euro, assim como países que não são membros e adotaram o euro.
2- Elas entraram em circulação em 2002.
3- a) Suécia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Croácia, Romênia e Bulgária.
b) Reino Unido e Dinamarca.
4- Resposta Pessoal.
5- Os motivos dessa variação cambial entre moedas nacionais são vários- maior crescimento de uma economia em comparação com outras, taxas de inflação, quantidade de moeda que o país imprime, estabilidade política, atitude das autoridades monetárias nacionais em relação à variação cambial ( se existe um câmbio fixo ou flexível), etc. -, mas dependem, antes de tudo, do grau de confiança das empresas e governos em cada moeda nacional.
O euro no dia 30/05/2020, estava cotado em R$5,92.
Geolink da página 50-
1- Propõem soluções milagrosas como um nacionalismo exacerbado, “governos musculosos”, empregos subsidiados e fronteiras fechadas ao comércio e aos refugiados. O autor do texto considera que essas “soluções” são simplórias, pois não vão resolver os problemas sociais e econômicos e constituem um perigo para a construção de uma Europa unificada e democrata.
2- Em resumo, o autor considera que a terceira revolução industrial acarreta mudanças profundas e os partidos no poder não sabem como agir em relação a elas, daí a decepção dos eleitores e o avanço dos partidos extremistas que têm propostas totalitárias.
3- Barrar a globalização e principalmente os movimentos migratórios internacionais, ou a entrada de refugiados, é algo que contraria frontalmente os direitos humanos, que são a base da democracia e princípios da união Europeia.
4- Resposta Pessoal.
5- Resposta Pessoal.
+ação da página 52-
1- a) O rio Tejo nasce nos montes ibéricos, na Espanha, onde as altitudes variam de 1000 a 2000 metros.
b) O rio Tejo corre para oeste e as altitudes que atravessa vão declinando: de 1000 a 2000 m na nascente e 400 a 1000 m na sua parte intermediária até atingir áreas com menos de 400 m e até menos de 200m na sua parte final, onde ele deságua no oceano Atlântico na altitude de 0 metro.
c) Cabe ressaltar de uma forma geral, que os rios europeus nascem em  montanhas e correm para as planícies, desaguando em mares.
2- a) Alemanha.
b) Luxemburgo.
c) Não é só o tamanho da economia que determina a renda per capita do país, mas também o tamanho de sua população.
d) Não, os países com maior extensão territorial, em geral, não são os com maiores economias.
3- a) Grande parte da população africana subsaariana depende da agricultura de subsistência para sobreviver. Catástrofes como secas prolongadas ou inundações impedem ou dificultam imensamente a sobrevivência das pessoas, impelindo-as a migrar à procura de melhores condições de vida.
b) Para que as pessoas não precisem usar o serviço de contrabandistas ou traficantes e entrar ilegalmente nos países.
c) Pesquisa – Não precisa ser feita.
Lendo a imagem da página 53-
a) Mesmo apresentando oscilações, o gráfico demonstra que a população italiana tende a decrescer.
b) O crescimento negativo é o mesmo que dizer que a população diminuiu em número.
2- a) O nível de destruição que acometeu o continente europeu na Segunda Guerra Mundial. Na segunda foto, observamos a reconstrução da Europa pós guerra.
b) O Plano Marshall disponibilizou à Europa uma quantidade significativa de capitais para poder promover a mudança vista na comparação das duas imagens.
c) A adesão de vários países em programas  de ajuda mútua em caso de eventual ataque, a criação do euro e a União Europeia, entre outras iniciativas que visam estreitar os laços em diversos aspectos.

Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 9° ano
Gabarito da tarefa do dia: 26/05/2020
Estudando e Aprendendo

1-Analise as alternativas sobre os aspectos físicos da Europa e marque (E) para as alternativas erradas e (C) para as corretas.

a) Correto
b) Errado
c) Correto
d) Correto
e) Errado

2-Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa marque e corrija a alternativa falsa, reescrevendo-a.

a) Verdadeiro
b) Verdadeiro
c) Falso

Com população total de 749 milhões de habitantes, a Europa possui contingente populacional inferior aos continentes africano (1 bilhão de habitantes), americano (925,2 milhões) e asiático (4,1 bilhões).

d) Verdadeiro

3- d) União Europeia

4-  Europa do Norte ou Nórdica
Europa do Sul ou Mediterrânea
Europa Ocidental ou Central
Europa Oriental ou do Leste


5 b) Temperado 

6- Planícies, planaltos e montanhas.

7- Resposta Pessoal.

8- Resposta Pessoal.




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